quant
Fique ligado
desfolhada-muro-158 desfolhada-muro-158

Ano 2012

Gerações unidas para preservar tradição

Publicado

em

desfolhada-muro-158

Desfolhada no Muro voltou a encher o Largo da Serra de pessoas de três gerações. Para os que já palmilharam as agruras e as venturas de uma vida longa, a desfolhada traz a nostalgia.

Para os que agora começam a descobrir os caminhos da existência, este exercício é mais um descobrimento. “O que é isto?”, perguntam enquanto pegam numa espiga. É sabido que “primeiro estranha-se, depois entranha-se”, por isso, após uma breve explicação, os netos juntam-se aos avós na tarefa de separar a maçaroca (espiga) da planta. Com esse ritual, lá se esfuma a convicção de que o milho não nasce na máquina das pipocas.

No largo da Serra, na freguesia do Muro, no sábado à noite, cumpriu-se a tradição pelo sétimo ano consecutivo. A Junta de Freguesia fez a vontade à população, que “já está a contar” com esta iniciativa. “As pessoas começam a perguntar qual é o dia da desfolhada, porque já estão a contar. Este ano fizemos um pouco tarde, tivemos que adiar devido à Festa Medieval, porque costuma ser na primeira semana de setembro”, explicou o autarca Carlos Martins.

Leia a reportagem completa na edição desta semana d’ O Notícias da Trofa, disponível num  quiosque perto de si ou por PDF.

 {fcomment}

Publicidade
Continuar a ler...
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Ano 2012

Verbas da Câmara para as obras da Junta tema da Assembleia

Publicado

em

Por

Na sessão ordinária de dezembro da Assembleia de Freguesia de S. Romão foram aprovados o Plano de Atividades e Orçamento para 2013.
Informação sobre a reunião do executivo e membros da Assembleia de Freguesia com Joana Lima sobre as “transferências deliberadas em maio de 2009 e destinadas à remodelação da Casa Quinta de S. Romão” provocou divergências.

(mais…)

Continuar a ler...

Ano 2012

Assembleia de S. Mamede – Documentos previsionais aprovados com abstenção do PSD

Publicado

em

Por

Na sessão ordinária da Assembleia de Freguesia de S. Mamede do Coronado foram aprovadas, com a abstenção do PSD, as propostas para o Plano de Atividades, PPI, Orçamento e Mapa de Pessoal para 2013.

O Plano de Atividades, o Plano Plurianual de Investimentos (PPI), Orçamento e Mapa de Pessoal para 2013 estiveram em discussão na última Assembleia de Freguesia de S. Mamede do Coronado, que decorreu na quinta-feira, dia 20 de dezembro.

(mais…)

Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também