quant
Fique ligado

Ano 2010

Festival Paredes de Coura 1º Dia Foto-Reportagem

Avatar

Publicado

em

Foto: Miguel Pereira

Foto: Miguel Pereira

O primeiro dia do Paredes de Coura 2010 teve um momento especial. Fernando Nobre, Presidente da AMI, foi á praia do Tabuão a título da iniciativa ” Um convite, um Kit de alimentos em favor da AMI”, que prevê por cada convite trocado, o titilar doa 10 € de bens alimentares à AMI, trocando assim o convite por um bilhete.

Foto: Miguel Pereira

Pelas 16:45 já arrancavam os concertos do 1º dia do festival no palco Ibero Sounds. Os Espanhóis Nouvelle Cousine e os Lisboetas Lost Park , que se seguiram, tocaram ainda sem muita gente presente,  uma vez que aquela hora ainda os festivaleiros andavam a apanhar sol ou a refrescar-se no rio.

Foto: Miguel Pereira

Assim mesmo já eram muitos os que se iam colando á frente do palco principal, sendo que as Vivian Girls, que tiveram honras de abertura deste palco, já tinham uma pequena multidão a assistir. O trio Nova-Iorquino foi bastante convincente, mostrando o seu pop/rock “apunkalhado” e já com muita gente a conhecer as seus temas, sendo “Can’t Get Over You” um hit entre os presentes. Um bom início para uma banda que tem energia e boa disposição de sobra.

Foto: Miguel Pereira

Eli ‘Paperboy’ Reed, o senhor que se seguiu, veio animar ainda mais o público de Paredes de Coura. Este Norte-Americano acompanhado de uma competente banda de seu nome The True Loves, trouxe o soul e o funk à praia do Tabuão, aquecendo ainda mais o já quente público que se ia mexendo ao ritmo imposto, convidando-o mesmo a tirar as t-shirts e a abanar com as mesmas. Fez com que a poeira se fosse levantando, dando o mote para o que se viria a seguir.

Foto: Miguel Pereira

Os The Gallows, banda britânica liderada pelo interventivo Frak Carter, vieram ainda levantar mais poeira em Paredes de Coura. O moche foi a tónica entre o público lá mais á frente, embalados pelos sons mais hardcore de temas como “London is the Reason”,”Misery”e “Abandon Ship”, patrocinado em força por esta banda enérgica e peculiar, que dedica temas a gente tão esquecida como os que desempenham funções nos festivais e que não ouvem um obrigado.

Foto: Miguel Pereira

Os Enter Shikari, banda também oriunda das terras de Sua Majestade, trouxeram na bagagem o álbum “Common Dreads”, e entre temas como “No Sssweat”, e”Mothership”, foram partindo a loiça, e não deixaram de surpreender um público que já se preparava para um dos pratos principais da noite. Energéticos e irreverentes, a banda liderada por Rou Reynolds causaram uma boa impressão, fechando a sua prestação com “Sorry, You’re Not a Winner”, e dando espaço para o tal prato principal.

Foto: Miguel Pereira

Servidos a preceito, Os Cult de Ian Astbury vieram fazer desfilar os seus 26 anos de carreira, com um rock directo, sem pretensões nem ideologias, puro para se apreciar em qualquer circunstância. Apesar do adiantado da hora, uma vez que subiram ao palco á 1 hora da manhã, os Cult fizeram uma maratona de hora e meia sempre a abrir, hit atrás de hit, desde o mítico “Sweet Soul Sister ” até “Rise”, entre outros. A banda ainda mantém uma legião de fãs apreciável, muito heterogénea em termos de idade e conhecedora do seu trabalho. “Love Removal Machine” seria o tema final, com o agradecimento ao entusiasmo e uso de algumas “substâncias” por parte do público.

Foto: Miguel Pereira

A fechar a noite, e ainda com a plateia bem recheada, o canadiano Daniel Snaith, através do seu projecto Caribou ainda prendeu muita gente ao recinto do palco principal de Paredes de Coura. Sons mais electrónicos deram um fecho mais dançável ao 1º dia do festival, ainda que o público não estivesse muito para aí virado, tal foi a energia dispendida neste primeiro dia. Ainda assim destaca-se o explosivo tema “The Sun”, que fechou o concerto desta banda.

Foto: Miguel Pereira

Texto: Ângelo Ferreira
Fotos: Miguel Pereira

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...