quant
Fique ligado

Edição 433

Festas da Senhora da Livração renasceram

Avatar

Publicado

em

Após um interregno de cerca de “sete anos”, as festas em honra de Nossa Senhora da Livração voltaram a realizar-se em Santiago de Bougado, entre os dias 15 e 21 de julho.

Há cerca de “sete anos” que o largo da capela de Nossa Senhora da Livração não acolhia a vertente profana das festas dedicadas à santa, enquanto as celebrações religiosas não se realizavam “há três anos”. Um grupo, a convite do pároco de Santiago de Bougado, Bruno Ferreira, decidiu reativar as festas. Agradada pela iniciativa dos dez festeiros, residentes em Lantemil, Cedões e Trofa Velha, a comunidade aderiu em massa às festividades, que decorreram ao longo de uma semana.

A vertente religiosa contou com missas com sermão, um terço e procissão de velas até à imagem de Cristo Rei, uma missa solene e um terço e procissão em honra de Nossa Senhora da Livração. No fim de semana, a animação esteve a cargo dos grupos Alvadance e Super Crowd, Maria do Sameiro e Nelo Ferreira, encerrando com as atuações do Grupo de Danças e Cantares e Rancho Etnográfico de Santiago de Bougado.

O presidente da comissão de festas, Pedro Paiva, fez um balanço “bastante positivo” das festividades, tendo as perspetivas sido “mais do que superadas”, relativamente àquilo que estavam à espera. Ao longo das festas, a comissão ouviu comentários “bastante positivos”, o que é “gratificante” e “dá força”, depois do trabalho que tiveram. Também as cerimónias religiosas tiveram uma “boa adesão”, acrescentando que a procissão de velas “correu bastante bem”.

Uma das apostas da comissão de festas foi a iluminação e a ornamentação da capela e ruas envolventes, o que gerou comentários “agradáveis” por parte da comunidade. Outra aposta foi a noitada na sexta-feira, que não se fazia “há muito tempo”, que teve “muita gente” a assistir ao espetáculo do conjunto musical Santo André.

Pedro Paiva denotou a presença de “dois grupos de dança” de outras freguesias, que pediram para participar nas festas, de forma a fazer uma “pequena demonstração”. A comissão acedeu ao pedido, o que correu “bastante bem”, visto que a sua presença ajudou a trazer “bastante gente”.

Quando questionado sobre a continuidade dos elementos para organizarem a festa no próximo ano, Pedro Paiva foi evasivo: “Depois logo se vê”, respondeu. A comissão de festas está recetiva à entrada de “novos elementos” para que no próximo ano as festas continuem.

 

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...