quant
Fique ligado

Edição 766

Festa do Espírito Santo é primeiro desafio da Comissão da Senhora das Dores

Avatar

Publicado

em

Festa do Divino Espírito Santo é o primeiro grande desafio da comissão de festas de Nossa Senhora das Dores. Responsável antevê dificuldades na organização da romaria de agosto, pede à apoio às empresas e desafia população que participe nas atividades e frequente o bar da comissão, na Alameda da Estação.

Já em fase de aceleração, a comissão de festas de Nossa Senhora das Dores procura devolver à população o brilho que as maiores festas do concelho tinham antes da pandemia. A primeira prova de fogo, a criação do grupo responsável pela organização, está a ser superada com dificuldade, mas há já outra para ultrapassar. A festa do Divino Espírito Santo tem programação de 3 a 5 de junho e contará com algumas novidades.
À semelhança do que aconteceu há uma década, as cerejas serão rainhas, com uma feira que vai estender-se por todo o Parque Nossa Senhora das Dores e Dr. Lima Carneiro e Alameda da Estação, no domingo, 5 de junho.
“Teremos cerejas de todos os locais do país à venda”, anunciou, em entrevista ao NT, o responsável pela comissão de festas, Mário Moreira.
No mesmo dia, há missa campal, na escadaria junto à Igreja Matriz de S. Martinho de Bougado, às 11h00, e para a tarde está reservado “um merendeiro à moda antiga, com a participação dos ranchos”.
A festa beneficiará, indiretamente, do grande convívio do Dia da Criança, que está a ser preparado pela Federação das Associações de Pais da Trofa e pela Câmara Municipal da Trofa, também para o dia 5 de junho.
Na manhã de sábado, um grupo de zés pereiras vai anunciar a festa pelas ruas da paróquia e, à noite, há atuação da Banda de Música da Trofa.

Bar da comissão aberto de sexta a domingo

A exploração do bar, na Alameda da Estação é uma importante fonte de receita para suportar as despesas que uma festa como a de Nossa Senhora das Dores acarreta. O espaço abriu a 13 de maio e está ao serviço às sextas-feiras, das 20h00 às 24h00, aos sábados, das 19h00 às 24h00, e aos domingos, das 10h00 às 19h00.
Manter o espaço em funcionamento não tem sido fácil, uma vez que, segundo Mário Moreira, “há uma dificuldade tremenda em arranjar pessoas que queiram, por carolice, ajudar no bar”.
Como os fundos que a comissão de festas conseguir angariar ditam a qualidade do programa cultural a apresentar na festa, o caminho adivinha-se difícil de trilhar.
Se a parte religiosa “nunca esteve em causa”, a vertente cultural dependerá muito do que for a contribuição da comunidade e forças vivas do concelho. “Na página de facebook da comissão de festas, temos tido comentários de trofenses que defendem que este evento devia ser assumido pela Câmara Municipal, como acontece em terras limítrofes. Respeitamos a ideia, mas continuamos a precisar da contribuição das pessoas, porque a autarquia já disse que nos vai dar a cota-parte da ExpoTrofa. O resto temos de ser nós a arranjar”, sublinhou Mário Moreira.
Da forma como tem sido pintado o cenário, adivinha-se um período difícil para a comissão de festas que representa as aldeias de Castêlo e Finzes. Priorizar assume-se, agora, como o principal desafio. “Nós estamos a trabalhar no sentido de abrir o programa a 13 de agosto e terminá-lo a 23 de agosto, com atuações todas as noites, principalmente com artistas locais, e um grande espetáculo. Depois, retomar a grandiosa procissão com os andores. Estamos a tentar ter iluminação e os espetáculos de fogo de artifício, mas para tudo isso são precisos muitos milhares de euros e se não os tivermos, teremos de cortar”, referiu.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...