quant
Fique ligado

Edição 766

Cantinho da Saúde: Sem tabaco, vive melhor!

Um fumador que abandonasse, já, o cigarro, sentiria melhorias na saúde pouco tempo depois.

Avatar

Publicado

em

Um fumador que abandonasse, já, o cigarro, sentiria melhorias na saúde pouco tempo depois.

Apesar de ser do conhecimento geral que o tabaco é dos produtos mais prejudiciais para a saúde, o seu consumo continua a aumentar em todo o mundo. Para alertar para os prejuízos que o cigarro provoca, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu 31 de maio como o dia mundial sem tabaco.
Um simples cigarro contém cerca de 4000 substâncias com efeitos tóxicos e irritantes, 70 das quais indicadas como cancerígenas. Entre os componentes estão a nicotina, que diminui a irrigação de sangue nos tecidos e no sistema nervoso central, o monóxido de carbono, que ocupa o lugar do oxigénio no sistema o que leva à intoxicação do mesmo, e o alcatrão, uma substância altamente cancerígena.
O consumo de tabaco, na Europa, é responsável por um milhão e 200 mil mortes todos os anos, número que está em tendência crescente e que segundo a OMS pode chegar rapidamente aos dois milhões. Estima-se que em Portugal cerca de 26% da população consuma, regularmente, tabaco.
Estas toxinas não afetam apenas os que fumam, mas também aqueles que estão, constantemente, expostos ao fumo que estes produzem.
Na panóplia de estudos que existem acerca do consumo do tabaco, há um que avaliou o que é recuperado numa pessoa que deixa de fumar. Se é fumador, saiba que, se parasse de consumir tabaco neste momento, daqui a 20 minutos a pressão arterial e ritmo cardíaco voltariam ao normal e oito horas depois os níveis de nicotina e de monóxido de carbono diminuiam 50% e os níveis de oxigénio voltariam ao normal. Nas 48 horas seguintes, a tensão arterial ficava estabilizada e o paladar melhorava, a pele tornava-se mais luminosa, os brônquios descontraíam e a respiração normalizava passando 72 horas. Entre a segunda semana e a 12.ª, a circulação sanguínea melhoraria significativamente e a prática de exercício tornava-se menos cansativa. Após seis meses sem tabaco, há um aumento da sensação de bem-estar e cinco anos depois o risco de cancro da boca e do esófago reduz para metade, enquanto o risco do cancro do pulmão reduz em 50% após dez anos e, passando 15 anos, o risco de doenças cardiovasculares é semelhante ao de um não fumador. Está à espera de quê?

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...