Ano 2007
Famalicenses já pedalam até Roma para ver o Papa
Partiram ontem, terça-feira, dos Paços do Concelho de Vila Nova de Famalicão os quatro ciclistas famalicenses que vão de bicicleta até Roma, onde chegarão no próximo dia 1 de Maio. No dia 2, o grupo será recebido no Vaticano, pelo Papa Bento XVI.
Ao todo são 2500 quilómetros para serem percorridos em 14 dias, numa média de 180 Km por dia, significando na prática 8 a 10 horas diárias a pedalar.

De acordo com o padre José Carlos Veloso, o principal objectivo desta iniciativa "é promover a prática desportiva e o ciclismo, fomentando o espírito de grupo e a superação pessoal". Além disso, tendo em conta que o Papa não vem a Fátima, como estava inicialmente previsto, este grupo pretende ir visitar o Papa "já que ele não vem cá a Fátima, vamos nós lá ao Vaticano visitá-lo", salientou o presidente da Engenho. Para o responsável, "esta viagem é a mais longa que já realizamos. Não sabemos muito bem o impacto que terá em nós a nível físico e psicológico, mas queremos superar todos os obstáculos que surgirem. Será também um teste a nível pessoal: saber até onde resistimos e avançamos sem desanimar".
O grupo irá sair de Famalicão em direcção a Chaves; Verim (Espanha); Benavente; Burgos; Vitoria, Beazim; Irun; Hendaye (França); Bayona; Auch; Toulouse; Carcassonne; Narbone; Bézier; Montepellier; Arles; Aix-en-Provence; St. Rafael; Cannes; Mónaco; Menton; Ventimiglia (Itália); Imperia; Génova; La Specia; Pisa; Livorno; Castagneto Carduci; Civitavecchia e Roma (Vaticano). O grupo de quatro ciclistas é acompanhado por uma auto caravana de apoio, onde poderão descansar e onde haverá um massagista que ajudará a minimizar os efeitos do cansaço muscular



