Ano 2008
ExpoTrofa arranca este sábado


A ExpoTrofa começa este fim-de-semana. De 5 a 13 de Julho a maior mostra do concelho apresenta as associações, empresas e as melhores iguarias gastronómicas da Trofa.
Os expositores vão funcionar de segunda a sexta-feira das 19 às 24 horas, aos sábados das 17 às 24 horas e aos domingos das 15 às 24 horas. As tasquinhas funcionam de segunda a sexta-feira das 19 às 24 horas e aos sábados e domingos das 12 às 24 horas. Além dos stands reservados às empresas, aos artesãos e aos artísticas plásticos, este certame conta com a participação de algumas associações culturais e recreativas que nas suas tasquinhas dão a conhecer os petiscos e iguarias gastronómicas.
As normas de segurança também são respeitadas neste certame. Neste sentido a autarquia, a ASAE – Autoridade de Segurança Alimentar e Económica e o Departamento de Saúde Pública da Trofa já estiveram reunidos para elaborar os critérios e os requisitos que as tasquinhas terão que cumprir ao longo da ExpoTrofa.
Foram ainda promovidas acções de formação com os participantes, onde forma abordados temas como a higiene alimentar, noções básicas de limpeza e desinfecção e higiene pessoal, com vista a "ensinar" aos participantes as regras fundamentais a cumprir.
A segurança da feira, também foi um elemento tido em conta, assim foi contratada para o certame uma empresa de segurança que trata desta área de segurança, limpeza e desinfestação de pragas.
A par dos stands e das tasquinhas, cada dia da ExpoTrofa conta com um programa de animação pensado para os seus visitantes. Assim todas as noites subirão ao palco artistas locais para animar as noites quentes de verão. Durante a semana, a animação de cada uma das noites é organizada pelas várias Juntas de freguesia, com o objectivo de promover o seu património artístico e cultural.
O certame abre portas às 17 horas, com uma sessão de fogo de artifício e animação de rua, a cargo da Junta de freguesia de S. Martinho de Bougado, que para a noite preparou actuação de conjuntos, uma apresentação da "Escola Passos de Dança" da Junta de S. Martinho de Bougado e a terminar uma sessão de fogo de artifício.
No domingo, dia 6, os espectáculos estão a cargo da Junta de freguesia do Muro. Começam às 21 horas com a actuação da instituição Muro de Abrigo e terminam com a Banda Pop-Rock Time Off.
A freguesia de S. Romão do Coronado, organiza as actividades na segunda-feira, não estando ainda nenhum espectáculo previsto. Já Covelas traz ao certame, na terça-feira, o grupo de música tradicional portuguesa Vallerian.
Alvarelhos anima o dia 9, quarta-feira, com a actuação dos grupos corais da freguesia, o Rancho e o grupo de hip hop Alvadance. Na quinta-feira, é o dia de Guidões, onde está já prevista uma demonstração das tradicionais rusgas da freguesia e a actuação do Grupo Vallerian.
A música ligeira e o fado vão marcar a noite de sexta-feira, a cargo da freguesia de S. Mamede do Coronado.
No sábado, é a vez de Santiago de Bougado e a noite ficará marcada pela apresentação do novo canal regional de televisão na Internet, a TrofaTv: http://www.trofa.tv/, às 21 horas. Em seguida o palco receberá a actuação dos dois ranchos da freguesia, um grupo de Jazz e as Marchas de S. Pedro da Maganha. No último dia a animação está a cargo da autarquia trofense. No palco a partir das 21.30 horas estará José Carlos Malato com o espectáculo "Cantigas da Rua".
Ano 2008
Cinco mulheres atropeladas, duas em estado grave


Dois feridos graves e três ligeiros é o balanço de um acidente de viação, esta segunda-feira, junto à empresa Ricon, em Ribeirão. O condutor do veículo terá ligado ao sogro a pedir auxílio, abandonando depois o local do sinistro, visivelmente transtornado. As mulheres já não correm risco de vida.
José Marcelino nem queria acreditar no que viu quando regressou de uma tarde de pescaria. “Quando me aproximei do meu carro, que tinha ficado estacionado no sentido Ribeirão/EN14, vi que estava virado em sentido contrário e só quando cheguei perto da viatura me apercebi do que tinha acontecido. Tinha o carro com a parte lateral esquerda completamente desfeita”, adiantou ao NT, José Marcelino ainda mal refeito do susto.
O proprietário do Opel Vectra ainda estava incrédulo com os contornos deste acidente. “Ouvi sirenes enquanto estava a pescar mas como tinha o meu carro bem estacionado nunca pensei que a minha viatura estivesse envolvida”, adiantou.
O palco do acidente foi a Avenida da Indústria, perto da empresa têxtil Ricon, envolvendo três viaturas ligeiras e, segundo o NT conseguiu apurar, resultou de “uma colisão lateral entre dois ligeiros seguida de despiste e atropelamento de cinco peões”, adiantou fonte da Brigada de Trânsito de Braga, que esteve no local.
O acidente terá acontecido às 12.50 horas quando as vítimas, com idades entre os 30 e os 45 anos, regressavam ao trabalho após a hora de almoço. Segundo o NT conseguiu apurar, duas das mulheres são residentes na Trofa e as outras três serão de Ribeirão.
As vítimas foram transportadas para o Hospital S. Marcos em Braga e para o Centro Hospitalar do Médio Ave, unidade de Famalicão.
A mulher de 34 anos de idade, residente na cidade da Trofa, está estável e internada em Braga e segundo um familiar contactado pelo NT, “sofreu fracturas nas duas pernas, num braço e na bacia, apresentando ainda costelas partidas com perfuração dos pulmões, mas não corre riscos de vida”, adiantou. A vítima esteve consciente e contou aos familiares como tudo aconteceu: “Estava a chover, o veículo seguia em direcção à EN 14, estava a ultrapassar um outro que se encontrava parado, acabando por embater no veículo, abalroando ainda uma segunda viatura, e acabou por colher as cinco funcionárias da Ricon”.
Outra das vítimas, que se encontra internada no Hospital de S. Marcos, apresenta lesões na coluna.
O condutor do veículo, que ficou “transtornado com o acidente”, abandonou o local “com medo que lhe batessem”, segundo confirmou a esposa, garantindo que ele ia entregar-se às autoridades.
Ano 2008
Campeonato nacional é objectivo a alcançar


Juniores do Trofense lideram campeonato
Todas as equipas dos diferentes escalões do Clube Desportivo Trofense aceitaram o desafio de atingir os nacionais e os resultados começam a aparecer. Actualmente todas ocupam os primeiros três lugares do campeonato, e em posição privilegiada surgem os juniores, que lideram a 1ª divisão distrital.
O frio que se sente no Complexo de Paradela nesta altura do ano não é obstáculo para os jovens que integram os escalões do Clube Desportivo Trofense. O sonho de um dia chegar ao patamar mais alto do futebol faz com que os poucos graus centígrados sejam esquecidos e a bola torna-se no único acessório de valor para os pequenos craques em altura de treinos e jogos.
Com a nova direcção liderada por Rui Silva, o departamento de futebol do Trofense modificou estratégias e delineou novas metas, numa clara aposta na formação para conferir ao clube expressividade na captação de jovens talentos. Todas as equipas dos diferentes escalões aceitaram o desafio de atingir os nacionais e os resultados começam a aparecer. Actualmente todas ocupam os primeiros três lugares do campeonato, e em posição privilegiada surgem os juniores, que lideram a 1ª divisão distrital, com quatro pontos de avanço sobre o segundo classificado, Paços de Ferreira. Todos alimentam o sonho de qualquer jovem no seu lugar: serem chamados para integrar o plantel sénior da equipa.
Jorge Gonçalves é o treinador da equipa há três anos. Já tinha integrado o departamento de formação noutra altura e depois de um período em que experimentou outros clubes decidiu “aceitar o convite do coordenador Jorge Maia” para abraçar um projecto de quatro anos, que está “a correr conforme o planeado”, afirmou em entrevista exclusiva ao NT/TrofaTv.
Os dois primeiros anos serviram para “criar condições para tornar a equipa competitiva”, no sentido de atingir a subida aos nacionais. “Esse é o patamar onde os jogadores poderão evoluir melhor”, referiu.
O projecto não abrangeu apenas o escalão júnior e os resultados de um trabalho “árduo” começam a notar-se: “Neste momento, nas camadas jovens, os juniores estão em primeiro lugar, os juvenis estão em terceiro lugar a um ponto do segundo, os iniciados estão em segundo lugar e os infantis ocupam o terceiro lugar”.
Actualmente a ocupar, confortavelmente a liderança, os jogadores desfrutam do sucesso “confiantes no seu valor”. No entanto, há necessidade de “equilibrar as mentalidades para que eles não se deslumbrem”, adiantou Jorge Gonçalves que reforçou o facto dos feitos de hoje “serem fruto de um trabalho de três anos”.
O técnico considera que os resultados positivos são fruto da sintonia entre o departamento de formação e a direcção do clube e sabe que Tulipa, treinador da equipa sénior, está atento ao trabalho desenvolvido pelos juniores. “Existe uma grande comunicação entre o departamento e a equipa técnica profissional. Sei que (Tulipa) já veio ver um ou dois jogos da equipa e alguns juniores têm ido treinar com os seniores com alguma regularidade. Integraram, aliás, o jogo da Liga Intercalar e fizeram uma boa figura, com um excelente desempenho”, acrescentou.
O treinador acredita nas capacidades dos jovens para poderem fazer parte do plantel sénior, mas não esquece que “existem muitos outros factores, como estar no sítio certo no momento certo, a posição do jogador ou se o treinador estiver mais necessitado e também há o aspecto da coragem para o fazer”.
-
Assinatura em pdf2 semanas atrás
Edição 782 do Jornal O Notícias da Trofa
-
Trofa2 semanas atrás
Colisão entre camião e autocarro em Alvarelhos
-
Trofa1 semana atrás
Falecimento de Henrique Jorge da Silva Guedes
-
Trofa1 semana atrás
Quim Barreiros e Zé Amaro animam Feira Anual da Trofa
-
Trofa1 semana atrás
Despiste em Alvarelhos provoca um ferido
-
Trofa20 horas atrás
GNR apreende 320 mil cigarros na Trofa
-
Edição 7827 dias atrás
Marcada nova greve dos motoristas da Transdev e Ave Mobilidade
-
Falecimentos2 semanas atrás
Falecimento de Carlos Manuel da Cunha Peixoto