quant
Fique ligado

Ano 2010

ExpoTrofa 2010: Vinho Castro-Trofa foi a grande novidade

Avatar

Publicado

em

O vinho verde Castro-Trofa foi protagonista na inauguração da edição 2010 da ExpoTrofa. Engarrafado na Adega Cooperativa de Santo Tirso. O vinho foi elogiado pelo Secretário de Estado da Administração Local, que inaugurou o certame.

 

A ExpoTrofa abriu as portas no sábado, 3 de Julho, e a cerimónia inaugural contou com a presença do Secretário de Estado da Administração Local. Juntamente com Joana Lima, presidente da Câmara da Municipal da Trofa, e restante comitiva, José Junqueiro visitou os stands de empresas, associações e artesãos, que durante nove dias mostram o que de melhor se faz no concelho. No entanto, o destaque deste ano foi o lançamento do vinho verde Castro-Trofa. Criado como homenagem ao Castro de Alvarelhos, situado na Serra de Santa Eufémia, no concelho da Trofa, o vinho mereceu o elogio de José Junqueiro: “Recomendo este vinho, porque é uma excelente promoção, uma excelente oportunidade e uma manifestação daquilo que a Trofa tem para oferecer na sua gastronomia”, declarou. O representante do governo central garantiu que gostou do vinho e até brincou quando disse que precisava de “provar outra vez”.
Joana Lima não escondeu a satisfação pelo lançamento do vinho de origem trofense: “Penso que do ponto de vista cultural, a Trofa tem boas referências, nomeadamente o Castro e temos de começar a divulgá-las com coisas tão simples, mas tão significativas para a nossa economia e para o desenvolvimento do nosso concelho”, como é o vinho Castro-Trofa. A edil trofense sublinhou, ainda, que espera que o vinho chegue a muitos lugares não só em Portugal como no mundo, à semelhança do que aconteceu com a boneca “A Trofa”.
O vinho verde Castro-Trofa, Branco Loureiro, engarrafado na Adega Cooperativa de Santo Tirso e Trofa, com um volume alcoólico de 11,5 por cento é de Denominação de Origem Controlada (DOC), o que significa que é um vinho de alta qualidade, com número limitado, obtido a partir de castas constantes de uma lista aprovada, provenientes exclusivamente de uvas produzidas numa região determinada.
Nascido das uvas produzidas na terra fértil de Alvarelhos, o vinho surge com um carácter fresco e leve, ideal para os dias de Verão.
O Castro de Alvarelhos data da época pré-romana, em que controlava um vasto território que se estendia do Oceano Atlântico à Serra da Agrela e do Rio Leça ao Rio Ave. Na época romana passava por ali a via entre Cale (Porto) e Bracara Augusta (Braga), de que ainda existem alguns marcos miliários.

 

“Coragem” dos empresários surpreende Secretário de Estado

 

Ao longo dos dez anos de ExpoTrofa, a evolução deste certame tornou-o num dos mais importantes do concelho. Joana Lima inaugurou-o pela primeira vez, na qualidade de presidente da Câmara Municipal, e destacou o “aumento do número dos stands do movimento empresarial e das associações”. “Estão ambos muito representados, o que simboliza a dinâmica do concelho”, assegurou. A autarca felicitou, ainda, as empresas, pelo facto de, “num momento tão complicado” estarem “a dizer ‘sim, vamos dar o nosso contributo para ajudar a Trofa’”. Joana Lima sente-se “realizada” ao perceber que empresas e associações estão a dar o seu contributo para que “a Trofa seja mais forte e mais desenvolvida”.

José Junqueiro já esteve na Trofa várias vezes, embora esta tenha sido a primeira visita enquanto Secretário de Estado da Administração Local, e definiu o certame como “uma mostra de força do concelho, do movimento associativo e do movimento empresarial”. O governante destacou a “coragem” dos empresários: “Só com gente desta fibra é que o país vai por diante e vence as adversidades. A gente do Norte sempre foi um bom sinal para o país”.
A ExpoTrofa é uma organização conjunta da Câmara Municipal, da Comissão de Festas de Nossa Senhora das Dores, contando com o apoio da AEBA e das Juntas de Freguesia. Até domingo, o Parque Nossa Senhora das Dores vai continuar a mostrar o que de melhor existe no concelho.

 

Secretário de Estado apoia construção dos Paços do Concelho

“Existe um contrato assinado entre a administração central e a administração local relativamente à Câmara Municipal e se ela (Joana Lima) tem o desejo de fazer os Paços do Concelho, essa vontade é acompanhada pelo desejo do Governo e pelo meu desejo pessoal de que isso possa ser uma realidade ainda durante este mandato”. Foi desta forma que José Junqueiro garantiu o apoio do Governo à construção dos Paços do Concelho, durante os discursos na primeira noite de ExpoTrofa 2010.
Estas afirmações foram proferidas depois de Joana Lima ter pedido ao Secretário de Estado para estar “sensível às necessidades da Trofa”. A autarca referiu que a Trofa está no início de um “novo ciclo”, com um “plano ambicioso”, cujo sucesso “depende de todos”.

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...