quant
Fique ligado

Ano 2012

Executivo camarário visita CENFIM

Avatar

Publicado

em

Elementos da Câmara Municipal da Trofa visitaram as instalações do CENFIM, onde puderam conhecer as intenções do diretor deste núcleo. 

Com o intuito de assinalar o arranque de um curso de formação de adultos, António Luís, diretor do núcleo da Trofa e de Arcos de Valdevez, convidou o executivo camarário a visitar as instalações do CENFIM.

Esta visita, que decorreu na manhã de segunda-feira, dia 5 de março, contou com a presença de Joana Lima, presidente da Câmara Municipal, José Magalhães Moreira, vice-presidente, e Teresa Fernandes, vereadora do pelouro da Educação, que conheceram a futura cantina deste centro. 

Depois de uma breve reunião, Joana Lima afirmou que valoriza “esta grande instituição”, considerando- a como “uma das escolas profissionais de referência a nível nacional”. “Estamos muito preocupados com o desemprego e todos os cursos que tem havido no CENFIM, sobretudo na área da metalomecânica, tem empregabilidade de 100 por cento”, asseverou Joana Lima garantindo que a autarquia está disponível para ajudar este Centro de Formação, sempre que for possível.

Sendo esta uma das instituições responsáveis pela empregabilidade do concelho, a presidente, que se encontra preocupada com o desemprego nos jovens, aconselha-os a serem mais cautelosos nas suas escolhas profissionais. “Os jovens, que às vezes não sabem que áreas devem seguir, que façam um curso profissional, que procurem o CENFIM, porque a empregabilidade e a média de salário é muito superior às vezes a um recém formado com um grau superior académico”, aconselhou, salientando que “a metalomecânica é área de futuro”.

Joana Lima garante que a maioria das empresas procura as pessoas formadas pelo CENFIM, o que demonstra a qualidade da formação desta instituição.

Para quem não sabe o que é o CENFIM, este é um Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica, constituído por 13 pólos espalhados pelo país, que forma jovens e adultos, quer sejam empregados ou desempregados. “Um setor altamente exportador”, sendo que em 2011 aumentou as exportações em 22 por cento, em relação a 2010. 

Para António Luís o “grave problema” é o facto de não terem jovens suficientes para responder às necessidades das empresas. “Ninguém percebe o paradoxo de termos financiamento para jovens, de termos empresas a precisar de novos profissionais, que até exportam muito, muitas delas querem abrir o terceiro turno, porque têm lá instalações e máquinas paradas oito horas por dia, no sentido de poder responder a solicitações do mercado, muitas delas do mercado externo, e não temos jovens”, garantiu. O diretor não entende o porquê de haver jovens desempregados, quando o CENFIM não tem jovens para qualificar para as áreas que o mercado mais precisa. A solução deste problema, na sua opinião, é o “encaminhamento de jovens, que deveria ser mais aberto”, onde estes tivessem um maior acesso às “ofertas formativas relevantes para a economia”, reduzindo o desemprego.

Também a dependência do estrangeiro seria resolvida, pois a maioria das empresas que precisa dos jovens, são as que mais exportam. “Isto tudo está ligado, ninguém percebe. Falta o click, que é por a juventude, que anda nas escolas, a frequentar cursos diversos, a ter a ambição de ter um percurso que tem saída profissional,através da formação de percurso qualificante, que dá saída profissional garantida”, asseverou. António Luís agradeceu, ainda, a ajuda da Câmara Municipal da Trofa, que mostrou “a sua solidariedade”, por conhecer “as necessidades das empresas” e a importância “na consolidação de uma oferta consertada, entre os diferentes organismos de educação e formação profissional, no sentido que a oferta seja dirigida às necessidades do mercado, que exportam e que dão emprego”.

O CENFIM tem à disposição dos jovens vários cursos. Caso se formem através de um curso de aprendizagem, além de obterem o nível académico, ganham uma qualificação profissional. Os “cursos com alta empregabilidade” são de mecatrónica, os de CNC, Comando Numérico Computorizado, desenhos de construções mecânicas e alguns outros de serralharia e de operadores de máquinas. Se for desempregado tem à sua disposição várias formações para o adaptar às mudanças tecnológicas. E é a pensar na sustentabilidade, que o núcleo da Trofa pretende abrir, na próxima semana, uma cantina, que funcionará com gás natural. Estando também nos planos do diretor colocar painéis fotovoltaicos, para terem energias renováveis.

Publicidade

{fcomment}

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...