quant
Fique ligado

Edição 476

“Estão reunidas as condições” para construir o novo centro de saúde em Santiago

Avatar

Publicado

em

 

Em visita ao Centro de Saúde da Trofa, em S. Martinho de Bougado, deputados do PSD anunciaram que “estão reunidas as condições” para se avançar com a construção da nova unidade de saúde, em Santiago. Concurso público internacional deve ser lançado brevemente.

“A ARSN (Associação Regional de Saúde do Norte) está a trabalhar nesse sentido, de forma a abrir um concurso a curto prazo”. Esta foi informação dada pela ARSN depois de deputados da Assembleia da República, eleitos pelo PSD pelo círculo do Porto, terem anunciado a retoma do projeto do novo Centro de Saúde de Santiago de Bougado. Em visita ao atual Centro de Saúde, em S. Martinho, na manhã de segunda-feira, Miguel Santos, acompanhado por outros deputados, por elementos da concelhia do PSD e pelo presidente da Câmara, afirmou que “estão reunidas as condições para se avançar com o novo edifício”, depois de o município ter “desbloqueado o entrave principal”, que estava relacionado com o terreno para a construção do edifício.

Recorde-se que, como o NT já havia noticiado, o projeto foi desenhado pela ARSN no terreno pertencente ao Agrupamento dos Escuteiros de Santiago de Bougado, que está ao lado da propriedade da autarquia destinada ao edifício. O presidente da Câmara, Sérgio Humberto, afirmou que o problema, “que existia desde 2012”, surgiu por “falta de diálogo entre a autarquia e a ARSN” e revelou que foi ultrapassado “no passado mês de maio” com uma “permuta”: a Câmara ficou com o terreno dos escuteiros, que por sua vez ficaram com outro da propriedade da autarquia.

Ultrapassado este imbróglio, a ARSN pode avançar com o concurso público internacional. Miguel Santos garantiu que a dona da obra “tem condições financeiras que estão garantidas pelo governo para avançar com o projeto”, mas pede “paciência” para o cumprimento das “regras procedimentais e administrativas”, que “demoram sempre alguns meses”.

O desbloqueio do processo foi “uma boa notícia” para Ana Tato, diretora do Agrupamento dos Centros de Saúde (ACES) Trofa/Santo Tirso, que espera que o novo edifício esteja concluído “no máximo, em 2016”.

“O presidente da Câmara tem sido incansável e era nele que poderia estar a solução de um problema que encravava a construção do novo edifício que a Trofa merece. Os utentes sentem todos os dias a dificuldade que é encontrar o local mais adequado para ser visto pelo seu médico de família, ter uma equipa de saúde organizada e que tenha salas livres para poder organizar o seu trabalho”, frisou.

Ana Tato revelou que a unidade de saúde de S. Martinho não tem condições para albergar os cerca de 24.500 utentes. Na cave “mistura-se a área preventiva com a assistência curativa” e “as crianças que vão à consulta de rotina ou à vacinação estão junto de pessoas que têm os seus problemas de saúde”, explicou.

Até para os profissionais de saúde, a tarefa de se organizar no espaço não tem sido fácil. Um dos seis médicos do Centro de Saúde, inclusive, não tem gabinete próprio e tem de revezar-se pelos que ficam vagos.

Com a construção na nova unidade em Santiago de Bougado, além de resolvidos estes problemas, será possível colocar a unidade de cuidados de saúde personalizados no piso de entrada do Centro de Saúde de S. Martinho, assim como a unidade de cuidados da comunidade, onde se engloba a Equipa de Cuidados Continuados Integrados, e a unidade de saúde pública, evitando, neste caso, que os utentes se dirijam à sede do ACES, em Santo Tirso.

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...