quant
Fique ligado

Edição 462

Esperadas milhares de pessoas na Feira Anual da Trofa(c/videos)

Publicado

em

 

Junta de Freguesia de Bougado, com o apoio da Câmara Municipal da Trofa, ultima os preparativos para a 68ª edição da Feira Anual da Trofa. Novidade desta edição é a aposta na juventude, com uma tenda de espetáculos.

É já esta sexta feira que inicia a edição de 2014 da Feira Anual da Trofa que decorre até ao dia 2 de março. A feira e mercado transformam-se na capital da agropecuária e da tradição equestre da Península Ibérica, sendo a Feira Anual considerada como a maior do Norte de Portugal.

O presidente da Junta de Freguesia de Bougado, Luís Paulo, referiu que este tipo de feiras é “muito importante para a nossa terra, mesmo em termos de turismo”, tendo que “ser uma aposta”, uma vez que o concelho tem a sua origem na “agricultura”, que tem “um peso muito importante na nossa economia”.

Este ano, a Feira Anual da Trofa vai contar com “cerca de 90” expositores, cujos stands já começaram a ser montados com duas semanas de antecedência. Luís Paulo contou que a preparação do certame está a “correr bem, com muito trabalho e empenho”. Este ano além de ter sido “antecipado o início da montagem das casetas dos cavalos, que é um trabalho muito demorado”, a organização tem contado com “as sinergias” dos funcionários da Junta, “baixando” assim “os custos” do certame.

O orçamento deste ano foi “reduzido”, caso contrário “não haveria hipótese de manter a feira” e de continuar com “esta tradição”. “Esta feira só poderá continuar se fizermos alterações profundas no seu custo, porque a manter-se o custo anterior, estava condenada a continuação da feira”, acrescentou.

A novidade desta edição são as atividades mais vocacionadas para a juventude, como é o caso da tenda de espetáculos, que, durante dois dias, vai receber vários DJ e sessões de stand up comedy. Luís Paulo afirmou que esta é “uma aposta na juventude”, tendo sido necessário “criar um espaço que fosse apelativo para trazermos a juventude para as tradições da nossa terra”, apresentando um “programa à noite muito interessante para os jovens”.

O presidente da Junta de Freguesia acredita que o certame “tem margem” para progredir ainda mais, sendo um dos objetivos deste executivo “alargar a abrangência”, que “hoje tem uma importância muito grande, quer em termos de tradições, quer em termos ibéricos”.

Publicidade

Para a organização deste certame, a Junta de Freguesia conta com o apoio da Câmara Municipal da Trofa.

Para vereadora do pelouro Mercados e Feiras da autarquia trofense, Lina Ramos, é com “grande prazer” que a Câmara apoia na organização de um evento que atrai “milhares de pessoas”. “Tentamos de todas as maneiras que o nosso concelho seja divulgado. O ano passado tivemos mais de cem mil pessoas e tentamos que desta vez ultrapasse, fazendo este ano algo diferente para chamar os jovens à nossa feira”.

Lina Ramos salientou que a Feira Anual da Trofa é, “sem margem de dúvidas”, um cartaz turístico do concelho que importa destacar, sendo “muito importante” para a economia do concelho.

Já o edil trofense, Sérgio Humberto, referiu que o certame ganhou “outro tipo de dinâmicas” à “cerca de sete anos”, sendo considerada como “a maior agropecuária do país”. No entanto, para si isso “não chega” e Sérgio Humberto pretende “dar outro passo mais à frente” e “projetar esta feira”.

Tendo “a consciência” que a “área do primeiro setor é fundamental para a Trofa e que sempre a caracterizou”, o presidente quer “apostar” na agricultura e que “no futuro os jovens também estejam ligados a esta área”. “Temos muitos produtores de leite, temos produtores na Trofa que são os maiores do norte, nós temos vendedores de máquinas agrícolas, temos um tecido enorme nesta área e portanto temos que potenciar esta Feira”, justificou.

Publicidade

 

Um dos “constrangimentos” deste certame é “a localização do espaço, que começa a ser pequeno e ambíguo no futuro”, sendo essencial “olhar e requalificar” o espaço. Apesar dos “constrangimentos financeiros”, Sérgio Humberto asseverou que isso “não pode ser um fator limitativo de darmos passos sólidos para a feira se afirmar como uma das grandes do país e uma feira internacional”.

A inauguração oficial está marcada para as 10 horas do dia 28 de fevereiro e vai contar com a presença do Secretário de Estado da Alimentação e Investigação Agroalimentar, Nuno Vieira e Brito. O dia é ainda dedicado maioritariamente às crianças, com a visita dos alunos das escolas do concelho da Trofa.

A noite de sexta-feira fica marcada com a atuação dos “Dj Begueiros” – Miguel 7 Estacas e João Seabra. No dia seguinte, além dos concursos já habituais, os visitantes da Feira podem assistir, pelas 15 horas, à atuação do Grupo “A Rapaziada”, seguindo-se o Festival de Folclore, com a presença dos ranchos folclóricos da Trofa e de Flores de Verde Pinho do Coimbrão (Leiria), encerrando com os espetáculos dos Dj Meninos do Rio e Dj Trofenses.

Continuar a ler...
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Edição 462

Abertas candidaturas ao Prémio Bial

Publicado

em

Por

 

Prémio monetário, no valor de “340 mil euros”, assinala 30º aniversário da Fundação Bial. Candidaturas abertas até ao dia 31 de outubro.

“Premiar a investigação médica” é um dos principais objetivos do Prémio Bial, que pode ascender aos “340 mil euros”, sendo já considerado como “um dos maiores galardões internacionais na área da saúde”.

A 16ª edição do Prémio Bial, que este ano assinala 30 anos desde a sua primeira edição, ascende a “340 mil euros”, contemplando “a investigação básica e a pesquisa clínica através de duas modalidades: o ‘Grande Prémio Bial de Medicina’ e o ‘Prémio Bial de Medicina Clínica’”.

Luís Portela, presidente da Fundação Bial, relembra que este prémio nasceu para “incentivar a investigação médica e promover a sua divulgação, primeiro em Portugal e, posteriormente, a nível internacional, acompanhando ao longo da sua história a evolução e as tendências da Saúde e da Medicina”. Luís Portela orgulha-se de “promover um dos maiores galardões na área da saúde, capaz de atrair médicos e investigadores de diversos países e de premiar profissionais de referência mundial nas suas áreas de investigação”.

No valor de 200 mil euros, o Grande Prémio Bial de Medicina distingue “trabalhos de índole médica de grande qualidade e relevância científica”. Já o Prémio Bial de Medicina Clínica, no valor de cem mil euros, premeia “um tema livre dirigido à prática clínica”. No regulamento deste concurso está também contemplada a possibilidade de atribuição de menções honrosas, “até quatro trabalhos concorrentes, no valor de dez mil euros cada”. Para além do valor monetário, o Prémio Bial 2014 contempla uma edição exclusiva, com “uma tiragem entre cinco e 15 mil exemplares”, do trabalho vencedor do Prémio Bial de Medicina Clínica e de algumas das obras galardoadas, para divulgação e distribuição gratuita junto dos profissionais de saúde.

Instituído em 1984, o Prémio Bial é atribuído de dois em dois anos e já mobilizou “1315 investigadores, médicos e cientistas, autores de 580 obras candidatas”. Nas 15 edições realizadas, distinguiu “231 autores (91 obras premiadas)” e foram editadas e distribuídas gratuitamente pela classe médica e científica “mais de 30 obras premiadas, num total de mais de 300 mil exemplares”.

Criada em 1994 pelos Laboratórios Bial em conjunto com o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, a Fundação Bial é uma instituição “sem fins lucrativos”, que tem como missão “a promoção do estudo do Homem, distinguindo-se pelo seu papel incentivador da investigação médica e científica a nível internacional”.  

Publicidade
Continuar a ler...

Edição 462

ADRC Finzes promove Caminhada no Dia da Mulher

Publicado

em

Por

Para assinalar o Dia Internacional da Mulher, a Associação Desportiva Recreativa Cultural de Finzes vai promover uma caminhada no dia 9 de março.

A concentração está marcada para as 9 horas, junto à Academia Municipal da Trofa (Aquaplace) e o percurso terá um grau de dificuldade média/baixa. No fim, haverá uma aula de relaxamento.

É obrigatório o uso de sapatilhas.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas nos locais de divulgação ou através do contacto telefónico 911 025 393. 

Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também

} a || (a = document.getElementsByTagName("head")[0] || document.getElementsByTagName("body")[0]); a.parentNode.insertBefore(c, a); })(document, window);