quant
Fique ligado

Trofa

Especialistas enchem painel das Jornadas do Cuidador Informal da Trofa

Para ajudar a diminuir a falta de “conhecimentos básicos na prestação de cuidados de saúde por parte das famílias”, a empresa trofense EPMED decidiu promover uma iniciativa para “ajudar o cidadão comum a ter acesso a fontes fidedignas de conhecimento em saúde.

Avatar

Publicado

em

Para ajudar a diminuir a falta de “conhecimentos básicos na prestação de cuidados de saúde por parte das famílias”, a empresa trofense EPMED decidiu promover uma iniciativa para “ajudar o cidadão comum a ter acesso a fontes fidedignas de conhecimento em saúde”. Ao reunir “profissionais de diferentes especialidades” acabou por criar as primeiras Jornadas do Cuidador Informal, que terão lugar a 2 e 3 de novembro, no auditório do Fórum Trofa XXI, com participação gratuita.

“O objetivo desta iniciativa é adicionar o nosso contributo ao excelente trabalho que as entidades e instituições públicas e sociais da região têm desenvolvido”, explicou ao JA, Paulo Martins, enfermeiro e responsável pela EPMED.
Através da “experiência adquirida no terreno”, os profissionais da empresa identificaram “as lacunas que doentes e cuidadores enfrentam no dia a dia”, orientando, dessa forma, o painel, que conta com a participação de enfermeiros, médicos, psicólogos, terapeutas, nutricionistas, entre outros. A Ordem dos Enfermeiros vai participar na sessão de abertura das Jornadas, que contarão também com a presença de representantes da Assembleia da República e de diversas entidades e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho da Trofa.
“Especialidades como cirurgia geral e medicina interna abordarão situações comuns no doente crónico e como abordá-las. Pretendemos sensibilizar para o reconhecimento precoce de situações que devem levar a acionar os serviços de emergência, e também para a diminuição de episódios de urgência desnecessários. Serão também abordadas as questões da psicologia do Cuidador Informal que, muitas vezes, se esquece de cuidar de si próprio. Os cuidados gerais à pessoa que está a receber cuidados são todos de extrema importância, desde a simples organização do processo clínico, passando pela alimentação específica a cada pessoa, até saber socorrer em caso de urgência”, detalhou Paulo Martins.
Os oradores foram escolhidos tendo em conta a “experiência profissional e formativa, a abrangência de áreas em saúde e a ligação ao concelho e à região”. Além das palestras, os participantes terão direito a um kit de participação, acesso a workshops sobre temas práticos e poderão conhecer empresas que comercializam material de apoio às famílias, artigos ortopédicos e nutricionais.
Apesar de ser um estatuto já reconhecido pelo Estado, o cuidador informal continua a ser refém da fadiga, por vezes, crónica. “No nosso País, infelizmente, ainda há um longo caminho para percorrer. Instituições, tais como as autarquias e entidades de saúde locais, têm colocado à disposição dos cuidadores informais uma panóplia de apoios e serviços sociais e de formação em saúde, no entanto, nem sempre é possível dar descanso aos cuidadores informais. Esta é uma das lacunas às quais ainda não se encontrou uma solução acessível a todos”, sublinhou Paulo Martins.
As Jornadas começam às 09h00 de 2 de novembro, dia em que haverá sete palestras e workshops, até às 17h00. No segundo dia, as atividades decorrem das 09h00 às 12h00. A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas numa das farmácias do concelho.

Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...