quant
Fique ligado

Edição 443

Esmiuçar os resultados das Autárquicas 2013

Avatar

Publicado

em

Muitas das análises feitas aos resultados das últimas eleições, estão inquinadas pelo desejo escondido dos “media”, que desejavam ver o governo e as suas políticas, e a “troika” e as suas exigências, a serem penalizados pelos eleitores. Ao esmiuçar os resultados das Autárquicas 2013, constata-se que as eleições se realizaram num cenário altamente favorável para a oposição. É inquestionável que o PS venceu, mas não ganhou o país, pois embora tenha aumentado o número de Câmaras Municipais, em relação às anteriores eleições autárquicas de 2009, perdeu em todas as capitais do distrito, excetuando Lisboa.

É óbvio que os grandes perdedores das eleições autárquicas são o PSD e o Bloco de Esquerda, que foi pulverizado do mapa autárquico. Já a CDU e o CDS/PP cresceram em votação, câmaras e mandatos. O CDS interrompeu o declínio autárquico que acontecia desde 1987. O PS, teve apenas uma pequena vitória, pois também não teve mais Vereadores e teve menos percentagem (1,42%) e menos votos (menos 273.638), numa realidade em que os eleitores inscritos eram mais. A história diz-nos que vencer a um presidente de câmara, no seu primeiro mandato, acontece uma vez em 600 e o PS da Trofa perdeu, para a Coligação PSD/CDS, mesmo com inaugurações de obras no último mês. Alguns autarcas ainda pensavam que o povo português anda a dormir e gastaram perto de 30 milhões de euros nos últimos dias antes das eleições. Uma habilidade das antigas, que não resultou. Também houve vitórias com sabor a derrotas, pois alguns candidatos saltaram para onde estava o poder municipal e no decorrer da campanha eleitoral até disseram “cobras e lagartos” do candidato opositor à câmara municipal, só que foi este quem ganhou. Um enorme erro de casting!?! E agora, como vai ser? Vão engolir sapos vivos ou vão saltar de novo para o outro lado?

Publicidade

Em 2013 houve mais 120.061 eleitores inscritos do que em 2009, a abstenção cresceu mais 658.711 eleitores, os brancos e nulos foram mais 276.355 e os votos validamente expressos, menos 715.005. É preciso, urgentemente, fazer uma reflexão sobre a abstenção, os votos nulos e em branco. O PS preside a mais 18 câmaras municipais (150 vs 132), o PSD preside a menos 33 (106 vs 139), a CDU preside a mais 6 câmaras municipais (34 vs 28), os Independentes ganharam 7 novas câmaras (13 vs 6), o CDS preside a mais 4 câmaras (5 vs 1) e o BE perdeu a única Câmara Municipal que presidia.

O PSD teve, nestas eleições autárquicas, um record interessante, ganhou com a maior maioria uma câmara municipal com 83,12% (Pampilhosa da Serra). Alguns Concelhos elegerem o seu presidente com menos de 30% dos votos, como é o caso de Sintra, que teve 60% de abstenção e elegeu o seu presidente de câmara com apenas 26,8% dos votos (apenas 1 em cada 10 sintrenses é que votou no seu novo presidente). Em cerca de 3.400 eleições para câmaras municipais, desde 1976, apenas 14 vezes um candidato foi eleito com menos de 30% dos votos. Apesar da lei da paridade, as mulheres presidente ainda são uma minoria, com apenas 23 Câmaras Municipais (7,4%) e os homens presidem a 285 Câmara Municipais (92,6%),

Estas eleições acabaram por “abafar” excelentes notícias para Portugal, como foram as diversas vitórias desportivas de: Emanuel Silva (canoagem); João Sousa (ténis); Miguel Oliveira (motociclismo); Lenine Cunha (paralímpico); Rui Costa (Ciclismo), que se sagrou Campeão do Mundo, ao vencer a prova de fundo dos Mundiais de Itália, em Florença (foi a primeira vez que um ciclista português ganhou o Mundial) e o tenista português João Sousa (Ténis), que venceu o torneio Kuala Lumpur, na capital da Malásia (foi o primeira tenista português a vencer um torneio ATP). Estas eleições também acabaram por “abafar” a oitava e nona avaliações da “troika”, que foram ultrapassadas com sucesso. Uma notícia pouco “badalada”, mas importantíssima pelo facto de Portugal estar mais próximo de recuperar a soberania (ainda há caminho a percorrer, mas compreende-se o trajeto e a caminhada). Feitos importantes, que passaram um pouco despercebidos. Infelizmente!

Fazer leituras nacionais dos resultados eleitorais autárquicos é menosprezar o poder local e a democracia. Querer tirar ilações nacionais é não saber respeitar eleitores, é não saber respeitar o poder local, é não saber respeitar a democracia. Mas, pode-se verificar que os partidos políticos que assinaram o Memorando de Entendimento com a “Troika”, PS, PSD e CDS/PP mantiveram, nestas eleições autárquicas, a mesma percentagem de votos que tiveram nas eleições legislativas, com 2/3 dos votos dos portugueses. É significativo! O povo português não se deixa enganar e sabe o que quer. Mais uma vez o demonstrou!

José Maria Moreira da Silva

moreira.da.silva@sapo.pt

www.moreiradasilva.pt

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...