Edição 781
Escrita com Norte: Ressaca de um aniversário
“Por estas coisas e outras, há quem diga que sou uma pessoa à moda antiga, se calhar para não dizerem estranho (ou parolo), e a todas as trezentas e quarenta e quatro pessoas que me felicitaram através do FB, sete amigos, trinta bons conhecidos, setenta e três conhecidos, duzentos conhecidos de vista e restantes desconhecidos, pelo meu aniversário, agradeci um a um pela lembrança.”


Apesar de termos poucos dias de 2023, temos passos firmes no século 21, e tendo eu nascido no século 20, na década de 70, e curtido o bom e o mau dos anos 80, mantenho hábitos do século 19. Há igualdades de género (para mim de sexo) que não me interessam, para mim, uma senhora é uma senhora! Continuo a abrir-lhes a porta, a dar-lhes a passagem, a cuidar a linguagem, a oferecer o meu lugar, … e apesar de achar que sou um espécime em vias de extinção, começo a ver jovens, que, apesar das modernices de igualdade de género (para mim de sexo), têm igual comportamento. Começava a julgar-me estranho, adjectivo que utilizo para mim, para substituir o adjectivo parolo.
Há poucos dias, no dia seguinte ao meu aniversário, numa fila de trânsito, tive o comportamento normalmente estranho (parolo) em mim. Com um pisca-pisca, sinalizo assertivamente a minha mudança de direcção e ouço a buzina do carro que me seguia, dando-me indicação para parar. Estacionei e sou abraçado pelo condutor desse carro… também ele dá o “pisca”, quando conduz. Trocamos os números de telefone!
Por estas coisas e outras, há quem diga que sou uma pessoa à moda antiga, se calhar para não dizerem estranho (ou parolo), e a todas as trezentas e quarenta e quatro pessoas que me felicitaram através do FB, sete amigos, trinta bons conhecidos, setenta e três conhecidos, duzentos conhecidos de vista e restantes desconhecidos, pelo meu aniversário, agradeci um a um pela lembrança.
Algumas boas mentiras diziam, “Não te dava mais de quarenta e dois”, e crente (e contente), ao telefone, partilhei com a minha mãe:
– Mamã, havia quem não me desse mais de quarenta e dois!
– Essa gente está tola meu filho! Se não tivesse sido eu a ter-te, não te dava mais de trinta e oito.
– Tens razão, mamã! No máximo, quarenta!
– Estás tolo, meu filho! Trinta e oito.
…
Mas ontem, ao final do dia, depois de ler o título de um estudo, que dizia que elas acham os carecas mais atraentes (e eu que nem entradas tenho), sou atingido por um relâmpago de realismo, sob a forma de mensagem, enviada pelo meu amigo Miguel Paredes:
“Meu caro, parabéns atrasados pelo aniversário. Se eu fosse gaja, diria que cada vez estás melhor, mais elegante, mais charmoso, mais… Como sou gajo, digo que estás velho e mais gordo que uma vaca!!! Um forte abraço!”
Estou velho e acabado! E amanhã, pela manhãzinha, vou ligar à minha mãe!
Edição 781
Memórias e Histórias da Trofa: As aventuras de Manoel Dias da Costa Reis
“Era o soldado n.º 117 da sua unidade, estava no Batalhão de Sapadores do Caminho de Ferro.”


Decorre o ano de 2023, está passado um pouco mais de um século desde o fim da Primeira Guerra Mundial que iria deflagrar, sobretudo, na Europa e marcar, profundamente, o futuro político, social e económico deste continente.
(mais…)Edição 781
Nova direção dos Bombeiros avança com investimentos de 900 mil euros
Luís Elias foi reconduzido na presidência da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Trofa para mais um biénio. Cabeça de lista da única lista candidata, avança para o terceiro mandato consecutivo no cargo, com investimentos que chegam aos 900 mil euros.


Luís Elias foi reconduzido na presidência da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Trofa para mais um biénio. Cabeça de lista da única lista candidata, avança para o terceiro mandato consecutivo no cargo, com investimentos que chegam aos 900 mil euros. (mais…)

Já é assinante? Inicie sessão
Não é Assinante? Clique aqui e assine os nossos conteúdos a partir de 1 euro
-
Assinatura em pdf3 dias atrás
Edição 782 do Jornal O Notícias da Trofa
-
Trofa3 dias atrás
Colisão entre camião e autocarro em Alvarelhos
-
Edição 7812 semanas atrás
S. Gonçalo: esta sexta-feira começa a festa em Covelas
-
Falecimentos2 semanas atrás
Falecimento – Padre Casimiro Nuno Oliveira Torres
-
Falecimentos1 semana atrás
Falecimento: Fernando Amorim Moreira
-
Região6 dias atrás
Multidão na pista de Guilhabreu para ver espetáculo de drift
-
Trofa2 semanas atrás
Trofa: Professores continuam em luta
-
Desporto2 semanas atrás
Trofa recebeu a edição de 2023 da S.Silvestre