quant
Fique ligado

jonati

Edição 781

Escrita com Norte: Ressaca de um aniversário

“Por estas coisas e outras, há quem diga que sou uma pessoa à moda antiga, se calhar para não dizerem estranho (ou parolo), e a todas as trezentas e quarenta e quatro pessoas que me felicitaram através do FB, sete amigos, trinta bons conhecidos, setenta e três conhecidos, duzentos conhecidos de vista e restantes desconhecidos, pelo meu aniversário, agradeci um a um pela lembrança.”

Publicado

em

Apesar de termos poucos dias de 2023, temos passos firmes no século 21, e tendo eu nascido no século 20, na década de 70, e curtido o bom e o mau dos anos 80, mantenho hábitos do século 19. Há igualdades de género (para mim de sexo) que não me interessam, para mim, uma senhora é uma senhora! Continuo a abrir-lhes a porta, a dar-lhes a passagem, a cuidar a linguagem, a oferecer o meu lugar, … e apesar de achar que sou um espécime em vias de extinção, começo a ver jovens, que, apesar das modernices de igualdade de género (para mim de sexo), têm igual comportamento. Começava a julgar-me estranho, adjectivo que utilizo para mim, para substituir o adjectivo parolo.
Há poucos dias, no dia seguinte ao meu aniversário, numa fila de trânsito, tive o comportamento normalmente estranho (parolo) em mim. Com um pisca-pisca, sinalizo assertivamente a minha mudança de direcção e ouço a buzina do carro que me seguia, dando-me indicação para parar. Estacionei e sou abraçado pelo condutor desse carro… também ele dá o “pisca”, quando conduz. Trocamos os números de telefone!
Por estas coisas e outras, há quem diga que sou uma pessoa à moda antiga, se calhar para não dizerem estranho (ou parolo), e a todas as trezentas e quarenta e quatro pessoas que me felicitaram através do FB, sete amigos, trinta bons conhecidos, setenta e três conhecidos, duzentos conhecidos de vista e restantes desconhecidos, pelo meu aniversário, agradeci um a um pela lembrança.
Algumas boas mentiras diziam, “Não te dava mais de quarenta e dois”, e crente (e contente), ao telefone, partilhei com a minha mãe:

– Mamã, havia quem não me desse mais de quarenta e dois!

– Essa gente está tola meu filho! Se não tivesse sido eu a ter-te, não te dava mais de trinta e oito.

– Tens razão, mamã! No máximo, quarenta!

– Estás tolo, meu filho! Trinta e oito.

Mas ontem, ao final do dia, depois de ler o título de um estudo, que dizia que elas acham os carecas mais atraentes (e eu que nem entradas tenho), sou atingido por um relâmpago de realismo, sob a forma de mensagem, enviada pelo meu amigo Miguel Paredes:
“Meu caro, parabéns atrasados pelo aniversário. Se eu fosse gaja, diria que cada vez estás melhor, mais elegante, mais charmoso, mais… Como sou gajo, digo que estás velho e mais gordo que uma vaca!!! Um forte abraço!”
Estou velho e acabado! E amanhã, pela manhãzinha, vou ligar à minha mãe!

Continuar a ler...

Edição 781

Memórias e Histórias da Trofa: As aventuras de Manoel Dias da Costa Reis

“Era o soldado n.º 117 da sua unidade, estava no Batalhão de Sapadores do Caminho de Ferro.”

Publicado

em

Decorre o ano de 2023, está passado um pouco mais de um século desde o fim da Primeira Guerra Mundial que iria deflagrar, sobretudo, na Europa e marcar, profundamente, o futuro político, social e económico deste continente.

(mais…)
Continuar a ler...

Edição 781

Nova direção dos Bombeiros avança com investimentos de 900 mil euros

Luís Elias foi reconduzido na presidência da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Trofa para mais um biénio. Cabeça de lista da única lista candidata, avança para o terceiro mandato consecutivo no cargo, com investimentos que chegam aos 900 mil euros.

Publicado

em

Luís Elias foi reconduzido na presidência da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Trofa para mais um biénio. Cabeça de lista da única lista candidata, avança para o terceiro mandato consecutivo no cargo, com investimentos que chegam aos 900 mil euros. (mais…)

 

Já é assinante? Inicie sessão

Não é Assinante? Clique aqui e assine os nossos conteúdos a partir de 1 euro

 

Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Pode ler também...

} a || (a = document.getElementsByTagName("head")[0] || document.getElementsByTagName("body")[0]); a.parentNode.insertBefore(c, a); })(document, window);