Edição 781
O Heitor quer espalhar a magia da leitura pelas escolas
O “Heitor, O Urso Leitor” quer espalhar a magia da leitura pelas escolas do concelho. O projeto da Associação de Pais e Encarregados de Educação da EB1/JI de Bairros foi distinguido no concurso “Escola Amiga da Criança”, uma iniciativa conjunta da CONFAP, da LEYA e do psicólogo Eduardo Sá.


O “Heitor, O Urso Leitor” quer espalhar a magia da leitura pelas escolas do concelho. O projeto da Associação de Pais e Encarregados de Educação da EB1/JI de Bairros foi distinguido no concurso “Escola Amiga da Criança”, uma iniciativa conjunta da CONFAP, da LEYA e do psicólogo Eduardo Sá.
Parece um urso de peluche como outro qualquer, mas não é um urso de peluche como outro qualquer. Tem nome, um grande propósito e valeu à Escola Básica e Jardim de Infância de Bairros, pela quarta vez consecutiva, o título de “Escola Amiga da Criança”.
“Heitor, o Urso Leitor” é o nome do projeto que foi iniciado no ano letivo passado e que tem como grande objetivo promover a leitura e a partilha literária inter-escolas. A ideia é que, através da presença da figura simpática do boneco, os alunos se sintam atraídos para viver um momento entre livros.
A primeira paragem do Heitor foi, naturalmente, na Escola de Bairros, onde “partilhou” histórias com todas as turmas do estabelecimento, contando com o contributo de um elemento da Associação de Pais. As crianças descobriram que o que faz do Heitor especial é o facto de, na barriga, ter um “espaço mágico”, onde os pequenos leitores podem colocar uma sugestão de leitura para os que se seguirem. Foi o que fizeram as turmas do jardim de infância, que, depois de ouvirem a história da presunçosa “Sofia Dias – Atleta Extraordinária”, de Morag Hood, desafiaram os colegas do 1.º e 2.º anos a ouvirem a engraçada aventura de “A Menina Que Não Queria Livros”, de Luísa Ducla Soares. A obra fez tanto sucesso que os alunos quiseram sugerir o mesmo livro às turmas de 3.º e 4.º anos. Decisão acertada, porque os alunos mais velhos também adoraram a história da pequena Leonor, que faz muitas asneiras até perceber, realmente, a função dos livros.
A missão, agora, passa por fazer o Heitor percorrer escolas do concelho da Trofa, com a mesma dinâmica. Na barriga, o urso “cultiva” sugestões de livros para momentos que façam os mais pequenos “colherem” o gosto pela leitura.
O Heitor tem também algumas características peculiares. Tem óculos, como outras crianças que deles precisam, e a presença de uma bola de futebol, num braço, e de um livro, no outro, visa transmitir a ideia de que todos têm vocação para serem leitores, quer gostem de outras atividades, como as desportivas, quer não, desmistificando alguns preconceitos que ainda persistem na sociedade.
“Reconhecendo o excelente trabalho que é feito, nesta matéria, no plano curricular, pelos professores, considera esta Associação de Pais que é muito importante contribuir com os docentes no papel de incentivar as crianças a cultivarem o gosto pela leitura, ajudando-as, desta maneira, a usufruírem das vantagens que a leitura lhes dá, como aumentar a concentração, desenvolver a compreensão, incentivar o lado criativo e a imaginação, reforçar o vocabulário e tomar melhor consciência dos sentimentos e emoções”, reforçou a APEE da EB1/JI de Bairros.
O projeto “Escola Amiga da Criança” é uma iniciativa conjunta da CONFAP (Confederação Nacional das Associações de Pais), da LeYa e do psicólogo Eduardo Sá, que visa distinguir escolas que concebem e concretizam ideias extraordinárias, contribuindo para um desenvolvimento mais feliz da criança no espaço escolar e essencialmente partilhar essas boas práticas.
Edição 781
Memórias e Histórias da Trofa: As aventuras de Manoel Dias da Costa Reis
“Era o soldado n.º 117 da sua unidade, estava no Batalhão de Sapadores do Caminho de Ferro.”


Decorre o ano de 2023, está passado um pouco mais de um século desde o fim da Primeira Guerra Mundial que iria deflagrar, sobretudo, na Europa e marcar, profundamente, o futuro político, social e económico deste continente.
(mais…)Edição 781
Nova direção dos Bombeiros avança com investimentos de 900 mil euros
Luís Elias foi reconduzido na presidência da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Trofa para mais um biénio. Cabeça de lista da única lista candidata, avança para o terceiro mandato consecutivo no cargo, com investimentos que chegam aos 900 mil euros.


Luís Elias foi reconduzido na presidência da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Trofa para mais um biénio. Cabeça de lista da única lista candidata, avança para o terceiro mandato consecutivo no cargo, com investimentos que chegam aos 900 mil euros. (mais…)

Já é assinante? Inicie sessão
Não é Assinante? Clique aqui e assine os nossos conteúdos a partir de 1 euro
-
Assinatura em pdf2 semanas atrás
Edição 782 do Jornal O Notícias da Trofa
-
Trofa2 semanas atrás
Colisão entre camião e autocarro em Alvarelhos
-
Trofa1 semana atrás
Falecimento de Henrique Jorge da Silva Guedes
-
Trofa1 semana atrás
Quim Barreiros e Zé Amaro animam Feira Anual da Trofa
-
Trofa1 semana atrás
Despiste em Alvarelhos provoca um ferido
-
Trofa1 dia atrás
GNR apreende 320 mil cigarros na Trofa
-
Edição 7821 semana atrás
Marcada nova greve dos motoristas da Transdev e Ave Mobilidade
-
Falecimentos2 semanas atrás
Falecimento de Carlos Manuel da Cunha Peixoto