quant
Fique ligado

Edição 781

O Heitor quer espalhar a magia da leitura pelas escolas

O “Heitor, O Urso Leitor” quer espalhar a magia da leitura pelas escolas do concelho. O projeto da Associação de Pais e Encarregados de Educação da EB1/JI de Bairros foi distinguido no concurso “Escola Amiga da Criança”, uma iniciativa conjunta da CONFAP, da LEYA e do psicólogo Eduardo Sá.

Avatar

Publicado

em

O “Heitor, O Urso Leitor” quer espalhar a magia da leitura pelas escolas do concelho. O projeto da Associação de Pais e Encarregados de Educação da EB1/JI de Bairros foi distinguido no concurso “Escola Amiga da Criança”, uma iniciativa conjunta da CONFAP, da LEYA e do psicólogo Eduardo Sá.

Parece um urso de peluche como outro qualquer, mas não é um urso de peluche como outro qualquer. Tem nome, um grande propósito e valeu à Escola Básica e Jardim de Infância de Bairros, pela quarta vez consecutiva, o título de “Escola Amiga da Criança”.
“Heitor, o Urso Leitor” é o nome do projeto que foi iniciado no ano letivo passado e que tem como grande objetivo promover a leitura e a partilha literária inter-escolas. A ideia é que, através da presença da figura simpática do boneco, os alunos se sintam atraídos para viver um momento entre livros.
A primeira paragem do Heitor foi, naturalmente, na Escola de Bairros, onde “partilhou” histórias com todas as turmas do estabelecimento, contando com o contributo de um elemento da Associação de Pais. As crianças descobriram que o que faz do Heitor especial é o facto de, na barriga, ter um “espaço mágico”, onde os pequenos leitores podem colocar uma sugestão de leitura para os que se seguirem. Foi o que fizeram as turmas do jardim de infância, que, depois de ouvirem a história da presunçosa “Sofia Dias – Atleta Extraordinária”, de Morag Hood, desafiaram os colegas do 1.º e 2.º anos a ouvirem a engraçada aventura de “A Menina Que Não Queria Livros”, de Luísa Ducla Soares. A obra fez tanto sucesso que os alunos quiseram sugerir o mesmo livro às turmas de 3.º e 4.º anos. Decisão acertada, porque os alunos mais velhos também adoraram a história da pequena Leonor, que faz muitas asneiras até perceber, realmente, a função dos livros.
A missão, agora, passa por fazer o Heitor percorrer escolas do concelho da Trofa, com a mesma dinâmica. Na barriga, o urso “cultiva” sugestões de livros para momentos que façam os mais pequenos “colherem” o gosto pela leitura.
O Heitor tem também algumas características peculiares. Tem óculos, como outras crianças que deles precisam, e a presença de uma bola de futebol, num braço, e de um livro, no outro, visa transmitir a ideia de que todos têm vocação para serem leitores, quer gostem de outras atividades, como as desportivas, quer não, desmistificando alguns preconceitos que ainda persistem na sociedade.
“Reconhecendo o excelente trabalho que é feito, nesta matéria, no plano curricular, pelos professores, considera esta Associação de Pais que é muito importante contribuir com os docentes no papel de incentivar as crianças a cultivarem o gosto pela leitura, ajudando-as, desta maneira, a usufruírem das vantagens que a leitura lhes dá, como aumentar a concentração, desenvolver a compreensão, incentivar o lado criativo e a imaginação, reforçar o vocabulário e tomar melhor consciência dos sentimentos e emoções”, reforçou a APEE da EB1/JI de Bairros.
O projeto “Escola Amiga da Criança” é uma iniciativa conjunta da CONFAP (Confederação Nacional das Associações de Pais), da LeYa e do psicólogo Eduardo Sá, que visa distinguir escolas que concebem e concretizam ideias extraordinárias, contribuindo para um desenvolvimento mais feliz da criança no espaço escolar e essencialmente partilhar essas boas práticas.

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...