quant
Fique ligado

Edição 601

Escreve… Mesmo que não voltes a ler

Publicado

em

Publicidade

Esta semana “tropecei” num artigo que continha algumas dicas sobre como ser mais organizado diariamente, na nossa vida.
Um dos conselhos falava, precisamente, da escrita. Dizia o ponto do tal artigo para escrevermos o que vamos fazer, mesmo que não voltemos a lê-lo. A ideia por trás desta atitude é a de que, quando escrevemos o que pensamos, conseguimos memorizar mais facilmente, fazer uma espécie de uma nota mental mais forte do que o simples “tenho de me lembrar de…”.
Como é hábito, tentei levar esta questão ao extremo e pensar em mais utilidades desta atitude, assumindo que é verdadeira. A mais simples que me surgiu prende-se com o estudo, com a aquisição de conhecimento. A forma mais básica de estudarmos algo, quer na escola, quer na vida em geral, será a fazer resumos. Muitos podem questionar a utilidade, em termos de tempo perdido (como eu), mas não tenho dúvidas de que ajudará a memorizar.
Tudo isto me parece, no entanto, demasiado simplista para aquilo que acho que a escrita pode fazer por nós.
Conversava com uma amiga recentemente (obrigado, Inês) sobre a escrita e a leitura e falávamos de como, provavelmente, escrever poderá ajudar pessoas que tenham graves problemas psicológicos, como, por exemplo, a depressão. Não que cure a doença, como é óbvio, mas que ajude. Que torne as coisas mais leves. E eu acredito que haja mesmo alguma verdade nisto.
Vejamos. Não conheço os números atuais sobre a depressão, quer a nível nacional, quer a nível mundial. Mas não preciso para me focar no ponto que acho mais essencial: somos cada vez mais queixosos. Estamos constantemente a emitir juízos de valor negativos sobre as pessoas que nos rodeiam, sobre o meio em que estamos inseridos, sobre o mundo em que vivemos. E, quando as coisas correm mal, arranjamos uma mão cheia de bodes expiatórios. O leitor pense comigo: se pudesse ter acesso a todos os seus pensamentos diários, sobre tudo e mais alguma coisa, sobre as pessoas, sobre o trabalho, sobre as notícias, essa leitura seria deprimente ou feliz? Haverá as exceções, como sempre. Mas na grande maioria (e contra mim falo, muitas vezes) teria uma leitura deprimente.
Não podemos desvalorizar os efeitos que um permanente queixume traz às nossas vidas. É um ciclo vicioso e, quando damos por nós, estamos presos. Presos numa espécie de tornado de pensamentos e de acontecimentos negativos. Quando podemos ter – por mínimo que seja – um impacto nisso.
Portanto, caro leitor, escreva os seus pensamentos. Quando estiver irritado, escreva. Mesmo que não volte a ler.
Livro da Quinzena: O Matemático Disfarçado, Michael Starbird. Sou completamente a favor de sairmos da nossa zona de conforto na vida em geral e… na leitura em particular. O último livro que li alia a matemática ao humor inteligente e quebra alguns dogmas e alguns conceitos demasiado profundos que temos sobre os números e sobre a matemática. Vale a pena!

Literariamente, estamos conversados.

Continuar a ler...
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Edição 601

It Style abriu portas na Trofa e em Guimarães

Publicado

em

Publicidade

A It Style chegou à Trofa. A loja, situada na Rua Conde S. Bento, no coração da cidade, abriu as portas no primeiro dia de dezembro.
Uma marca que se insere “num segmento de maquilhagem low cost, com uma excelente qualidade”. Ana Sá é trofense e achou que era uma lacuna da Trofa não ter nenhum espaço comercial “com este conceito exclusivo de maquilhagem”. Um batom, um rimel ou uma sombra são pormenores que todas as meninas se habituam a ver desde pequenas ou porque a mãe usa diariamente ou porque a avó não sai à rua sem o tal ‘pó de arroz’. Na It Style “todos os artigos têm ótima pigmentação, bem como longa duração e altas coberturas”, afirmou Ana Sá.
Baixo custo e alta qualidade são os padrões que definem a It Style que na Trofa tem ao dispor de todos os clientes, além de uma vasta gama de produtos, “serviços de maquilhagem (flash, dia, noite e para noivas), executadas por uma maquilhadora profissional, bem como de workshops de maquilhagem”.
A imagem é uma preocupação para a generalidade das mulheres. As da Trofa não são exceção. Para Ana Sá, “o conceito de beleza cada vez mais se aproxima de bem-estar e saúde, uma vez que a maquilhagem pode ser usada como forma de embelezamento, mas também como forma corretiva e aí já falamos de conceito de saúde e bem estar”, realçou a gerente. Com produtos a custar entre os 3.95 euros, como batons, sombras ou lápis, e os 6.90 euros, por exemplo serviço de maquilhagem flash, na It Style poderá encontrar alguns dos seus presentes de Natal. Porque não oferecer a alguém especial um workshop de maquilhagem? Na It Style tem workshops a partir de 9.90 euros. Aproveite ainda as campanhas promocionais de Natal e “na compra de 50 euros em artigos pode usufruir do workshop de automaquilhagem por 9.90 euros, sendo que este tem o valor de 29.90 euros”, informou Ana Sá. Além disso, muitos dos artigos encontram-se neste momento em promoção. Visite o novo espaço comercial da Trofa e “este Natal ofereça beleza”. Paletas de sombras e novidades para esta data especial podem ser encontradas na sua loja de eleição.
Enquanto a equipa da It Style aguarda a sua visita, deixa-lhe as tendências para esta estação: “Neste inverno voltamos à década de 90 e ao estilo gótico sexy (batons escuros e pestanas longas). Daremos ênfase à técnica strobing (iluminar os pontos altos do rosto), os batons mate cores de vinho, ameixa, cereja e o arrojado e clássico vermelho serão tendência este inverno. Para um look mais dramático poderá recorrer ao batom preto. Para os olhos, o eyeliner nunca sai da moda e este inverno a tendência será desenhar dois em vez de um, tornando o olhar mais sexy. O glitter, para fazer a alegria das mais exuberantes e em várias cores, o esfumado e smokey eyes metálicos serão também tendência”.
Mas as novidades não ficam por aqui. A loja da Trofa não foi caso único, porque a marca também viajou para a cidade Berço. O Largo Navarros de Andrade, em Guimarães, conta também, desde 19 de novembro, com uma loja It Style. Por gostar muito da cidade e por pretender “projetar a marca na zona Norte”, Ana Sá viu em Guimarães uma boa opção “para começar este projeto”. Na loja de Guimarães poderá encontrar diversos serviços: design sobrencelhas, microblading, permanente e extensão de pestanas, maquilhagem ao domicílio, tratamento de corpo e rosto, manicure, pedicure, epilação, depilação, massagens ou cavitação são algumas das opções.
Visite as lojas da Trofa e Guimarães e sinta-se mais bonita. Para mais informações pode visitar as páginas do Facebook da It Style Trofa e It Style Guimarães ou contacte o 912 023 085.

Continuar a ler...

Edição 601

Inaugurado o Polo Cultural Professor Moutinho Duarte (c/ vídeo)

Publicado

em

Publicidade

Escreveu-se mais uma página na história do edifício da Junta de Freguesia do Muro, existente há 104 anos, através do tributo prestado a Manuel Moutinho Duarte: a criação do Polo Cultural Professor Moutinho Duarte.

A ideia de criar esta nova valência cultural surgiu quando o murense Moutinho Duarte manifestou vontade de doar todo o seu acervo, nomeadamente 12 cadernos culturais, que reúnem 50 anos dedicados à investigação e ao conhecimento da história local, juntamente com quatro dezenas de obras relacionadas com a história da Trofa e de Santo Tirso. O Polo Cultural foi inaugurado no dia 8 de dezembro e o auditório da Junta de Freguesia foi pequeno para acolher as muitas famílias que quiseram conhecer um pouco mais sobre a sua história.
Para Moutinho Duarte, o executivo da Junta de Freguesia do Muro deu “uma projeção, uma amplitude, um tratamento e uma visualidade” ao seu trabalho que “não pretendia”, mas que “enriqueceu os cadernos culturais”. O professor, como é carinhosamente conhecido, contou que decidiu doar o seu acervo para “tentar corresponder” aos pedidos da comunidade, “nomeadamente dos estudantes, que pretendiam saber alguma coisa sobre o passado desta terra”. Assim, em vez de se dirigirem a sua casa, a comunidade tem agora “à disposição” um local onde podem consultar para fazer “alguns trabalhos que são pedidos para a escola”.
Com o seu trabalho de 50 anos, Moutinho Duarte espera que “as pessoas conheçam e reconheçam o interesse que as coisas do passado têm”, para que estejam “mais motivadas para as defenderem e preservarem”. O professor esclareceu ainda que vai precisar de “mais 50 anos para concluir aquilo que pretende” na investigação da nossa história.
O presidente da Junta de Freguesia do Muro, Carlos Martins, mencionou que nesta cerimónia, Moutinho Duarte conseguiu alterar “dois dias do ano que não se podem mudar: o ontem e o amanhã”. “Conseguiu mostrar às famílias de onde vieram e criar um trabalho que fique para as gerações existentes e vindouras, para que, daqui a 50, cem ou 200 anos, percebam de onde é que vieram e preservarem este património, que de facto é cultural e enriquecedor, principalmente para a freguesia do Muro, para o concelho e para a região”, frisou.
Carlos Martins acredita que a comunidade vai ter “curiosidade de ver” o Polo Cultural e, prova disso, é que esgotaram a venda dos cadernos sobre as famílias. “É um bom sítio para que as pessoas possam vir consultar os cadernos e os livros relacionados com a freguesia e com os concelhos da Trofa e Santo Tirso. É enriquecedor para a nossa Junta e é um legado que o professor Moutinho nos deixa a todos nós”, concluiu, informando que é possível adquirir os cadernos culturais, que “só têm o custo de encadernação e das fotocópias”.

 

Continuar a ler...

Edição Papel

Edição impressa do jornal O Noticias da Trofa de 23 de março de 2023

Edição impressa do jornal O Noticias da Trofa de 23 de março de 2023

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Pode ler também...