quant
Fique ligado

Crónicas e opinião

Memórias e Histórias da Trofa: A luta pela água em Bougado

Avatar

Publicado

em

Ouvimos afirmações desde há bastante tempo de que a suposta terceira guerra mundial irá ocorrer por causa da água, ou melhor, da falta dela.
Há praticamente cem anos, ou, para ser mais preciso, 93 anos, na Trofa, a sociedade encontrava-se num grande alvoroço, até mesmo com detenções, tudo motivado pela água.
Numa fase em que, por vezes, a força de um braço e um instinto mais felino fazia movimentar a sociedade e até desbloquear as situações mais complexas, a situação na Trofa poderia estar próxima de grandes motins.
José da Costa Ferreira de Oliveira, importante proprietário de Lantemil, iria, a pedido dos moradores da Trofa, ao Comando da Região Militar do Porto para pedir providências sobre a mudança dos lavadouros públicos e também da água pública daquela aldeia.
Acabaria por entregar documentação ao subordinado direto do comandante, esperando que a situação se resolvesse da melhor maneira. Contudo, dias depois, iria ser chamado à Administração Municipal e seria detido, no dia 16 de abril de 1928.
A sua detenção iria decorrer durante dois dias, causando grande alvoroço nos lugares de Lantemil e Cedões.
O povo estava a ficar cada vez mais revoltado em virtude da mudança dos lavadouros e também dos pontos de água pública, ficando vários caminhos intransitáveis o que fazia com que os protestos fossem subindo de tom, juntando-se, num desses momentos, cerca de 80 pessoas com a presença de um advogado para apoiar aquela luta junto das instâncias superiores.
Passado, aproximadamente, um mês destes acontecimentos, a população de Santiago de Bougado iria receber a visita de elementos da Câmara Municipal de Santo Tirso para tentar sanar a situação e colocar um ponto final naquele conflito, todavia, a situação iria não correr pelo melhor e, rapidamente, após um discurso menos feliz de um elemento da estrutura municipal, o povo iria, novamente, exaltar-se, obrigando-o a retirar-se, à pressa, do local.
A situação iria manter-se, de novo, instável e acabaria, possivelmente, por se resolver através de um retrocesso das medidas governativas, escutando o povo, ou até mesmo o comodismo da população que cederia aos intentos governativos.
As notícias iriam desaparecer relativamente a estes acontecimentos, mantendo-se possivelmente num mistério por mais algumas pesquisas de futuro.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...