quant
Fique ligado

Ano 2011

Escola Secundária apresentou oferta formativa (c/ vídeo)

Avatar

Publicado

em

 Escola Secundária da Trofa apresentou as diversas ofertas formativas que tem aos dispor dos jovens.

Longe vão os tempos em que os alunos apenas podiam optar entre humanidades ou ciências. A Escola Secundária da Trofa abriu as portas à comunidade para dar a conhecer a oferta formativa que tem disponível para os jovens. Entre cursos profissionais ou ensino recorrente, as opções são muitas e foram apresentadas ao longo do dia 4 de maio, que terminou com uma sessão de esclarecimento no anfiteatro do estabelecimento de ensino.

“Todos os anos, existem cursos que se mantêm e outros que são novidade, já que vamos refrescando um pouco a oferta formativa”, explicou Fernanda Ferraz, responsável da Equipa de Orientação Escolar e Profissional da Secundária da Trofa.

Muitos acompanhados pelos encarregados de educação, os jovens assistiam atentos às explicações sobre os diversos cursos. A escola abrange o 3º Ciclo de Ensino Básico (7º, 8º e 9º anos) e o Ensino Secundário, até ao 12º ano. Até ao 9º ano, os alunos podem optar pelo ensino regular ou por Cursos de Educação e Formação (CEF), como Empregado Comercial, Operador de Informática ou de Jardinagem.

Este ano, a novidade dos cursos profissionais é o de Técnico de Restauração, Restaurante e Bar: “Pensamos que no nosso concelho, esta formação tem todo o potencial para ter sucesso”. “É um curso interessante, os alunos já estão a desenvolver algumas iniciativas”, acrescentou.

Para o próximo ano letivo existem também os cursos de Técnico de Informática de Gestão e Técnico de Organização de Eventos.

Também a nível do ensino secundário, os jovens têm um leque variado de opções, entre os cursos cientifico-humanísticos e os profissionais. A formação em áreas como a informática “tem muita procura” e que, por isso, são mantidos todos os anos. Outras formações vão sendo ajustadas às necessidades dos jovens: “Este ano, deixou de existir o Curso Tecnológico de Desporto, que foi substituído pelo Curso Técnico de Gestão Desportiva”, explicou Fernanda Ferraz, que assumiu que a Escola Secundária tem feito, “ano após ano, uma aposta cada vez maior no ensino profissional”.

A equipa de orientação escolar da Secundária da Trofa estuda, anualmente, quais os cursos que devem abrir no ano letivo seguinte. “Nós não escolhemos a oferta formativa de cada ano só pelo nome dos cursos ou porque achamos que é interessante. Fazemos um trabalho de base, com levantamento das necessidades e analisámos o diagnóstico concelhio efetuado pela Plataforma para a Qualificação e Formação para preparar cada ano”, garantiu a responsável.

Publicidade

As obras ainda estão a decorrer, mas Fernanda Ferraz garante que depois da renovação da escola “há a possibilidade de surgirem novas opções de formação”. O curso de empregado de bar já foi idealizado a pensar nas futuras infraestruturas do estabelecimento, que vão incluir “uma cozinha equipada com todo o material necessário”, proporcionando “todas as condições para que estes cursos funcionem perfeitamente”.

{fcomment}

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...