Há “uns dez dias”, Manuel Teixeira, morador na Avenida S. Cristóvão, no Muro, avistou “umas vespas” que pensava que “era do lado do vizinho”, mas veio a constatar que o ninho estava situado no cimo de uma das janelas do quarto do filho.
Em conversa com “uns amigos sobre o tamanho” dos insetos, estes comentaram que poderiam ser vespas asiáticas. “Mal disseram isso ligamos à Proteção Civil e mal entramos no site vimos que havia mais casos no concelho da Trofa”, contou.
Na noite desta terça-feira, 5 de agosto, o ninho foi exterminado pelo apicultor José Silva. Este “teria 30 centímetros”, já “um terço do que estava” quando foi descoberto.
Como o ninho estava por cima da janela do quarto do filho, esta “não podia ser aberta”, mas, mesmo assim, o morador chegou a encontrar “algumas dentro de casa”, nomeadamente “na cozinha, quarto do filho e na garagem”. “A que apareceu no quarto acabou por sair, as outras matei-as dentro de casa, sem saber o quão perigosas eram”, referiu.
Quando detetarem um ninho de vespa velutina, a Proteção Civil da Câmara Municipal da Trofa apela para que a contactem de imediato de forma a mobilizar os meios necessários para proceder à destruição deste tipo de ninhos.