quant
Fique ligado

Ano 2012

Dois novos padres na Trofa

Publicado

em

Pedro Rodrigues, natural de S. Martinho de Bougado, e José Ricardo Machado, que estagiou na mesma paróquia, foram ordenados presbíteros, no domingo. 

A Sé do Porto foi palco de oito ordenações de presbíteros, no dia 8 de julho. Uma delas foi para Pedro Miguel Amorim Rodrigues, natural de S. Martinho de Bougado, que realizou estágio pastoral em Gondomar. Já José Ricardo Cardoso Machado, natural de Vandoma, Paredes, fez o estágio na paróquia de S. Martinho de Bougado durante três anos, onde deu catequese e celebrou batizados, já durante o período do diaconado, para além de ter lido o evangelho nas missas solenes. A missa nova concelebrada pelos novos presbíteros realiza-se este domingo, 15 de julho, pelas 16 horas, na Igreja Nova, em S. Martinho de Bougado.

A cerimónia, na Sé do Porto, foi marcada por vários ritos litúrgicos como o pedido a Deus através dos santos para que os ordinandos sejam abençoados. Durante todo o cântico da Ladainha de Todos os Santos, os futuros padres prostraram-se em frente do Altar e do Bispo Ordenante, como sinal de humildade e de súplica.

O momento mais emocionante e principal da ordenação é aquele em que o bispo ordenante, D. Manuel Clemente, faz a “imposição das mãos” sobre a cabeça dos ordinandos, gesto repetido de seguida por todos os bispos e sacerdotes presentes. Os ordenados recebem também o “paramento de casula” e o cálice para a consagração do vinho. 

Na homilia das ordenações, D. Manuel Clemente, pediu aos novos presbíteros e diáconos que “com Cristo vos consagrais a Deus, para a consagração do mundo, única missão da Igreja enquanto tal”. “Sereis sacramentos vivos, para um mundo de Deus, onde caibam todos: um mundo que nunca acontecerá enquanto permanecer cativo de si, nos particularismos em que gostosamente se acomoda; mesmo ficando-se cada um pela sua terra, o seu sangue e os seus mortos, motivos consideráveis mas pesados duma “religiosidade” que tarda em sair de si mesma. 

Do que menos precisamos é de um sacerdócio chão e de cristãos indefinidos. Definamo-nos então, para interpelar o ‘mundo’ – o que está fora e o que demora em nós – e o podermos fermentar com o Evangelho autêntico”, frisou.

Publicidade

{fcomment}

Continuar a ler...
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Ano 2012

Verbas da Câmara para as obras da Junta tema da Assembleia

Publicado

em

Por

Na sessão ordinária de dezembro da Assembleia de Freguesia de S. Romão foram aprovados o Plano de Atividades e Orçamento para 2013.
Informação sobre a reunião do executivo e membros da Assembleia de Freguesia com Joana Lima sobre as “transferências deliberadas em maio de 2009 e destinadas à remodelação da Casa Quinta de S. Romão” provocou divergências.

(mais…)

Continuar a ler...

Ano 2012

Assembleia de S. Mamede – Documentos previsionais aprovados com abstenção do PSD

Publicado

em

Por

Na sessão ordinária da Assembleia de Freguesia de S. Mamede do Coronado foram aprovadas, com a abstenção do PSD, as propostas para o Plano de Atividades, PPI, Orçamento e Mapa de Pessoal para 2013.

O Plano de Atividades, o Plano Plurianual de Investimentos (PPI), Orçamento e Mapa de Pessoal para 2013 estiveram em discussão na última Assembleia de Freguesia de S. Mamede do Coronado, que decorreu na quinta-feira, dia 20 de dezembro.

(mais…)

Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também

} a || (a = document.getElementsByTagName("head")[0] || document.getElementsByTagName("body")[0]); a.parentNode.insertBefore(c, a); })(document, window);