quant
Fique ligado

Ano 2011

Dezenas de preciosidades no Museu de Carros Batista Andrade

Avatar

Publicado

em


Museu de Carros Batista Andrade reúne coleção de automóveis antigos deste trofense apaixonado pelas quatro rodas. Filhos continuam a cuidar do legado.

Os pequenos Volkswagen Carocha e o mítico Citroen 2 Cavalos partilham o espaço com verdadeiros ícones do mundo automóvel como um Pontiac Firebird ou um Lancia Lambda, quase considerado a joia da coleção.

Mas existem também alguns carros com história e histórias, como o que, dizem, foi utilizado por António Oliveira Salazar ou o que Miguel Batista ajudou a trazer para casa. Enquanto o pai conduzia, o filho empurrava o carro nas estradas mais inclinadas, pois o motor não aguentava. E foi assim… desde Vila do Conde.

Miguel e Pedro Batista são os conservadores destas verdadeiras joias juntamente com a irmã Camila, cuidam do legado deixado pelo pai, Batista Andrade, que inaugurou em 2003 o Museu, junto à Estrada Nacional 104, em Santiago de Bougado, que conta com 60 carros expostos.

O mais antigo é um Hanomag de 1916 e o mais valioso será um Lancia descapotável. Também o BMW Isetta, cuja porta de entrada é na frente, com o volante incorporado, está representado, assim como um Ford de 1928, “muito usado pela polícia nos Estados Unidos”, com o “banco da sogra” no sítio da mala. Outros exemplares dignos de referência incluem um Lancia Aprilia, cujas portas fecham para o mesmo lado e que dispensa a barra separadora habitual. As viaturas mais compridas tinham entre os bancos da frente e os de trás mais dois pequenos bancos, que poderiam estar fechados e eram conhecidos como sendo os “das crianças”.

“O museu era um sonho do nosso pai, que queria juntar todos os automóveis antigos. O espaço esteve aberto durante dois anos ao sábado e ao domingo, mas acabamos por fechar. Agora, abrimos para quem quiser visitar, continuando a ser de entrada gratuita”, explicaram os filhos.

Os irmãos gostariam de ter o espaço aberto, mas, financeiramente tal “não é possível nesta altura”. Ainda tentaram uma parceria com a autarquia, mas o problema acaba sempre por ser o mesmo: a falta de verbas. A família não quer fazer dos automóveis antigos um negócio e não colocam sequer a hipótese de “vender os carros”, embora considerem algumas “trocas”, se encontrarem alguns exemplares que gostassem de ver na coleção. O único lucro que têm com as relíquias de quatro rodas provém do aluguer que fazem para casamentos ou outras cerimónias.

Batista Andrade começou desde cedo a colecionar os automóveis que agora estão expostos. Quando o primeiro filho nasceu, Batista Andrade comprou um carro. “Costuma dizer-se que nessas alturas se planta uma árvore, ora o meu pai não tinha as árvores, por isso decidiu comprar um automóvel. Entretanto foram nascendo mais irmãos e tomou-lhe o gosto, não por fazer filhos, mas por ter mais carros”, brincou Pedro Batista.

Tudo no museu remete para o mundo automóvel, desde os candeeiros na parede – compostos por pneus e jantes de automóveis – , às taças alinhadas nas prateleiras relembrando provas e bólides de outros tempos, conduzidos também por Batista Andrade.

As paredes foram revestidas com madeira de travessas usadas nas linhas de caminho de ferro e tijolos brancos. O cenário completado por sofás e poltronas de tecido é “acolhedor” e convida à conversa. “O arquiteto do museu foi, de facto, o meu pai”, recorda Miguel Batista.

Publicidade

No museu vai encontrar mais que automóveis, motas, miniaturas, livros e fotos de muitas viaturas… vai encontrar outra paixão do fundador do espaço, esta movida pela fé. Dezenas de imagens de Jesus Cristo enchem a parede e compõem outra coleção de Batista Andrade,

A Trofa é uma terra com gosto pelos automóveis, sobretudo os antigos. O museu Batista Andrade viu também nascer o Clube Trofense de Automóveis Antigos e serviu até de sede nos primeiros meses da associação.

Para visitar o Museu Batista Andrade pode contactar a Câmara Municipal da Trofa, que depois encaminhará o pedido para os responsáveis do espaço. Se preferir pode ainda ligar para a empresa Pastofo, onde também lhe darão as informações necessárias.

Rita Maia

 

{fcomment}

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...