Ano 2007
Deputado comunista questiona Ministério das Obras Publicas sobre a insegurança na Ponte
O deputado Honório Novo da CDU apresentou esta semana na Assembleia da Republica um Requerimento no qual questiona o Ministério das Obras Publicas sobre o alegado mau estado da ponte que atravessa o Rio Trofa na Rua Avelino Padrão, em Santiago de Bougado e que serviu de passagem alternativa, enquanto decorriam as obras na Ponte da Vigenta, na EN 104.

No documento enviado pelo PCP à comunicação social o deputado afirma que "Como consequência desta circulação – e do tempo inaceitavelmente longo, absolutamente exagerado, que demoraram as obras de recuperação da ponte na EN 104 – surgiu a degradação da ponte "alternativa" e sinais mais que evidentes de uma situação perigosa quanto à sustentação e estabilidade desta obra de arte. Esta ponte "alternativa" parece de facto, e segundo todas as opiniões, ter atingido uma situação de quase pré-ruptura. Disso mesmo se têm feito eco as próprias autoridades locais de freguesia, que têm dado sucessivos e repetidos alertas. A situação desta ponte é inequivocamente imputável às obras da ponte Vigenta (na EN 104) e às conveniências (necessidades) do Governo em desviar para ela o trânsito de veículos pesados".
Através do requerimento, Honório Novo solicitou ao Governo que, "por intermédio do Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, se tem ou não conhecimento da situação da ponte, se reconhece ou não a situação de pré- ruptura é consequência do desvio de trânsito pesado motivado pelas obras realizadas pelo Governo na Ponte Vigenta (EN104)". O deputado questiona ainda se "o Ministério, tenciona ou não proceder a uma avaliação técnica da actual situação estrutural,e se pretende vir a comparticipar financeiramente na sua reabilitação e recuperação".


