quant
Fique ligado

Edição 602

Crónica verde – Coronado, a terra do Pai Natal

Avatar

Publicado

em

O Natal já vem a caminho. Com livros. Em papel. Adeus, “e-book”! E esta crónica é verde, pelo que a pasta de papel é oriunda de florestas sustentáveis.
Nestes últimos tempos, alguns acontecimentos literários têm contribuído para a história e identidade do concelho da Trofa. O arranque do Pólo Cultural Professor Moutinho Duarte, na Junta de Junta de Freguesia do Muro, com um assinalável espólio bibliográfico. José Maria Moreira da Silva, sempre com um admirável sentido de solidariedade, acaba de lançar “A História da criação do Concelho da Trofa – Contributos”, numa salutar parceria com o blogue E A Trofa É Minha. Também de destacar os autores Luís Moura Serra, no âmbito cultural e da genealogia, e José Manuel Cunha, com importantes registos sobre o património e a memória que urge reavivar. Assim, de repente, enumeram-se alguns autores que, nesta terra, fervilham. Fazem-nos os dias felizes! A estes e a tantos outros, junto António Maia, do Coronado, que tem estudado as raízes, as memórias, o património da zona mais a sul do concelho e, ao qual, agradeço as “aulas” que me tem proporcionado – quanto a isso, pode ser que, em 2017, esta coluna da Associação para a Protecção do Vale do Coronado (APVC) traga boas novidades…
Fresquinho, fresquinho, o recente lançamento do livro “A Vila de Coronado – São Mamede e São Romão de Coronado – elementos da sua história antiga e moderna”, da autoria de Adalberto Costa, caro associado e antigo presidente da assembleia-geral da APVC, que já assinou mais de vinte publicações nas áreas do direito de trabalho, industrial, entre outros. O prefácio é do escultor Alberto Carneiro e a chancela é da editora SCRIBE. Este livro é uma importante achega para conhecer o processo histórico da região, a evolução política, de tempos há muito idos até à passagem pelas Terras da Maia e Santo Tirso.
E tal como diz o autor, “As voltas sem revoltas alimentam assim a história do povo de Coronado, agora mais unido no que começaram por chamar Vila (Villa) e depois, de União – quão prenúncio de uma União Federativa da Europa. É deste percurso do tempo, que queremos deixar elementos singelos da história da Vila de Coronado – S. Mamede e S. Romão para que no futuro alguém possa fazer uma verdadeira monografia de Coronado enquanto povoação humana que no séc. XXI está a ser dormitório da grande metrópole que a cada dia expulsa os homens para o seu Termo”.
Natal, época de festa(s). E até de alguns exageros – muitos! Tome lá um regaço de dicas com a sustentabilidade ao alto. Seja original, criativo e lembre-se que a simplicidade é a maior sofisticação humana. Repense a sua pegada ecológica.
Árvores de Natal, preferencialmente, artificiais. Iluminação, com lâmpadas LED. Sabia que o comércio tradicional é já ali? Evite a febre das grandes superfícies. Seja original também nos embrulhos. Reduzir, Reutilizar, Reciclar, a elementar máxima dos 3-R’s, mas junte-lhe um quarto R, o de Retorno: tudo o que semear, vai colher!
Seja solidário e pró-activo. Se ainda não faz voluntariado, aqui está uma boa altura para se juntar à causa ou, desde já, meta na cabecinha que, com 2017 à janela, é desta que vai deixar de ser um mero treteiro – e amorfo ‘tuga –, na mesa do café e no sofá facebookiano. Localmente, intervenha. Por exemplo, seja voluntário na AUAUA – Associação Um Animal Um Amigo, em prol dos animais do concelho da Trofa. Visite as seis-sete-quiçá-oito dezenas de amigos de quatro patas do Canil Municipal da Trofa, todos com muita Raça, à procura de Adopção Responsável.
Também poderá contribuir para uma sociedade ecologicamente mais sustentável: junte-se à APVC, a resiliente associação ambientalista do Coronado. A um familiar ou amigo, ofereça uma anuidade de associado. Uma prenda assim a modos para lhe custar cinco euritos, cruzes credo! A Natureza também agradece. Contacte-nos.
Já agora, a APVC deseja-lhe Boas Festas – pelo corpo todo, especialmente, ali pelas zonas da glândula da atitude, do hemisfério da tolerância e do músculo da solidariedade!
Vítor Assunção e Sá | APVC
+ https://facebook.com/valedocoronado
+ http://valedocoronado.blogspot.pt
valedocoronado@gmail.com

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...