Edição 714
Crónica Especial: Paróquia de Guidões – Fragmentos da sua génese (capítulo 4)


Memórias Paroquiais de 1758
O Padre Luís Cardoso nasceu nos finais do século XVII e dedicou toda a sua vida ao estudo geográfico e histórico de Portugal, procurando compilar um conjunto muito vasto de informação recolhida no inquérito distribuído aos párocos de Portugal continental.
O projecto de um dicionário geográfico foi abruptamente interrompido pelo terramoto de 1755, sendo retomado com um conjunto de perguntas por forma a desenhar cada uma das terras desde a sua localização, jurisdição, população, fontes, rios, etc. Uma das perguntas era sobre se tinha sido afectada pelo sismo.
Este trabalho denominado “Memórias Paroquiais” foi minuciosamente estudado pelo ilustre professor José Viriato Capela, tendo sido publicado um volume com as freguesias do distrito do Porto, entre outros distritos.
Transcrevo as respostas ao questionário escritas pelo cura Manuel Thomé dos Santos a 10 de Abril de 1758:
Descriçam da freiguezia de S. Joam de Guidoins
(…)
José Manuel Cunha
Esta crónica só pode ser lida integralmente na edição impressa do jornal ou através da edição disponível para assinaturas online. Mais informações aqui
Covid-19
Cruz passará pelas paróquias… de carro


Também para que a Páscoa seja vivida em pleno pelas famílias católicas, as paróquias vão fazer com que, no Domingo da Ressurreição, a Cruz passe junto às casas. Como? De carro. Em S. Martinho de Bougado, vão ser cinco os veículos que, durante a manhã, vão circular pelos lugares da paróquia a levar a Cruz e a mensagem de Páscoa.
No Muro, a Cruz também passará pelas casas das famílias durante a manhã, até às 11 horas, de carro. O mesmo automóvel vai circular na Vila do Coronado durante a tarde. Se o estado do tempo o permitir, o pároco, Rui Alves, também estará na viatura, com o devido distanciamento do condutor.
Em Santiago de Bougado, o pároco Bruno Ferreira conduzirá o automóvel que levará o anúncio da Ressurreição. O veículo terá uma Cruz florida e passará pelos lugares da paróquia entre as 14 e as 20 horas. Os horários podem ser consultados no boletim paroquial disponível na internet.
O pároco sugere às famílias que coloquem à janela uma colcha e as habituais flores pelas ruas, como se fossem receber a Cruz em sua casa.
À passagem da Cruz, é sugerido que sejam atiradas flores pelas janelas.
Por fim, nas paróquias de Alvarelhos e Guidões, de manhã, às 9 horas, sairá da Igreja Paroquial de Alvarelhos um veículo que levará as respetivas cruzes durante a manhã aos diferentes lugares das paróquias de Alvarelhos e Guidões.
Nos cruzamentos ou em lugares com aglomerado habitacional maior, o carro vai parar para ser recitada a oração pascal e dirigida uma mensagem aos fiéis.
À tarde, a partir das 14.30 horas, o veículo vai percorrer a paróquia de Covelas, com a mesma metodologia.
A lembrança que o pároco José Ramos dá, habitualmente, aos paroquianos, este ano um porta-chaves com Cristo Ressuscitado, vai ser entregue logo que as condições sanitárias o permitam.
Covid-19
Celebrações de Páscoa também passam na TrofaTv


A realidade de hoje, com a propagação do vírus, obriga a várias adaptações para que a vida siga dentro da normalidade possível. No caso das celebrações religiosas – e não fosse o novo coronavírus estar em propagação em plena época de Páscoa – os párocos estudam, permanentemente, formas de chegar mais perto dos fiéis e daí resultou a parceria com a TrofaTv para transmitir, uma vez por semana, a eucaristia, em diversas paróquias.
Além disso, as cerimónias pascais também vão ter direito a transmissão, com algumas celebrações do tridúo pascal a passar, em direto, no Facebook da TrofaTv (www.facebook.com/trofatv).
A primeira com transmissão, a missa vespertina da Ceia do Senhor, realiza-se na Quinta-Feira Santa, 9 de abril, às 21 horas, na Igreja Matriz de Santiago de Bougado às 21 horas.
A celebração da Paixão do Senhor e adoração da Cruz, tem lugar na Igreja Paroquial do Muro, às 15 horas da Sexta-Feira Santa.
A Vigília Pascal na Noite Santa, 11 de abril, será transmitida a partir da Igreja Nova de S. Martinho de Bougado, às 21 horas.
No Domingo de Páscoa da Ressurreição, a celebração será feita na Igreja Paroquial de Alvarelhos, às 11 horas.
Além destas, há outras celebrações que serão realizadas “na comunhão das oito paróquias”, pelo que todos os párocos celebrarão em conjunto, à exceção da Via-sacra, que os párocos assinalarão nas respetivas comunidades.
Na Sexta-Feira Santa, às 10 horas, será celebrado o Ofício de Leituras e Laudes, na Igreja Paroquial de S. Romão do Coronado. Esta celebração repete-se, no Sábado Santo, na Igreja Matriz de Santiago de Bougado, às 10 horas.
Estas celebrações serão transmitidas nas páginas de Facebook das respetivas paróquias.
-
Assinatura em pdf1 semana atrás
Edição 782 do Jornal O Notícias da Trofa
-
Trofa1 semana atrás
Colisão entre camião e autocarro em Alvarelhos
-
Trofa6 dias atrás
Falecimento de Henrique Jorge da Silva Guedes
-
Trofa6 dias atrás
Quim Barreiros e Zé Amaro animam Feira Anual da Trofa
-
Trofa5 dias atrás
Despiste em Alvarelhos provoca um ferido
-
Região2 semanas atrás
Multidão na pista de Guilhabreu para ver espetáculo de drift
-
Falecimentos1 semana atrás
Falecimento de Carlos Manuel da Cunha Peixoto
-
Trofa2 semanas atrás
Carnaval regressa à Trofa e tem desfile na tarde de domingo