quant
Fique ligado

Edição 486

Comunidade participou na procissão de Nossa Senhora de Assunção

Avatar

Publicado

em

Alvarelhenses organizaram festa em honra de Nossa Senhora de Assunção, que se realizou nos dias 15 e 16 de agosto.

O som estridente dos tambores da Fanfarra de Santa Maria de Alvarelhos anunciava o início da procissão em honra de Nossa Senhora da Assunção, padroeira de Alvarelhos. Na tarde de sexta-feira, 15 de agosto, as temperaturas altas obrigavam as pessoas à procura da sombra para verem passar a procissão, depois da celebração da Palavra.

As meninas que foram à primeira comunhão atiravam as flores, seguidas de várias dezenas de estandartes, dos andores de Santa Rita, S. Sebastião, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora das Dores, S. Roque, Santa Eufémia e Nossa Senhora de Assunção, dos cerca de 30 jovens que foram à Procissão de Fé, pálio e restante comunidade que quis fazer parte da procissão. Cada andor foi levado por um movimento da paróquia, com a exceção do de Nossa Senhora de Assunção, que foi carregado por elementos da Associação de Paraquedistas de Guimarães.

Mas antes da procissão houve a atuação do Rancho Folclórico de Alvarelhos. A festa começou na quinta-feira, com o espetáculo do Duo Leo & Leandro e de fogo de jardim.

As festas foram novamente organizadas por um grupo de mulheres, constituído por Fernanda Ramos, Rosa Silva, Paula Barbosa, Maria Cândida, Luísa Maia, Emília Couto e Fátima Oliveira. Apesar dos “meses de trabalho, da muita dedicação e cansaço”, o grupo fez um “balanço muito positivo”, que “superou tudo”. “Foi muito bom. Não estávamos à espera deste número de pessoas, foi espetacular. Não podia correr melhor. A noitada foi muita boa, um espetáculo lindo, um fogo magnifico e com uma adesão muito grande”, contaram.

A comissão de festas denotou que este ano só começou a tratar das festas “em janeiro” porque estavam “à espera que os homens pegassem”. Foi então que o padre José Ramos falou com uma das senhoras e pediu que continuassem a organizar as festas, juntando ao grupo novos elementos para que as festas não terminem. “Disse que somos muito bem organizadas”, denotou.

Este ano a novidade foi a participação da Associação de Paraquedistas de Guimarães, que contactou a comissão “há cerca de um mês” para desenvolver atividades para “tentar mostrar à juventude que esta é uma profissão bonita”. “Agradecemos a sua presença”, concluiu.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...