quant
Fique ligado

Edição 422

Comunidade envolvida na luta contra os maus-tratos na infância

Publicado

em

 

Trofa envolveu comunidade na prevenção contra os maus-tratos na infância. Jovens foram desafiados a criarem o laço mais criativo, o ícone da iniciativa. 

“Ser criança é ser feliz”. Este foi o refrão da música entoada em coro pelos alunos do 6º C da EB 2/3 Professor Napoleão Sousa Marques, durante a sessão de encerramento do mês dedicado à prevenção dos maus-tratos na infância.

A cerimónia decorreu na Casa da Cultura da Trofa, evento que incluiu a entrega de prémios aos vencedores do concurso “Cria o Laço Mais Criativo”. Os prémios foram distribuídos pelas mãos de Armando Leandro, presidente da Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens em Risco CNPCJR, e pelo vice-presidente da Câmara da Trofa, José Magalhães Moreira.

A Escola de Bairros e a Escola Básica 2/3 Professor Napoleão Sousa Marques foram as grandes vencedoras, uma vez que a turma 4 do primeiro estabelecimento venceu o concurso relativo ao 1º ciclo e as turmas 6º C e 808 do segundo venceram os prémios na categoria de 2º e 3º ciclos.

Armando Leandro mostrou-se “muito satisfeito por marcar presença na festa”, congratulando uma “iniciativa que procura apurar a sensibilidade de todos os cidadãos no sentido de amar as crianças, respeitar os seus direitos e promover que esses direitos sejam protegidos”.

O presidente da CNPCJR elogiou ainda o concelho trofense, uma zona que considera “rica, porque tem muitos jovens”. “Quem tem muitos jovens tem presente e futuro. É preciso cuidar deles e ajudar que eles se cuidem a eles próprios”, concluiu.

Já o vice-presidente da autarquia, José Magalhães Moreira, fez um balanço positivo de um mês que teve “programas que foram muito bem escolhidos”. Elogiou os filmes que foram projetados nas juntas de freguesia do concelho, afirmando serem “altamente educativos”. “Elucidavam bem os riscos que se correm mesmo em situações aparentemente normais, portanto, alertaram-nos que todos os cuidados são poucos para se prevenir os maus-tratos na infância”. Relativamente à iniciativa “Cria o Laço Mais Criativo”, o autarca estava satisfeito.

Publicidade

“A quantidade de laços que concorreram foi enorme, as paredes estão completamente cheias e há laços extremamente criativos, o que denota que houve muito entusiasmo”, acrescentou.

Ao longo do mês de abril, o concelho da Trofa serviu de palco às iniciativas organizadas em conjunto com a CNPCJR, que visavam a sensibilização da população alertando-as contra as agressões aos mais jovens.

 

Continuar a ler...
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Edição 422

Paróquia de S. Martinho de Bougado – Bênção a 20 grávidas no Dia da Mãe

Publicado

em

Por

No domingo, 5 de maio, o dia era dedicado a todas as mães. É que nesta data, celebra-se o Dia da Mãe em homenagem à Virgem Maria, mãe de Cristo.

A paróquia de S. Martinho de Bougado não deixou passar esta data e marcou-a com uma eucaristia muito especial, onde, além de a dedicar a todas as mães, fez a bênção a cerca de 20 grávidas. A celebração foi animada pelo Grupo da Pastoral Familiar, que organizou uma encenação e, no final, distribuiu um miminho por todas as mães presentes.

Continuar a ler...

Edição 422

1º Hospital Veterinário do Vale do Ave inaugurado na Trofa

Publicado

em

Por

 

Foi inaugurado o Hospital Veterinário da Trofa, no dia 1 de maio, o primeiro hospital veterinário do Vale do Ave.

 A inauguração foi um sucesso, tendo contado com mais de uma centena de pessoas, tendo havido espaço para visitas guiadas ao Hospital, palestras sobre comportamento e treino de cães e muito convívio e boa disposição entre os amigos de quatro patas e seus respetivos donos. Foi desta forma que decorreu a inauguração do primeiro Hospital Veterinário do Vale do Ave, situado na Avenida das Pateiras.

Este projeto, pioneiro na região, vem permitir um serviço de urgência permanente 24 horas acessível não só aos habitantes da Trofa como aos dos concelhos vizinhos, dando já nesta altura apoio regular aos concelhos de Vila Nova de Famalicão, Santo Tirso, Maia, Guimarães, Porto, Vila do Conde, Matosinhos, Vila Nova de Gaia e Braga. Para além dos habitantes, o Hospital Veterinário da Trofa dá também apoio aos colegas dos consultórios e clínicas veterinárias destes concelhos sempre que é necessário internamento, cirurgias, utilização do laboratório ou outros dos serviços disponíveis.

Está acessível não só a consulta de urgência, mas também um bloco operatório com cirurgião e anestesista prontos a atuar a qualquer hora, bem como um internamento equipado para receber e tratar animais em cuidados intensivos.

Com este serviço é garantida a presença permanente de um médico ou enfermeiro veterinário 24 horas, para todos os animais internados, estando à disposição meios de diagnóstico, como análises sanguíneas e ecografia a qualquer hora, permitindo obter resultados em tempo real, aumentando consideravelmente a taxa de sucesso dos tratamentos.

Outra novidade neste espaço é a cirurgia de oftalmologia, nomeadamente das cataratas dos cães, com um aparelho de cirurgia de última geração em medicina veterinária, que permite por exemplo, a aplicação de lentes intra-oculares após a remoção das cataratas, à imagem do que acontece em medicina humana.

Outra preocupação foi o de permitir o acesso deste serviço a toda a gente, independente da situação sócio-económica, já que os custos dos serviços foram meticulosamente pensados e calculados de forma a não haver um agravamento dos mesmos. Para além disto, foi também disponibilizada mais informação sobre os seguros de saúde animal e encontra-se em negociação uma linha de crédito que permite, em situações inesperadas, que o animal de estimação não seja o mais lesado com a situação.

Publicidade

Para mais conhecimento de quem é a equipa, bem como o espaço e os serviços, pode visitar a página www.hospitalveterinariotrofa.com ou através do contacto 252 411 444.

Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também

} a || (a = document.getElementsByTagName("head")[0] || document.getElementsByTagName("body")[0]); a.parentNode.insertBefore(c, a); })(document, window);