quant
Fique ligado

Edição 554

Chuva inundou interior de habitação no Fundo da Aldeia

Avatar

Publicado

em

cheias na Trofa 54

cheias na Trofa 54
Sempre que chove, os moradores da Rua Fundo da Aldeia, em Santiago de Bougado, têm dificuldades de entrar/sair de casa. Com estas cheias, o morador João Alves viu ainda a sua casa inundada.
“Basta chover umas horas que acontece este resultado”. João Alves mora na Rua Fundo da Aldeia, em Santiago de Bougado, e sempre que chove esta via fica inundada, tornando difícil uma simples saída de casa para, por exemplo, levar os filhos à escola. Mas como se isso não bastasse, na segunda-feira, a água entrou-lhe dentro da sua propriedade, inundando a arrecadação e garagem. “Tive até que levar os meus filhos à escola de galochas e sujeito a que o carro não pegasse”, declarou.
Em entrevista ao NT, João Alves mencionou que a água do Rio Trofa “não tem saída” e, quando “enche, transborda para os campos”. “Não há declive na rua e o retorno vem cá para as casas sacrificadas da Rua Fundo da Aldeia”, adiantou.
O morador referiu que, “há tempos”, falou com “o senhor presidente da Junta” de Freguesia de Bougado, Luís Paulo, e “pediu-lhe ajuda para resolver a entrada na casa”, porque “não tem escoamento da água”. “Pedi que pusesse uma grelha ou um declive mais atrás para que a água não se junte à porta. Ele disse-me que não tinha solução para me dar e que me ia beneficiar em relação aos outros moradores. Que eu poderia fazê-lo, mas à minha custa”, recordou.
O NT contactou o presidente da Junta, que asseverou que “só com uma infraestrutura muito complexa é que se consegue tirar a água”. Referiu ainda que “o fundo do rio é quota zero, a água atinge quatro metros alto e a casa está a dois metros. Ou seja, o rio consegue estar muito mais alto que a casa dele”, exemplificou.
Luís Paulo “não sabe como se resolve” este problema, nem sabe se “há solução”, pois, a existir, seria uma “completamente diferente daquela que há: fazer uma ligação direta ao Rio Ave”. “O Rio Trofa tem um problema estrutural, pois não aguenta a quantidade de água que está a receber”, completou.
O presidente disse ainda que a Junta “vai reportar” a situação à Câmara Municipal da Trofa e “se houver alguma solução, a Junta e a Câmara trabalharão nesse sentido”.

 

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...