quant
Fique ligado

Trofa

Centro Social e Paroquial de S. Mamede comemorou uma década

Hoje, assume-se um equipamento essencial para garantir a qualidade de vida de muitos seniores que usufruem das valências de lar, apoio domiciliário ou centro de dia.

Avatar

Publicado

em

Uma década passou desde que uma das obras mais icónicas da vila do Coronado foi inaugurada. Após a polémica de um processo marcado pelos obstáculos financeiros, hoje, a opinião é unânime: está mais do que justificado o investimento no Centro Social e Paroquial de S. Mamede do Coronado. Hoje, assume-se um equipamento essencial para garantir a qualidade de vida de muitos seniores que usufruem das valências de lar, apoio domiciliário ou centro de dia.
A 28 de outubro, a instituição celebrou o 10.º aniversário, com uma festa onde não faltaram os funcionários, utentes, famílias e entidades que, diariamente, apoiam o Centro no serviço social que presta.
“Temos utentes e funcionários que estão cá desde a inauguração, isso é sinal que a casa vai cumprindo os seus objetivos e estimando quer os utentes, quer as famílias”, referiu o padre Micael Silva, presidente da direção da instituição.

A festa fez-se com a celebração da eucaristia, a que se seguiu um convívio, que reuniu todos aqueles que quiseram festejar os dez anos de funcionamento do Centro.
O balanço de uma década de atividade é, segundo Micael Silva, “positivo”. “Como se sabe, estruturas como esta vivem muito do apoio do Estado e das ajudas da comunidade, mas graças a Deus, estamos a passar por uma fase relativamente boa, após a pandemia. Temos a casa cheia e uma lista de espera com muita gente. Celebrar os dez anos da instituição é importante, porque percebemos que as pessoas continuam a contar com ela e a demonstrar estima e consideração pelo que é feito”, revelou.
Atualmente com 36 pessoas em regime de residência, 40 no centro de dia e 35 no apoio domiciliário, o Centro Social e Paroquial de S. Mamede do Coronado “mais teria” se não tivesse de cumprir com os limites impostos pela Segurança Social.
Atualmente, os desafios passam por continuar a assegurar a estabilidade financeira do equipamento e concluir os projetos candidatados a fundos comunitários, como a aquisição de uma carrinha elétrica e as obras para tornar o edifício mais sustentável do ponto de vista ambiental e energético. “Fizemos uma candidatura ao PRR e foi aprovada”, adiantou Micael Silva, que estima que o projeto ronde os cem mil euros e inclua a instalação de painéis fotovoltaicos. O Centro Social e Paroquial de S. Mamede do Coronado foi inaugurado oficialmente a 26 de outubro de 2013. As instalações estão situadas na Rua D. Serafim Ferreira e Silva, em S. Mamede Coronado.

Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...