quant
Fique ligado

Trofa

Cenfim da Trofa promove dia aberto para divulgar oferta formativa (c/ vídeo)

Numa iniciativa que já se tornou tradição, o CENFIM da Trofa promoveu um dia aberto, que se repete a 20 de abril, entre as 09h00 e as 12h30, para divulgar a oferta formativa.

Avatar

Publicado

em

Numa iniciativa que já se tornou tradição, o CENFIM da Trofa promoveu um dia aberto, que se repete a 20 de abril, entre as 09h00 e as 12h30, para divulgar a oferta formativa. Os cursos estão orientados para as necessidades das empresas da região.

Um dia aberto para jovens e famílias conhecerem a realidade da formação profissional e as vantagens de seguir um caminho que, mais do que não impedir, destaca aqueles que optam por prosseguir estudos no Ensino Superior. Longe vão os tempos em que o ensino profissional era a via escolhida por quem não via na prossecução dos estudos parte fundamental para a construção do projeto de via. Adelino Santos, diretor do CENFIM da Trofa, advoga que, “após o 9.º ano, os jovens podem tomar uma decisão entre optar pelo ensino normal, ou pela formação profissional, sendo que ambos permitem o acesso ao Ensino Superior”.

Publicidade

“Ainda persiste o estigma de que a formação profissional é apenas para aqueles alunos que não gostam da escola, que não querem estudar e que têm de ir trabalhar. Temos que desmistificar esta ideia, porque a formação profissional não é nenhum entrave para seguir para o Ensino Superior, pelo contrário. Ao passarem pela formação profissional, os jovens ficam dotados de bases e competências que lhes podem reforçar as competências no contexto universitário, porque experienciaram uma componente muito prática”.

As empresas estão robotizadas e automatizadas e mais do que nunca precisam de quadros qualificados para poderem tirar partido dos investimentos. Marco Marques é disso exemplo. Formou-se no CENFIM há alguns anos, mas passa por lá, periodicamente, para se “atualizar”. Entretanto, aproveitou para levar até lá o filho, Daniel, que está na fase de escolher a próxima fase do percurso escolar. O curso de Manutenção Industrial colhe a preferência, tanto do pai, como do filho. “Nesta área, o CENFIM é das escolas da região que estão mais preparadas para dar a melhor formação”, argumentou o primeiro.

O curso de Técnico de Manutenção Industrial é, segundo Adelino Santos, um dos “mais polivalentes e abrangentes”, já que “qualquer tipo de indústria que tenha equipamentos e instalações” precisa de alguém para os manter “a funcionar e na máxima eficiência”. “Neste curso, o formando precisa de aprender um pouco de tudo, desde eletricidade, passando pela área da mecânica, pneumática, hidráulica, automação, eletrónica, instrumentação e robótica”, explicou.

No Cenfim, os cursos estão organizados para responder às necessidades da indústria da região, como os de Maquinação e Programação CNC e de Desenho e Projeto de Construções Mecânicas.

O primeiro “vai ter que desenhar e projetar, utilizando softwares de modelação 3D, que permitem fazer um conjunto de simulações e de movimentação mecânica das peças, que serão depois enviadas para a área da produção”. Aí, entra o técnico Maquinação e Programação CNC, “que vai receber o projeto e concretizá-lo fisicamente”, através da “tecnologia subtrativa”, que se caracteriza pela obtenção de uma peça através de um bloco de material, ou da “tecnologia aditiva”, a chamada impressão 3D, cada vez mais utilizada pela indústria.

A Soldadura é a outra saída profissional que os jovens que terminam o 9.º ano podem escolher.
Para os que estão habilitados com o Ensino Secundário, há no CENFIM da Trofa três formações de nível 5, de especialização, vocacionadas para a área de gestão da produção, da tecnologia mecatrónica e da tecnologia mecânica.

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...