quant
Fique ligado

Ano 2011

Cavaco volta a apelar para que “tudo fique resolvido já no domingo”

Avatar

Publicado

em

Numa autêntica maratona, em três horas, Cavaco Silva conseguiu ontem de manhã passar pela Maia, pelo portinho de Angeiras, no concelho de Matosinhos, por Valongo, pela Lixa, e terminou a almoçar em Felgueiras.Em todas as localidades pouco mais fez do que, com paragens em jeito de ‘toque e foge’, ouvir votos de “boa sorte” e”felicidades” e gritos de “Cavaco à primeira”, devolvendo os incentivos com apelos contra aquele que entre a caravana é considerado o principal adversário: a abstenção.

Porque, conforme Cavaco Silva tem vindo a repetir, “o voto de cada um conta”, mesmo o dos dois noivos com quem se cruzou esta manhã em Valongo, que tiveram direito a uma fotografia especial e rara nos álbuns de casamento, ao lado do Presidente da República, que se recandidata nas eleições de domingo a um segundo mandato em Belém, e da mulher.

Já em Felgueiras, a intervenção de Cavaco Silva foi como que um resumo dos discursos que levou aos 18 distritos do continente e aos arquipélagos da Madeira e dos Açores, desde dia 03, numa”caminhada ao lado do povo” que conta já com mais de 4.500 quilómetros percorridos.

No concelho que o PSD finalmente conseguiu conquistar nas últimas eleições autárquicas, Cavaco Silva voltou a explicar o que em seu entender está em causa no domingo, dramatizando, tal tem vindo a fazer nos últimos dias, a necessidade de “não prolongar a campanha mais três semanas”, porque uma segunda volta das presidenciais teria custos para todos os portugueses, “desde logo pela via da contenção do crédito e pela subida das taxas de juro”.

Explicando os poderes do Presidente da República, que classificou já como “o provedor do povo”, o candidato apoiado pelo PSD, CDS-PP e MEP insistiu na necessidade do próximo inquilino do Palácio de Belém ser alguém experiente e que conheça bem a situação do país, dadas as “situações imprevisíveis” com que pode ser confrontado no futuro, no plano político, económico e social.

Porque esse não é o seu “estilo”, como já fez questão de frisar, de fora do discurso em Felgueiras ficaram quaisquer respostas àquilo que já chamou de “campanha de ataques e calúnias”dos seus adversários.

Optando por nunca responder diretamente aos “ataques e calúnias”, nomeadamente sobre o caso BPN que dominou toda a pré-campanha, Cavaco Silva não se coibiu, contudo, de ao longo das últimas semanas ir deixando críticas ao Governo, nomeadamente por terem faltado “as medidas certas no tempo certo”.

A pouco mais de 72 horas da abertura das urnas, o candidato que promete exercer “uma magistratura ativa”, apesar de confessar ter “pouco apetite” para usar a “bomba atómica” da dissolução do Parlamento, e que quer ajudar o país a encontrar “o rumo certo”, tem ainda pela frente dois comícios e as tradicionais arruadas em Santa Catarina, no Porto, e no Chiado, em Lisboa.

Em algum destes sítios não deixará por certo de se cruzar com uma iniciativa que acabou também por marcar de forma inesperada esta campanha: as manifestações contra os cortes nos apoios do Estado ao ensino particular e cooperativo.

Publicidade

foto: arquivo

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...