quant
Fique ligado

Edição 412

Casa cheia no musical “Rei Leão”

Publicado

em

Foi com casa cheia, que a ACRESCI – Associação Cultural Recreativa e Social de Cidai levou a cena o espetáculo musical “Rei Leão”, promovido pelo Grupo de Jovens de S. Martinho de Bougado, com o objetivo de “angariar fundos”.

“Deus quer, o jovem sonha, a obra nasce”. Parafraseando Fernando Pessoa, com uma pequena alteração, Nuno Duque, um dos responsáveis pelo Grupo de Jovens Paroquial de S. Martinho de Bougado, elogiou o trabalho desenvolvido pelos jovens na organização do espetáculo musical “O Rei Leão”, levado à cena neste sábado, dia 23 de fevereiro, pela ACRESCI – Associação Cultural Recreativa e Social de Cidai, no Salão polivalente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Trofa.

De uma lotação de 450, o Grupo de Jovens vendeu 400 lugares, a cinco euros, o que é motivo de orgulho, tendo em conta que, na semana passada, a peça tinha estado em cena no Parque Nossa Senhora das Dores a “preço zero”. “Entendemos que o objetivo foi atingido. Parabéns aos jovens pela mobilização que conseguiram. Foi mais uma prova de que estes jovens, quando são desafiados, respondem sempre com um empenho, disponibilidade e entrega, absolutamente incomum nos dias de hoje”, denotou.

A apresentação desta peça, bem como a “venda de doces” e “recolha de cartão”, foram formas de “angariar fundos” para a peregrinação a Roma, mais concretamente ao Vaticano, entre os dias 3 e 6 de setembro, caso estejam reunidas “as condições necessárias e suficientes”.

Uma ideia que surgiu, por este ser o “Ano da Fé”, um ano “muito importante” para todos os cristãos, que devem aproveitá-lo para “repensar as suas vidas” e colocar “três questões”: “Como cheguei à fé? Como vivo a minha fé? Como transmito a minha fé?” O Grupo de Jovens, além de Roma, também peregrinou, no dia 16 de fevereiro, a Santiago de Compostela. “O objetivo é fortificar a nossa fé. É a fé que faz de nós cristãos. Não há cristãos sem missão. Missão implica ação”, acrescentou.

Nuno Duque afirmou que estes jovens têm respondido ao “epíteto de Geração Rasca” através do “trabalho” que vão desenvolvendo, como catequistas, membros do coro, leitores e acólitos, trazendo outros amigos para os grupos de jovens e desenvolvendo um “trabalho sócio-caritativo” com o projeto SOS Sós, através do “acompanhamento de idosos que vivem em solidão”.

O Grupo de Jovens de S. Martinho de Bougado vai estar presente na Feira Anual da Trofa, com um stand de venda de crepes, e, mais tarde, entre os dias 13 e 14 de abril, vai marcar presença nas Jornadas Vicariais da Fé.

Publicidade
Continuar a ler...
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Edição 412

Universidade Júnior – Santo Tirso assina protocolo com Universidade do Porto

Publicado

em

Por

 

A Câmara Municipal de Santo Tirso e a Universidade do Porto voltam a “cooperar na construção dos percursos académicos dos jovens do concelho”. Inscrições para a Universidade Júnior abrem no dia 14 de março.

 No âmbito da Universidade Júnior, a Câmara Municipal de Santo Tirso (CMST) e a Universidade do Porto (UP) acabam de renovar a sua parceria, formalizando um protocolo de colaboração tendo em vista a participação de estudantes do ensino básico e secundário do concelho nos Cursos de Verão que a universidade leva a efeito este ano.

Com o objetivo de “manter uma posição de liderança na produção científica de origem portuguesa”, a UP tem tentado encontrar espaços de cooperação com as escolas básicas e secundárias e com os responsáveis autárquicos, para “motivar os jovens para a área das ciências e das humanidades”.

Por sua vez, a Câmara Municipal, “consciente do importante papel que pode desempenhar no que respeita à formação qualificada dos jovens do seu município”, tem vindo a implementar medidas que, por um lado, “auxiliam os jovens alunos a escolher e a construir os seus percursos académicos” e, por outro lado, “ajudam a reduzir o abandono escolar”.

Nesse sentido, as duas entidades assinaram um protocolo de colaboração pelo qual a UP se compromete, na medida da capacidade disponível, a aceitar estudantes do concelho de Santo Tirso, que sejam selecionados pelas escolas e apoiados pela Câmara Municipal. A UP compromete-se ainda a divulgar no sítio da internet (http://universidadejunior.up.pt), bem como na documentação em papel, os apoios garantidos nos termos deste protocolo.

Já a autarquia tirsense compromete-se a “apoiar os jovens na divulgação do programa nos estabelecimentos de ensino e a garantir-lhes o transporte gratuito entre a zona de residência e as Faculdades da Universidade do Porto onde decorrem as atividades”.

Os alunos interessados em participar na Universidade Júnior 2013 têm de formalizar a respetiva inscrição individual, através do sítio da UP. As inscrições para o “maior programa nacional de aproximação da Escola à Universidade” abrem no próximo dia 14 de março.

Publicidade
Continuar a ler...

Edição 412

ASAS convida-o para Jantar Dar ASAS À Vida

Publicado

em

Por

Foto arquivo

Foto arquivo

Reunir toda a família da ASAS em torno de uma causa – a proteção da criança em perigo – é o principal objetivo da ASAS – Associação de Solidariedade de Acção Social de Santo Tirso ao organizar um jantar de “angariação de fundos”.

Este ano, o jantar, que decorre a partir das 20 horas do dia 19 de abril, realiza-se na Nave Cultural da Fábrica de Fiação e Tecidos de Santo Thyrso. “A sua participação constituirá uma preciosa ajuda, que possibilitará que a ASAS possa continuar a voar, no garante da sua missão de (re)construção de vidas. Para que todos juntos consigamos dar asas à vida”, avançou fonte da organização.

Os interessados podem reservar lugar até ao dia 5 de abril, através do número de telefone 252 830 832 e do email asas@asassts.com. O preço por pessoa é de 30 euros, sendo que metade desse valor reverte para a associação. As crianças entre os cinco e os 12 anos só pagam 15 euros e as crianças até aos quatro anos não pagam.  

 

Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também