

Edição 412
Atletas trofenses representaram escola Lifecombat
A Escola de Kickboxing Lifecombat participou na 2ª edição do Open José Pina, que se realizou em Mirandela.
Eugénia Ponimasova, Mário Daniel Martins, João Pereira, Adriana Jesus, Pedro Martins, Hugo Jesus e Filipe Bacelo foram os atletas trofenses que participaram na 2ª edição do Open José Pina, em Mirandela, na modalidade de kickboxing, no domingo, 24 de fevereiro.
A participação destes jovens, com idades compreendidas entre os oito e os 16 anos, resulta da parceria entre a Escola de Kickboxing Lifecombat e o Projecto Ter Prevenção da Delegação da Trofa da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP). Segundo a responsável da escola, Nádia Barbosa, esta foi a primeira experiência destes jovens, que tiveram “excelentes prestações nos seus combates”, mencionando que “apenas têm três meses de treino nesta modalidade”. “Estamos no bom caminho para disputar com sucesso o Campeonato Regional, que se realiza em maio, visto que com a experiência adquirida neste torneio serão ainda melhores atletas no futuro”, afirmou, acrescentando que há “ainda mais jovens atletas” da Trofa que se estão a preparar para participar nos próximos eventos.
Para a delegação da Trofa da CVP, esta parceria é “uma mais-valia” para todos os jovens do concelho, pois é uma forma de praticarem desporto de forma “gratuita” e num local próximo. “Esta integração em grupo desportivo melhora a capacidade dos jovens em melhor gerirem as suas relações interpessoais, bem como faz com que percebam a importância do trabalho em grupo/equipa para aquisição de melhores e mais benéficos resultados”, concluiu.
Nesta prova, a Escola de Kickboxing Lifecombat, que participou com uma equipa nos escalões “mais jovens” (cadetes, iniciados, juvenis e juniores), conseguiu “mais uma grande conquista” ao arrecadar o 2º lugar por equipas.
Edição 412
Universidade Júnior – Santo Tirso assina protocolo com Universidade do Porto

A Câmara Municipal de Santo Tirso e a Universidade do Porto voltam a “cooperar na construção dos percursos académicos dos jovens do concelho”. Inscrições para a Universidade Júnior abrem no dia 14 de março.
No âmbito da Universidade Júnior, a Câmara Municipal de Santo Tirso (CMST) e a Universidade do Porto (UP) acabam de renovar a sua parceria, formalizando um protocolo de colaboração tendo em vista a participação de estudantes do ensino básico e secundário do concelho nos Cursos de Verão que a universidade leva a efeito este ano.
Com o objetivo de “manter uma posição de liderança na produção científica de origem portuguesa”, a UP tem tentado encontrar espaços de cooperação com as escolas básicas e secundárias e com os responsáveis autárquicos, para “motivar os jovens para a área das ciências e das humanidades”.
Por sua vez, a Câmara Municipal, “consciente do importante papel que pode desempenhar no que respeita à formação qualificada dos jovens do seu município”, tem vindo a implementar medidas que, por um lado, “auxiliam os jovens alunos a escolher e a construir os seus percursos académicos” e, por outro lado, “ajudam a reduzir o abandono escolar”.
Nesse sentido, as duas entidades assinaram um protocolo de colaboração pelo qual a UP se compromete, na medida da capacidade disponível, a aceitar estudantes do concelho de Santo Tirso, que sejam selecionados pelas escolas e apoiados pela Câmara Municipal. A UP compromete-se ainda a divulgar no sítio da internet (http://universidadejunior.up.pt), bem como na documentação em papel, os apoios garantidos nos termos deste protocolo.
Já a autarquia tirsense compromete-se a “apoiar os jovens na divulgação do programa nos estabelecimentos de ensino e a garantir-lhes o transporte gratuito entre a zona de residência e as Faculdades da Universidade do Porto onde decorrem as atividades”.
Os alunos interessados em participar na Universidade Júnior 2013 têm de formalizar a respetiva inscrição individual, através do sítio da UP. As inscrições para o “maior programa nacional de aproximação da Escola à Universidade” abrem no próximo dia 14 de março.
Edição 412
ASAS convida-o para Jantar Dar ASAS À Vida

Reunir toda a família da ASAS em torno de uma causa – a proteção da criança em perigo – é o principal objetivo da ASAS – Associação de Solidariedade de Acção Social de Santo Tirso ao organizar um jantar de “angariação de fundos”.
Este ano, o jantar, que decorre a partir das 20 horas do dia 19 de abril, realiza-se na Nave Cultural da Fábrica de Fiação e Tecidos de Santo Thyrso. “A sua participação constituirá uma preciosa ajuda, que possibilitará que a ASAS possa continuar a voar, no garante da sua missão de (re)construção de vidas. Para que todos juntos consigamos dar asas à vida”, avançou fonte da organização.
Os interessados podem reservar lugar até ao dia 5 de abril, através do número de telefone 252 830 832 e do email asas@asassts.com. O preço por pessoa é de 30 euros, sendo que metade desse valor reverte para a associação. As crianças entre os cinco e os 12 anos só pagam 15 euros e as crianças até aos quatro anos não pagam.
-
Trofa1 semana atrás
Acidente na EN104 leva a corte da via por cerca de 3 horas
-
Trofa7 dias atrás
Viaturas de adeptos de futebol croatas vandalizadas na Trofa
-
Assinatura em pdf2 semanas atrás
Edição 771 do Jornal O Notícias da Trofa
-
Trofa2 dias atrás
Motociclista sem capacete ferido em acidente
-
Edição 7712 semanas atrás
Senhora das Dores com dez dias de festa e andores na rua
-
Trofa5 dias atrás
Junta do Coronado cancela Coronado Convida por “desentendimento” com a paroquia de S.Mamede
-
Trofa5 dias atrás
Volta a Portugal passa hoje pela Trofa
-
Edição 7711 semana atrás
4 freguesias infestadas com praga dos citrinos