quant
Fique ligado

Ano 2008

CARNAVAL DA TROFA – Não deixar cair

Avatar

Publicado

em

afonsopaixao

 Nasceu na segunda metade dos anos setenta.

 Nessa altura, por iniciativa duns quantos estabelecimentos comerciais, similares da hotelaria, começou por um concurso de máscaras e foi ganhando dimensão.

Mais tarde, por iniciativa, louvável, da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Trofa, passámos a ter o cortejo do Entrudo devidamente organizado e cresceu de tal modo que o Carnaval da Trofa chegou a ser considerado o maior a norte do Douro.

Tratava-se, na verdade, duma festa muito concorrida e eram milhares os que todos os anos assistiam ao desfile trofense.

À medida que ia crescendo, iam aumentando os custos e, ao fim dalgum tempo, deixou de ser organizado. Razões económicas, penso, assim o ditaram.

Apesar de não existir uma festa organizada, as ruas da Trofa, na zona do Catulo, continuava, todos os anos a ter muita gente a ver mascarados, que iam aparecendo espontaneamente e com a secreta esperança que alguém organizasse qualquer coisa.

Até que, já depois da criação do concelho da Trofa, foram organizados desfiles, pela autarquia local, envolvendo as escolas primárias.

Depois, foi a Comissão Instaladora, e depois a Câmara Municipal, que passou a organizar o desfile com todas as escolas primárias do concelho e ganhou uma maior dimensão.

Hoje, o Carnaval da Trofa é uma realidade incontornável.

Mantém-se, e ainda bem, a participação escolar, o que, só por si, e pelos temas habitualmente escolhidos, garantem uma dimensão razoável e temas ligados à educação e ao ambiente que nunca é demais lembrar.

Publicidade

Gostei, ao longo destes anos, de ver a educação, a defesa das nossas tradições e a defesa do ambiente, serem tratados com seriedade apesar da ironia que a época sempre proporciona.

Pese embora a minha qualidade de suspeito, gostei de ver mais um carro no desfile. Tratou-se do carro organizado pelo Rancho Folclórico da Trofa, que pretendeu dar o seu contributo para que o nosso carnaval cresça ainda mais. Organizou um carro muito bonito, que valorizou o desfile e que pode servir de exemplo para que outras instituições locais, ligadas à cultura, ao laser ou ao desporto possam também participar e abrilhantar o "nosso" carnaval.

Não me custa aceitar se me afirmarem que o Carnaval da Trofa tem muito por onde crescer e melhorar. Não sofro de bairrismo serôdio ao ponto de dizer que atingiu o ponto óptimo.

Mas também não tenho dúvidas que pode continuar a crescer consistentemente e tornar-se um grande Carnaval.

A experiência tem-nos mostrado que devagar se tem ido cada vez mais longe, com altos e baixos, umas vezes mais interessantes, outras menos interessantes, mas sempre em crescimento e com ganhos de qualidade que seria injusto não reconhecer.

Enquanto cidadão desta terra, penso ser justo mostrar reconhecimento a quem se esforça pela para conseguir uma festa digna, quer a quem organiza, quer a quem participa – não podemos ficar todos a assistir – e esperar que nunca desanimem e que, ano após ano, tenhamos uma festa de Carnaval cada vez maior e com mais motivos de interesse.

 

 

Afonso Paixão

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...