

Ano 2012
Caminheiros ajudam os mais desfavorecidos
Os Caminheiros do Agrupamento de Escuteiros 447 de Santiago de Bougado reconfortam os sem-abrigo do Porto. Ronda dos Sem-Abrigo é o nome da iniciativa da Legião Boa Vontade, do Porto, à qual o grupo Caminheiros do Agrupamento de Escuteiros 447 de Santiago de Bougado está associado.
Por essa razão, os escuteiros deste grupo estiveram com a instituição portuense, na noite de sábado, 19 de maio, para preparar e distribuir refeições pelos mais desfavorecidos e dar “uma palavra amiga”. É desta forma que jovens de 22 anos trocam horas de lazer pelo prazer de ajudar o outro.
Rui Ferreira, chefe dos Caminheiros bougadenses, contou ao NT que esta colaboração já existe há cerca de seis anos, sendo que os escuteiros participam, regularmente, nesta ronda, entre quatro a cinco vezes por ano. “Este grupo dos Caminheiros, que são os mais velhos desta etapa, tem como principal lema servir. Esta oportunidade surgiu como forma de descobrir novas maneiras de ajudar o próximo, fazendo voluntariado”, asseverou.
Como são cerca de 15 elementos, decidiram repartir-se por grupos de cinco a seis pessoas, que, com o auxílio de uma carrinha, deslocam-se pela cidade do Porto, onde visitam mais de cem pessoas, dando-lhes alimentação, como “sopa” e “leite”, “roupa” e “uma palavra amiga”. A divisão por grupos é uma forma de facilitar a conquista da “confiança com os sem-abrigo”, porque se fossem “muitas pessoas criava-se alguma confusão”.
A ronda tem início pelas 22 horas, sendo que é necessário estarem na instituição uma hora mais cedo, para prepararem o “kit que depois será distribuído”. Os voluntários começam por aquecer o leite e fazer as sandes, para depois colocarem no saquinho com bolachas, sumos e sopa, que é oferecida por um restaurante. Já os restantes alimentos chegam à instituição através da boa vontade de supermercados e outras instituições.
Rui Ferreira, que há cerca de dez anos faz parte desta instituição, explica que há cinco anos que tenta “introduzir nos Caminheiros esta nova forma de voluntariado”. O responsável acredita que também na Trofa existam situações idênticas, mas em menor número, esperando que estejam identificadas.
{fcomment}
Ano 2012
Verbas da Câmara para as obras da Junta tema da Assembleia

Na sessão ordinária de dezembro da Assembleia de Freguesia de S. Romão foram aprovados o Plano de Atividades e Orçamento para 2013.
Informação sobre a reunião do executivo e membros da Assembleia de Freguesia com Joana Lima sobre as “transferências deliberadas em maio de 2009 e destinadas à remodelação da Casa Quinta de S. Romão” provocou divergências.
Ano 2012
Assembleia de S. Mamede – Documentos previsionais aprovados com abstenção do PSD

Na sessão ordinária da Assembleia de Freguesia de S. Mamede do Coronado foram aprovadas, com a abstenção do PSD, as propostas para o Plano de Atividades, PPI, Orçamento e Mapa de Pessoal para 2013.
O Plano de Atividades, o Plano Plurianual de Investimentos (PPI), Orçamento e Mapa de Pessoal para 2013 estiveram em discussão na última Assembleia de Freguesia de S. Mamede do Coronado, que decorreu na quinta-feira, dia 20 de dezembro.
-
Trofa1 semana atrás
Acidente na EN104 leva a corte da via por cerca de 3 horas
-
Trofa7 dias atrás
Viaturas de adeptos de futebol croatas vandalizadas na Trofa
-
Assinatura em pdf2 semanas atrás
Edição 771 do Jornal O Notícias da Trofa
-
Trofa2 dias atrás
Motociclista sem capacete ferido em acidente
-
Edição 7712 semanas atrás
Senhora das Dores com dez dias de festa e andores na rua
-
Trofa5 dias atrás
Junta do Coronado cancela Coronado Convida por “desentendimento” com a paroquia de S.Mamede
-
Trofa5 dias atrás
Volta a Portugal passa hoje pela Trofa
-
Edição 7711 semana atrás
4 freguesias infestadas com praga dos citrinos