Ano 2008
Call Center da PT vai diminuir em 25 por cento desemprego em Santo Tirso
O primeiro-ministro, José Sócrates, apadrinhou a apresentação do centro de atendimento da Portugal Telecom e destacou a importância do investimento, orçado em cinco milhões de euros, "para Santo Tirso e Vale do Ave".

O primeiro-ministro José Sócrates apadrinhou a apresentação deste projecto e destacou a importância deste investimento, orçado em cinco milhões de euros, "para Santo Tirso e Vale do Ave".
Sócrates referiu que o "Vale do Ave já passou por uma mudança muito importante na nossa economia e olha para o futuro com vontade de resolver os problemas", justificando esta visão com os "bons exemplos" dos empresários locais que "modernizaram as suas fábricas" e dirigem empresas "do mais competitivo que há no mundo".
A cerimónia contou com a assinatura de dois protocolos, um entre a PT e a Câmara Municipal de Santo Tirso e o outro entre a PT e o Instituto de Emprego e da Formação Profissional. O último vai definir os métodos de recrutamento dos trabalhadores, privilegiando as empresas que estabeleçam contratos de trabalho de longa duração. Será dada a prioridade a candidatos que tenham completado o 12º ano de escolaridade, garantindo desta forma a contratação de emprego qualificado.
Com uma área total de 3700 metros quadrados, a nova estrutura vai albergar serviços de atendimento ao cliente a apoio técnico destinado aos clientes de Internet de banda larga Sapo ADSL, do Meo (serviço de televisão interactiva da PT), da banda larga móvel da TMN e dos serviços da PT para o segmento empresarial.
O centro, que deverá entrar em funcionamento dentro de 10 meses, vai contar com 600 posições de atendimento a clientes, o que representa cerca de 1200 postos de trabalho qualificado.
Castro Fernandes, edil tirsense, estava satisfeito com este novo investimento para o concelho, afirmando que a instalação do Call Center representa "uma medida excepcional" na "luta sem tréguas" que é o combate ao desemprego". O autarca local considerou tratar-se de "um momento muito importante para o futuro do concelho, que vai permitir a fixação de muitos jovens quadros".
Sobre a presença de José Sócrates na cerimónia de apresentação, o edil referiu que "é um sinal muito positivo do interesse que o primeiro-ministro dedica à região e aos seus problemas do emprego e do trabalho".
"O trabalho é uma questão fulcral para todos, o primeiro-ministro ouviu a mensagem e está a dar resposta", afirmou Castro Fernandes, que não deixou também de elogiar a administração da PT pelo "interesse que dedicou a Santo Tirso".
Garantindo que "Santo Tirso não está parado", Castro Fernandes afirmou que no concelho está "algum do melhor têxtil e vestuário que há no mundo", mas também "muitas indústrias alternativas noutras áreas, como os plásticos, o turismo e a saúde".
Actualmente, a PT conta com 30 centros de relacionamento com clientes em Portugal, num total de 4400 pontos de atendimento e de 7 mil colaboradores.



