quant
Fique ligado

Edição 561

Caiu do segundo andar

Publicado

em

Publicidade

Um homem terá caído de uma altura de cerca de sete metros, quando estaria a escalar um dos apartamentos da habitação social de S. Martinho de Bougado, localizado no lugar de Mosteirô.

 

Leia mais na edição papel 561 do jornal O Notícias da Trofa

Continuar a ler...
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Edição 561

Feira Anual apresenta novidades na 70.ª edição

Publicado

em

Publicidade
Este ano, comemoram-se os 70 anos da Feira Anual da Trofa, que decorre de 3 a 6 de março, no Mercado e Feira.
Para assinalar a data, a Junta de Freguesia de Bougado preparou algumas novidades na logística e animação do certame.

A edição 2016 da Feira Anual da Trofa está a ser preparada com “todo o empenho”. Quem o garante é o presidente da Junta de Freguesia de Bougado, Luís Paulo, que até “já fez as suas orações a S. Pedro” para que esteja “bom tempo”, o que os “ajuda muito” no trabalho.
E uma vez que este ano se assinala a 70.ª edição da Feira Anual da Trofa, a Junta de Freguesia começou “a trabalhar cedo” no certame para “criar um bom programa de animação”, para que o evento “fosse falado fora da Trofa” e para “trazer a juventude”, de forma a “envolvê-los nas tradições e na cultura da nossa terra”. Assim, este ano a feira conta com mais um dia, começando a 3 de março, com o concerto dos D.A.M.A., pelas 22 horas, na tenda de espetáculos. Além da habitual exposição de máquinas agrícolas, dos habituais concursos pecuários, com as raças Holstein Frísia, Arouquesa, Barrosã e Minhota, e das atividades equestres, como o Concurso de Modelo e Andamentos, Equitação de Trabalho e Horse Ball, o programa do certame conta com as atuações de Quim Barreiros, pelas 23 horas de 4 de março, da Banda Sabor e do Domingos Moça e Banda, a partir das 22 horas de 5 de março, e o Festival Folclórico, pelas 15 horas de 6 de março.
Mas o programa de animação não é a única novidade deste ano. A Junta de Freguesia decidiu implementar “muitas mudanças”, como a “reorganização de todo o espaço”, com a passagem dos “stands da rua paralela à Escola de Finzes para dentro do mercado”, de forma a “criar condições para os expositores e também para quem os visita”. Já os animais que estavam no interior do mercado passam para “uma tenda no exterior”. Com esta alteração, a organização pretende “criar condições de bem-estar para as pessoas e para os animais”, uma vez que o pavilhão é “muito aberto” e à noite “muito frio”. Há ainda “um aumento muito grande” de expositores, que rondarão “os 150”, disse Luís Paulo.
Mas as melhorias implementadas na Feira, nomeadamente “pela animação”, fez o orçamento “aumentar” em relação aos anos anteriores deste executivo, estando fixado em “cerca de 200 mil euros”. Com a necessidade de “aumentar a despesa”, Luís Paulo lançou “o desafio” à sua equipa: só o permitia com “o compromisso de ser compensado pelo aumento da receita”. “Temos que ter garantias de aumento de receita para permitir alargar e melhorar a Feira. Trabalhou-se no terreno e, garantidamente, o saldo entre as receitas e as despesas vai ser favorável aos trofenses e à Junta de Freguesia, que vai pôr menos dinheiro este ano do que pôs nos anos anteriores”, explicou.

 
Diferendo com a Confraria

Quanto à providência cautelar interposta pela Confraria do Cavalo contra a Junta de Freguesia de Bougado e Câmara Municipal da Trofa e que visa impedir a realização da vertente equestre da Feira, pela nova associação Equestrian Events, o presidente da Junta adiantou que “tem a certeza” que esta vai ser realizada. “Não consegui que eles (membros de ambas as associações) se entendessem e não me sinto muito bem. Gostava de ter toda a gente empenhada na parte equestre, porque assim seríamos mais fortes. A Junta foi metida neste problema para o qual não colaborou”, terminou.
 
Continuar a ler...

Edição 561

Helena Araújo expõe pintura acrílica em Famalicão

Publicado

em

Publicidade

Chama-se Helena Araújo, tem 17 anos, é natural da Trofa e vai expor 10 das suas obras no bar Brothers, em Vila Nova de Famalicão, no sábado, dia 27 de fevereiro. Tinha 11 anos quando começou a pintar e dois anos depois expunha pela primeira vez 15 obras suas, na Trofa. Gosta de pintura abstrata. E quando vê alguma coisa que gosta sabe de imediato que é aquilo que vai pintar. Não gosta de coisas excêntricas, mas daquelas que “cada um pode olhar e ver uma coisa diferente”, explica Helena.
É a quarta exposição da jovem pintora, mas a primeira num espaço deste género. As obras que serão expostas não foram pensadas ao acaso, envolvem cores neutras e são abstratas. O “Pantanal”, que pintou para a sua mãe, é o seu trabalho preferido e será uma das obras que se pode apreciar na exposição “Arte & Bebida”, de pintura acrílica, sábado, no Brothers, em V.N.Famalicão.
A jovem trofense acha que esta exposição “vai ser uma coisa diferente” mas algo “que vai ser muito bom”. Por agora a pintura é um passatempo, mas no futuro é algo que Helena não quer “deixar de fazer”. Até lá, a sua obra vai sendo exposta em vários locais, em diferentes cidades. Depois da primeira apresentação na sua terra natal, na Cripta da Igreja Nova, Helena Araújo expôs na Casa do Território, em V.N.Famalicão, e na Casa da Cultura da Trofa, o bar Brothers, em V.N.Famalicão, recebe a quarta exposição da jovem da Trofa, que aos 17 anos já vendeu cerca de 30 obras, inclusive para a Alemanha.

Continuar a ler...

Edição Papel

Edição impressa do jornal O Noticias da Trofa de 23 de março de 2023

Edição impressa do jornal O Noticias da Trofa de 23 de março de 2023

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Pode ler também...