quant
Fique ligado

Ano 2006

Brasileiro Martinho da Vila em Famalicão

Avatar

Publicado

em

O músico brasileiro Martinho da Vila dará um concerto no Estádio Municipal de Vila Nova de Famalicão, no próximo dia 9 de Junho, pelas 22h00, numa organização do pelouro da Cultura da Câmara Municipal, no âmbito das Festas Antoninas 2006, que decorrem na cidade entre os dias 8 e 13 do próximo mês.

Martinho da Vila é um nome consagrado dacultura brasileira, sendo sambista, mas também compositor e intérprete da chama música popular brasileira (MPB). Já gravou 36 álbuns, tendo, nas últimas décadas,eternizado grandes composições. O seu primeiro samba foi “Piquenique”, letra que Martinho escreveu quando tinha 15 anos. A música foi cantada no terreiro da escola de samba "Aprendizes da Boca do Mato". E ali já dava sinais de seu amor por escolas de samba. A partir dos 19 anos, começou a escrever sambas-enredos, entre eles, “Carlos Gomes”, sucesso em 1957, e não parou mais.

Hoje é um dos mais respeitadosmúsicos brasileiros, sendo um dos mais premiados eum dos artistas do Brasil com mais discos vendidos. Foi, de resto,o primeiro sambista a ultrapassar a marca de um milhão de cópias com o CD “Tá delícia, Tá gostoso”, lançado em 1995.

Embora internacionalmente conhecido como sambista, com várias composições gravadas no exterior, Martinho da Vila é um legítimo representante da MPB e compositor eclético, tendo trabalhado com o folclore e criado músicas dos mais variados ritmos brasileiros, tais como ciranda, frevo, côco, samba de roda, capoeira, bossa nova, calango, samba-enredo, toada e sembas africanos.

Filho de lavradores, Martinho da Vilanasceu em Duas Barras, município do Estado do Rio de Janeiro, em 12 de Fevereiro de 1938.Pai de oito filhos e avô de sete netos, Martinho conservou o estado civil de solteiro até conhecer Cléo, no início da década de noventa. Para compensar, em Maio de 1993, casou-se duas vezes com Clediomar Corrêa Liscano Ferreira. No civil no dia 13 e no religioso no dia 31. E foi o próprio Martinho quem manuscreveu o convite aos amigos.

A sua carreira artística surgiu para o grande público no III Festival da TV Record, em 1967, quando concorreu com a música “Menina Moça”. O sucesso veio no ano seguinte, na quarta edição do mesmo festival, lançando a canção “Casa de Bamba”, um dos “clássicos” de Martinho .

O seu primeiro álbum, lançado em 1969, intitulado Martinho da Vila, já demonstrava a extensão de seu talento como compositor e músico, incluindo, além de “Casa de Bamba”, obras-primas como “O Pequeno Burguês”, “Quem é Do Mar Não Enjoa” e “Prá Que Dinheiro” entre outras menos populares como “Brasil Mulato”, "Amor Pra que Nasceu” e “Tom Maior”.

Todaa suahistória está no rico acervo da sua cidade natal, Duas Barras. Entre os títulos guardados com carinho estão os de Cidadão Carioca, Cidadão Benemérito do Estado do Rio de Janeiro, Comendador da República em grau de oficial e a Ordem do Mérito Cultural, pela sua contribuição em favor da cultura brasileira. Na colecção de medalhas, guarda a Tiradentes, além da famosa Pedro Ernesto, e na carreira musical ganhou, em 1991, o Prémio Shell de Música Popular Brasileira.

A sua dedicação à escola de samba "Unidos de Vila Isabel" começouem 1965. Antes, participava da extinta "Aprendizes da Boca do Mato". A história da "Unidos de Vila Isabel" confunde-se com a de Martinho.Também envolvido nos enredos da escola, criou o “Kizomba A Festa da Raça” que está entre os mais memoráveis da história dos desfiles, e garantiu para a "Vila Isabel", em 1988, seu consagrado título de campeã no grupo especial.

O seu espírito de pesquisador incansável viaja desde o disco “O canto das lavadeiras”, baseado no folclore brasileiro, lançado em 1989, até o mais recente trabalho “Lusofonia” , lançado no início de 2000, reunindo músicas de todos os países de língua portuguesa.

Publicidade

Em Setembro de 2000 concretizou, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, um dos seus maiores projectos: a apresentação do “Concerto Negro”. Idealizado por Martinho e pelo maestro Leonardo Bruno, o espectáculo enfoca a participação da cultura negra na música erudita.

CONCERTO DE MARTINHO DA VILA

Data e hora: 9 de Junho, às 22h00

Local: Estádio Municipal de Vila Nova de Famalicão

Ingresso: 7,5 euros (antecipado)ou 10 euros (no dia do concerto)

Informações:

Câmara Municipal de Famalicão (pelouro da Cultura):252 320954

E-mail: cultura@cm-vnfamalicao.pt

Internet: www.vilanovadefamalicao.org

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...