

Ano 2008
Bougadense perde em casa com Canidelo
O Bougadense não evitou a décima segunda derrota no campeonato, em casa, com o Canidelo, por 0-2, e continua no antepenúltimo lugar, com 23 pontos.
As contas começam a ficar difíceis para o Bougadense conseguir a manutenção na Divisão de Honra da Associação de Futebol do Porto. A faltarem nove jornadas para o fim do campeonato, a equipa voltou a perder em casa, desta feita com o Canidelo, por duas bolas a zero. Renato Pontes "não atira a toalha ao chão", mas assume que esta derrota "veio criar imensos problemas à equipa".
Entrou melhor em campo, mas cedo deixou-se dominar pelo adversário. Nos primeiros dez minutos de jogo o Bougadense conseguiu chegar várias vezes com perigo junto da baliza do Canidelo, mas algum desacerto no sector ofensivo fez com que os lances, quase sempre a partir de pontapés de canto não surtissem efeito.
Já a formação forasteira não se inibiu e conseguiu chegar ao golo aos 13 minutos, na sequência de um canto, em que Fábio Ribeiro aproveitou uma confusão na área para atirar para o fundo da baliza.
A resposta saiu da cabeça de Flávio, que atirou por cima o travessão. A partir deste lance, o Canidelo tomou conta do jogo e podia ter ampliado por Elísio, mas o cabeceamento acertou na barra de Vila Cova.
O Bougadense acusava alguma falta de atitude, o que se repercutia nos lances de transição defesa-ataque que saíam sempre inofensivos para o Canidelo.
Fábio Ribeiro podia ter bisado ainda antes do intervalo, mas a recarga à defesa incompleta de Vila Cova saiu um pouco ao lado do poste direito bougadense.
Insatisfeito com o rendimento da equipa, Renato Pontes colocou João Paulo, no lugar de Mó, no reatamento, para dar força ao ataque, mas a substituição não veio mudar quase nada na atitude do onze de Santiago de Bougado.
A equipa continuou inofensiva e viu-se a perder por 0-2, à passagem do minuto 59. Bruninho, acabado de entrar para render André, aproveitou o remate de Hugo que esbarrou no poste para atirar certeiro para o fundo das redes do Bougadense.
As tentativas para conseguir chegar ao golo foram insuficientes e a partida terminou com uma derrota perigoso para o conjunto bougadense.
A equipa de Renato Pontes continua no antepenúltimo lugar, com 23 pontos, a três da linha de água, ocupada por Senhora da Hora.
"As coisas começam a ficar complicadas"
Renato Pontes assumiu a superioridade do Canidelo na maior parte do jogo, mas "por demérito do Bougadense, que demonstrou falta de atitude. Alguns jogadores não tiveram vontade e estou zangado, porque eles têm que ter mais respeito pelo clube".
Nesta altura "as coisas começam a ficar mais complicadas", contudo o técnico não pretende "atirar a toalha ao chão".
"Ainda faltam nove jogos, mas não é com esta atitude que vamos conseguir a manutenção. A equipa tem que fazer mais e já no próximo jogo frente ao Avintes. Não temos nada a perder".
"Podíamos ter saído daqui com resultado mais desnivelado"
Satisfeito com a exibição da sua equipa, Rui Amorim apenas apontou um defeito neste jogo com o Bougadense: "faltou-nos alguma eficácia, porque tendo em conta a supremacia que apresentamos podíamos ter saído daqui com um resultado mais desnivelado".
Rui Amorim referiu que "jogadores fizeram um jogo sério", pelo que os três pontos "são inteiramente justos".
Jogo: Parque de Jogos da Ribeira
Bougadense: Vila Cova, Mó (João Paulo 45'), Flávio, Lírio, Henrique (Hélder 35'), Ricardo Sá, Daniel Conde, Ramalho (Pedro Costa 63'), Miguelito, Luís Carlos e Serginho
Treinador: Renato Pontes
Canidelo: Pinheiro, Pêro, Sérgio, Bruno Couto, Elísio, Vítor Fonseca, Delfim, Fábio Ribeiro, Vinagre (Napoleão 88'), Hugo (Hélder 80') e André (Bruninho 58')
Treinador: Rui Amorim
Árbitro: Fernando Nunes, auxiliado por Arsénio Neves, Licínio Torres e Paulo Nunes
Cartões Amarelos: João Paulo (72') e Vítor Fonseca (74')
Marcadores: Fábio Ribeiro (15') e Bruninho (59')
Resultado ao intervalo: 0-1
Resultado final: 0-2
Resultados 25ª jornada
Pedrouços 1-2 Arcozelo
Vilanovense 1-0 Candal
Ataense 2-1 Sra Hora
Valonguense 1-1 Alpendorada
Várzea Douro 0-1 Coimbrões
Ermesinde 0-0 Perosinho
Sousense 0-0 Perafita
Bougadense 0-2 Canidelo
Rio tinto 2-3 Avintes
Próxima jornada (16-03-2008)
Candal-Arcozelo
Sra Hora-Vilanovense
Alpenadorada-Ataense
Coimbrões-Valonguense
Perosinho-Várzea Douro
Perafita-Ermesinde
Canidelo-Sousense
Avintes-Bougadense
Rio Tinto-Pedrouços
Classificação
-
Alpendorada – 59 pontos
-
Coimbrões – 58 pontos
-
Ataense – 51 pontos
-
Arcozelo – 47 pontos
-
Candal – 41 pontos
-
Valonguense – 40 pontos
-
Sousense – 39 pontos
-
Avintes – 36 pontos
-
Perosinho – 31 pontos
-
Pedrouços – 31 pontos
-
Canidelo – 31 pontos
-
Perafita – 29 pontos
-
Várzea Douro – 28 pontos
-
Sra Hora – 26 pontos
-
Rio Tinto – 24 pontos
-
Bougadense – 23 pontos
-
Vilanovense – 18 pontos
-
Ermesinde – 10 pontos
Ano 2008
Cinco mulheres atropeladas, duas em estado grave

Dois feridos graves e três ligeiros é o balanço de um acidente de viação, esta segunda-feira, junto à empresa Ricon, em Ribeirão. O condutor do veículo terá ligado ao sogro a pedir auxílio, abandonando depois o local do sinistro, visivelmente transtornado. As mulheres já não correm risco de vida.
José Marcelino nem queria acreditar no que viu quando regressou de uma tarde de pescaria. “Quando me aproximei do meu carro, que tinha ficado estacionado no sentido Ribeirão/EN14, vi que estava virado em sentido contrário e só quando cheguei perto da viatura me apercebi do que tinha acontecido. Tinha o carro com a parte lateral esquerda completamente desfeita”, adiantou ao NT, José Marcelino ainda mal refeito do susto.
O proprietário do Opel Vectra ainda estava incrédulo com os contornos deste acidente. “Ouvi sirenes enquanto estava a pescar mas como tinha o meu carro bem estacionado nunca pensei que a minha viatura estivesse envolvida”, adiantou.
O palco do acidente foi a Avenida da Indústria, perto da empresa têxtil Ricon, envolvendo três viaturas ligeiras e, segundo o NT conseguiu apurar, resultou de “uma colisão lateral entre dois ligeiros seguida de despiste e atropelamento de cinco peões”, adiantou fonte da Brigada de Trânsito de Braga, que esteve no local.
Alegadamente, as duas viaturas seguiam no mesmo sentido: “Uma das viaturas ia estacionar e a outra tocou-lhe, despistou-se e atropelou as pessoas que iam na berma, batendo ainda numa terceira viatura que estava estacionada. De acordo com a Brigada, trata-se de uma zona sem passeio, mas os peões “circulavam do lado correcto da estrada, com o trânsito de frente”. Os veículos seguiam no sentido poente-nascente, em direcção à EN14.
O acidente terá acontecido às 12.50 horas quando as vítimas, com idades entre os 30 e os 45 anos, regressavam ao trabalho após a hora de almoço. Segundo o NT conseguiu apurar, duas das mulheres são residentes na Trofa e as outras três serão de Ribeirão.
As vítimas foram transportadas para o Hospital S. Marcos em Braga e para o Centro Hospitalar do Médio Ave, unidade de Famalicão.
A mulher de 34 anos de idade, residente na cidade da Trofa, está estável e internada em Braga e segundo um familiar contactado pelo NT, “sofreu fracturas nas duas pernas, num braço e na bacia, apresentando ainda costelas partidas com perfuração dos pulmões, mas não corre riscos de vida”, adiantou. A vítima esteve consciente e contou aos familiares como tudo aconteceu: “Estava a chover, o veículo seguia em direcção à EN 14, estava a ultrapassar um outro que se encontrava parado, acabando por embater no veículo, abalroando ainda uma segunda viatura, e acabou por colher as cinco funcionárias da Ricon”.
Outra das vítimas, que se encontra internada no Hospital de S. Marcos, apresenta lesões na coluna.
O condutor do veículo, que ficou “transtornado com o acidente”, abandonou o local “com medo que lhe batessem”, segundo confirmou a esposa, garantindo que ele ia entregar-se às autoridades.
Ano 2008
Campeonato nacional é objectivo a alcançar

Juniores do Trofense lideram campeonato
Todas as equipas dos diferentes escalões do Clube Desportivo Trofense aceitaram o desafio de atingir os nacionais e os resultados começam a aparecer. Actualmente todas ocupam os primeiros três lugares do campeonato, e em posição privilegiada surgem os juniores, que lideram a 1ª divisão distrital.
O frio que se sente no Complexo de Paradela nesta altura do ano não é obstáculo para os jovens que integram os escalões do Clube Desportivo Trofense. O sonho de um dia chegar ao patamar mais alto do futebol faz com que os poucos graus centígrados sejam esquecidos e a bola torna-se no único acessório de valor para os pequenos craques em altura de treinos e jogos.
Com a nova direcção liderada por Rui Silva, o departamento de futebol do Trofense modificou estratégias e delineou novas metas, numa clara aposta na formação para conferir ao clube expressividade na captação de jovens talentos. Todas as equipas dos diferentes escalões aceitaram o desafio de atingir os nacionais e os resultados começam a aparecer. Actualmente todas ocupam os primeiros três lugares do campeonato, e em posição privilegiada surgem os juniores, que lideram a 1ª divisão distrital, com quatro pontos de avanço sobre o segundo classificado, Paços de Ferreira. Todos alimentam o sonho de qualquer jovem no seu lugar: serem chamados para integrar o plantel sénior da equipa.
Jorge Gonçalves é o treinador da equipa há três anos. Já tinha integrado o departamento de formação noutra altura e depois de um período em que experimentou outros clubes decidiu “aceitar o convite do coordenador Jorge Maia” para abraçar um projecto de quatro anos, que está “a correr conforme o planeado”, afirmou em entrevista exclusiva ao NT/TrofaTv.
Os dois primeiros anos serviram para “criar condições para tornar a equipa competitiva”, no sentido de atingir a subida aos nacionais. “Esse é o patamar onde os jogadores poderão evoluir melhor”, referiu.
O projecto não abrangeu apenas o escalão júnior e os resultados de um trabalho “árduo” começam a notar-se: “Neste momento, nas camadas jovens, os juniores estão em primeiro lugar, os juvenis estão em terceiro lugar a um ponto do segundo, os iniciados estão em segundo lugar e os infantis ocupam o terceiro lugar”.
Actualmente a ocupar, confortavelmente a liderança, os jogadores desfrutam do sucesso “confiantes no seu valor”. No entanto, há necessidade de “equilibrar as mentalidades para que eles não se deslumbrem”, adiantou Jorge Gonçalves que reforçou o facto dos feitos de hoje “serem fruto de um trabalho de três anos”.
O técnico considera que os resultados positivos são fruto da sintonia entre o departamento de formação e a direcção do clube e sabe que Tulipa, treinador da equipa sénior, está atento ao trabalho desenvolvido pelos juniores. “Existe uma grande comunicação entre o departamento e a equipa técnica profissional. Sei que (Tulipa) já veio ver um ou dois jogos da equipa e alguns juniores têm ido treinar com os seniores com alguma regularidade. Integraram, aliás, o jogo da Liga Intercalar e fizeram uma boa figura, com um excelente desempenho”, acrescentou.
O treinador acredita nas capacidades dos jovens para poderem fazer parte do plantel sénior, mas não esquece que “existem muitos outros factores, como estar no sítio certo no momento certo, a posição do jogador ou se o treinador estiver mais necessitado e também há o aspecto da coragem para o fazer”.
-
Trofa2 semanas atrás
Homem detido após ameaçar com arma de fogo em restaurante
-
Região1 semana atrás
Criançada, há uma aldeia aquática à vossa espera em Fornelo até domingo
-
Trofa2 semanas atrás
Incêndio de grandes dimensões na Trofa
-
Trofa2 semanas atrás
Burlão que se fez passar por falso padre no Coronado voltou a atacar, fazendo-se passar por juiz
-
Trofa3 dias atrás
Acidente condiciona circulação na EN14
-
Trofa2 semanas atrás
S. João de Guidões está de volta! Há noitada com os Irmãos Cardoso e majestosa procissão no dia 24
-
Edição 7681 dia atrás
Procuram-se figurantes para procissão da Senhora das Dores
-
Edição 7671 semana atrás
Memórias e Histórias da Trofa: O embrião da industrialização