quant
Fique ligado

Edição 462

Bougadense dinamiza o 1º Prémio de BTT

Avatar

Publicado

em

BTT

 

O concelho da Trofa vai ser palco do 1º Prémio de BTT do Atlético Clube Bougadense, a contar para a Taça Regional XCO, que se realiza no dia 2 de março. Prova serve para apresentar a modalidade de ciclismo do clube.

São esperados “entre 150 a 200 atletas federados” para participar no 1º Prémio de BTT do Atlético Clube Bougadense, que faz parte da segunda etapa da Taça Regional XCO da Associação de Ciclismo do Porto (ACP).

O Parque de Jogos da Ribeira vai ser o ponto de partida e de chegada dos ciclistas participantes nesta prova, que está reservada a todas as categorias a partir de cadetes. A primeira corrida, com início pelas 9.30 horas, é destinada a Master 40, 50 e 60 e Promoção, a segunda para todas as categorias femininas e a terceira para as Elites/Sub-23, juniores masculinos e Master A. A cerimónia protocolar está prevista para as 13.45 horas.

Os atletas não federados podem inscrever-se para a corrida de Promoção, apresentando-se com “alguma antecedência” junto do secretariado, no dia da prova, com os documentos e pagando uma taxa que já inclui seguro.

O diretor e também treinador de ciclismo do Bougadense, Tiago Torres, afirmou que o circuito tem “uma zona técnica bastante complicada, mas o grande grosso do percurso não é muito difícil”. Contudo, “as condições do tempo podem agravar o percurso”, que ao ficar com “muita lama” acaba por “endurecer a corrida”.

O XCO é, segundo Tiago Torres, “uma vertente do ciclismo de BTT de curta duração”, que “normalmente são caracterizadas por percursos técnicos e várias dificuldades, em que os ciclistas têm que ter muita aptidão técnica para manobrar a bicicleta”.

O treinador espera que na organização da prova “corra tudo bem” e que “não haja problemas por causa do tempo, que tem inundado a pista”, que está “um bocado escorregadia”. “É uma pista complicada com alguma lama, que vai criar sempre algumas dificuldades e vai tornar o percurso duro, mas estamos convencidos que vai ser bonito e muito engraçado. Tenho a certeza que quem quiser competir não vai sair daqui a fazer má figura”, declarou, evidenciando que a direção está “empenhada a levar este projeto por diante”, tendo já agendada para o dia 11 de maio a 2ª Prova Taça Portugal Zona A para o escalão de cadetes e o 1º Prémio Cidade da Trofa para escolas e juniores.

A organização desta prova, que fica a cargo do Atlético Clube Bougadense e da ACP, com o apoio da Câmara Municipal da Trofa e da Junta de Freguesia de Bougado, marca assim o surgimento de uma nova modalidade no seio da associação de Santiago de Bougado: o ciclismo.

O diretor desportivo, José Martins, declarou que foi “em dezembro” que conseguiu a organização deste evento, que servirá para apresentar a nova modalidade do Bougadense, esperando que seja um “grande sucesso para que atraia atletas”. “Pretendíamos que aparecesse mais jovens para fazermos uma escolha e começarmos a formar a equipa. O nosso objetivo é competir para ganhar. Temos gente com capacidade para trabalhar os atletas. O Tiago (Torres) está credenciado para planos de treino e ajudar os atletas naquilo que for preciso. Não precisam de ir a outros lados para fazer planos de treino”, referiu.

A direção da secção da modalidade de ciclismo do Atlético Clube Bougadense é ainda constituída por José Ribeiro, Vera Araújo e Adalberto Maia. O clube já está inscrito na Federação Portuguesa de Ciclismo, com equipa de sete atletas. O “grande foco” da modalidade será “a formação das camadas jovens”, tendo abertura para receber atletas para a secção de cicloturismo e para “o BTT, desde a formação até aos escalões masters e veteranos”.

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...