quant
Fique ligado

Edição 462

APVC despertou para a “sensibilização ambiental”

Avatar

Publicado

em

Durante dois fins de semana, a Associação para a Protecção do Vale do Coronado marcou presença na feira Horta Comigo, que se realizou na Exponor.

Pacotes de leite, garrafas de plástico vazias, paletes de madeira e até pneus serviam de abrigo para as plantas que aí foram plantadas. Durante a presença na feira Horta Comigo de 13 a 16 e de 20 a 23 de fevereiro, a Associação para a Protecção do Vale do Coronado (APVC) fez uma “sensibilização ambiental”, dando “destaque” à “criação sustentavelmente ecológica, com horta, jardim e viveiro em modo vertical e horizontal, reutilizando embalagens e afins”. “Numa varanda ou num terraço urbanos, com imaginação e sustentabilidade, também é possível semear, plantar e colher. É fácil, é barato e –, com a APVC –, até dá melões”, referiu fonte da associação.

Publicidade

Além do stand, a APVC participou neste certame com dois workshops dedicados à “Produção de Cerveja Artesanal” e “O Mundo Maravilhoso das Orquídeas”, que contou com o trabalho de “11 voluntários”.

A associação registou “boa adesão de público”, principalmente nas “tardes de sábado e domingo”. “Com muitas questões e animadas discussões à volta das hortas e jardins verticais, para lá de ser ponto de encontro de ativistas e defensores do ambiente, proporcionando ainda o despertar turístico a muito boa gente que ficou com curiosidade para conhecer a região do Vale do Coronado”, contou, sublinhando que a feira acabou por ser “uma oportunidade bem aproveitada para promover o Coronado e também projetar o concelho da Trofa”.

A feira Horta Comigo – evento de hortas, jardins e produtos naturais –, integrada na Exponor InHouse, em Matosinhos, decorreu em simultâneo com as feiras Exponor InHouse – Salão da Casa ao Jardim (Mobiliário, Decoração, Iluminação e Piscinas) e o Portugal DOP 2014 – Rota de Saberes e Sabores.

Já em 2013, a APVC tinha participado na Exponor InHouse, com um stand promocional ao Vale do Coronado, onde “promoveu a Arte Sacra do Coronado”, um mercadinho biológico e dez colóquios sobre “compostagem, cogumelos, ervas aromáticas e outros temas emergentes”.

A associação já está a preparar mais um workshop dedicado à “Produção de Cerveja Artesanal”. A sessão, que está marcada para o dia 15 de março, entre as 10 e as 18 horas, em S. Mamede do Coronado, vai ser liderada pelo mestre cervejeiro Pedro Sousa. “Sempre sonhou em produzir a sua própria cerveja? Se fosse possível produzir cerveja em casa com alta qualidade e custos reduzidos, aceitaria o desafio? Descubra os ingredientes, os diferentes tipos de cerveja e formas de produção. Aprenda como dar os primeiros passos nesta aventura com um mestre cervejeiro”, convida a associação.

A inscrição pode ser feita através do email (valedocoronado@gmail.com) ou do número 917 040 207. Acompanhe as iniciativas da APVC através da página do Facebook “valedocoronado”.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...