quant
Fique ligado

Ano 2012

Azenhas ganham destaque em exposição (c/video)

Publicado

em

“Património à prova de água” é o nome da exposição que está patente na Casa da Cultura da Trofa, até ao dia 28 de abril. 

As azenhas e os açudes existentes nas margens do rio Ave, nos concelhos da Trofa e Vila Nova de Famalicão, são os protagonistas da exposição “Património à prova de água”, que está patente na Casa da Cultura da Trofa.

A inauguração foi na sextafeira, dia 30 de março, e contou com a presença dos idosos da Santa Casa da Misericórdia que, alegremente, recordaram o tempo em que as azenhas ainda funcionavam.

Bruno Matos, arquiteto trofense, é o responsável por esta mostra, que surgiu de uma investigação para o mestrado em Metodologias de Intervenção no Património Arquitectónico. Depois de agradecer o apoio prestado pelas autarquias da Trofa e Vila Nova de Famalicão, ao longo da sua investigação, Bruno Matos salientou a importância de “registar o património da região e ter um registo não só fotográfico, mas técnico de todo o património constituído pelas 15 azenhas e nove núcleos do rio Ave”. 

Durante o estudo, que teve a duração de três anos, o arquiteto trofense fez “levantamentos topográficos dos edifícios e dos açudes”, focalizando a sua pesquisa na época de verão, quando os açudes estavam à vista, para que fosse possível “obter um rigor técnico”. Depois do êxito que a exposição teve em Vila Nova de Famalicão, Bruno Matos está com boas expectativas em relação a esta, que contou com a presença de um interessado grupo de idosos, na inauguração. “A expectativa é alta. Acho que a população está envolvida, reconhece este património e está interessada em reviver as origens deste património”, declarou. 

Publicidade

Aliada à exposição, a autarquia promoveu na manhã de sábado, dia 31, uma caminhada pelo Percurso Molinológico do Ave, onde os participantes percorreram cerca de nove quilómetros. A Casa da Cultura foi o ponto de partida para a descoberta das azenhas e açudes existentes no concelho, onde cerca de 80 pessoas marcaram presença numa descoberta pela história da Azenha da Barca, da Azenha de Sam, da Azenha de Bairros e da Azenha da Vigenta.

“O percurso tem o carácter de sensibilizar a população e de a envolver numa causa e reconhecimento do património. É importante aliar o desporto à cultura e fazermos um percurso com a comunidade pelos lugares, respondendo a todas as questões que possam existir, ao mesmo tempo que esclarecemos sobre a funcionalidade destes edifícios e a importância que tinham na região”, afirmou Bruno Matos.

Para Assis Serra Neves, vereador do pelouro da Cultura da Câmara Municipal da Trofa, esta divulgação é importante, frisando que com a caminhada é possível ver in loco “algumas azenhas que ainda estão em funcionamento e outras mais antigas”. O autarca destacou a participação das crianças trofenses com desenhos das azenhas e do grupo de idosos que participou na inauguração da exposição, que, na sua opinião, foi o que “mais delirou” com a exposição, por ser um regresso ao passado.

{fcomment}

Continuar a ler...
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Ano 2012

Verbas da Câmara para as obras da Junta tema da Assembleia

Publicado

em

Por

Na sessão ordinária de dezembro da Assembleia de Freguesia de S. Romão foram aprovados o Plano de Atividades e Orçamento para 2013.
Informação sobre a reunião do executivo e membros da Assembleia de Freguesia com Joana Lima sobre as “transferências deliberadas em maio de 2009 e destinadas à remodelação da Casa Quinta de S. Romão” provocou divergências.

(mais…)

Continuar a ler...

Ano 2012

Assembleia de S. Mamede – Documentos previsionais aprovados com abstenção do PSD

Publicado

em

Por

Na sessão ordinária da Assembleia de Freguesia de S. Mamede do Coronado foram aprovadas, com a abstenção do PSD, as propostas para o Plano de Atividades, PPI, Orçamento e Mapa de Pessoal para 2013.

O Plano de Atividades, o Plano Plurianual de Investimentos (PPI), Orçamento e Mapa de Pessoal para 2013 estiveram em discussão na última Assembleia de Freguesia de S. Mamede do Coronado, que decorreu na quinta-feira, dia 20 de dezembro.

(mais…)

Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também

} a || (a = document.getElementsByTagName("head")[0] || document.getElementsByTagName("body")[0]); a.parentNode.insertBefore(c, a); })(document, window);