Ano 2006
Avanços e recuos
No passado mês ocorreu mais um atropelamento mortal na linha de caminho de ferro no centro da Trofa.
Mais um caso ocorrido numa travessia para peões que há muito deveria assegurar outras condições de segurança para a população. A população da cidade da Trofa, em particular a de S. Martinho de Bougado, tem bem presente as discussões ocorridas há seis ou sete anos sobre os vários projectos apresentados para resolver o problema do atravessamento do comboio na Trofa.
Mas, se alguns fizerem um esforço até se lembram das preocupações referidas na altura com as questões urbanísticas e de segurança. Podemos até lembrar que rejeitamos os muros a dividir a cidade, com a mesma convicção que rejeitávamos uma situação provisória.
Alguns, como é o caso do presidente da Câmara da Trofa, até escreviam que o rebaixamento seria incontornável…
Passaram-se alguns anos e o que temos agora?
Agora, temos a electrificação provisória, temos os problemas de segurança acrescidos, temos silencio da parte de quem tem o poder. Um silencio cúmplice perante atrasos sucessivos.
São silêncios certamente envergonhados. Silêncios de quem escreveu que só admitia o rebaixamento e agora defende algo diferente.
Mas até nem é mal nenhum mudar de opinião, se muda para melhor. O que é mau é uma situação provisória arrastar-se durante anos sem que o fim se aviste próximo!
O envolvimento da população na discussão do futuro do concelho e das obras estruturantes para a Trofa não podem estar dependentes da situação interna do partido que governa a Câmara, nem podem estar dependentes das afinidades da Câmara com o Governo.
O futuro da Trofa tem que ser pensado com a população, independentemente de interesses de qualquer espécie. Por isso acho que a Câmara deveria desencadear um processo reivindicativo junto do Governo para que a situação da linha de caminho de ferro no centro da Trofa seja resolvida com a brevidade e a urgência que a situação merece.
Durante os governos do PSD a Câmara da Trofa esteve silenciosa, pode ser que agora que o governo voltou a ser do PS haja maior vontade reivindicativa da Câmara.
Uma coisa é certa, a população não conhece a evolução do processo de construção do desvio da linha de comboio. Há alguns anos que apenas ouve dizer algumas coisas… de concreto é que não há nada!
Será que a Câmara pode dizer quando é que é concluída a construção do traçado alternativo?
E as contrapartidas rodoviárias ainda se mantêm?
E o Metro avança mesmo para a Trofa durante esta década?
Jaime Toga
Ano 2006
Equipas do Bougadense somam vitórias


O Atlético Clube Bougadense venceu, esta tarde, o Sporting S. Vítor, por 2-1, em encontro da 10.ªjornada da série 1 da 1.ª divisão distrital. Na próxima jornada, pelas 15 horas do dia 18 de dezembro, a formação de Santiago de Bougado desloca-se ao reduto de Arcozelo.
Também a equipa B do Bougadense venceu, na tarde de sábado, o GDC Ferreira, por 1-2, em jogo da 10.ª jornada da série 2 da 2.ª divisão distrital. Na próxima jornada, o Bougadense B recebe o FC Parada, pelas 15 horas do dia 17 de dezembro.
Reportagens alargadas na próxima edição do jornal O Notícias da Trofa, quinta-feira nas bancas.
fotografia: arquivo Bougadense A
Ano 2006
Junta de S.Martinho limpa Praia da Barca
A Junta de Freguesia de S.Martinho de Bougado está a proceder à limpeza da margem do Rio Ave, junto à Azenha da Barca.
-
Assinatura em pdf5 dias atrás
Edição 782 do Jornal O Notícias da Trofa
-
Trofa5 dias atrás
Colisão entre camião e autocarro em Alvarelhos
-
Edição 7812 semanas atrás
S. Gonçalo: esta sexta-feira começa a festa em Covelas
-
Trofa3 dias atrás
Falecimento de Henrique Jorge da Silva Guedes
-
Falecimentos2 semanas atrás
Falecimento: Fernando Amorim Moreira
-
Trofa2 dias atrás
Quim Barreiros e Zé Amaro animam Feira Anual da Trofa
-
Região1 semana atrás
Multidão na pista de Guilhabreu para ver espetáculo de drift
-
Trofa16 horas atrás
Despiste em Alvarelhos provoca um ferido