quant
Fique ligado

Ano 2012

Atletas trofenses vão participar no Campeonato Europeu (c/video)

Publicado

em

A modalidade Karaté kyokushin tem cerca de 50 atletas da Trofa, sendo que cinco participarão no Campeonato Europeu.

A palavra kyokushin diz-lhe algo? Trata-se de uma vertente de karaté, onde o objetivo é o aperfeiçoamento do carácter dos praticantes, disciplinando o corpo e a mente através de treinos árduos. O núcleo da Trofa é um dos seus seguidores, contando com cerca de 50 atletas.

Este núcleo, sediado em Alvarelhos, já existe há 20 anos, e a modalidade kyokushin é praticada há 15. Inicialmente, o grupo treinava a vertente shotokan. “A diferença é que kyokushin acaba por ser mais realista a nível de combate, onde os combates de sénior é de contacto total, até o adversário ficar KO. A única proteção permitida, para os homens, é a coquilha. Há algumas regras proibidas, mas poucas, o resto é aguentar. Enquanto nos outros estilos de karaté já não acontece, é estilo buco, onde o contacto é menor e ganha-se por pontos”, diferenciou Jorge Ferreira, senpai (o equivalente a treinador).

Cinco atletas da Trofa têm treinado regularmente, cerca de duas a três horas por dia, para participar no Campeonato Europeu Karaté Kyokushin, que se realizará no dia 11 e 12 de maio, na cidade de Saragoça, em Espanha. “Uns vão participar a nível de kata, que para quem não sabe significa uma sequência de movimentos, os restantes participarão a nível de competição. Este ano, na competição Europeia, vamos ter classes de 11/12 e 14/15 anos. Depois irá representado, a nível de kata, pela senpai Mariana Oliveira e por mim”, asseverou. 

Em 2000, quando o Campeonato Europeu foi realizado em Portugal, desta associação participaram cerca de dez atletas no comité de combate. Já em 2010, esta foi representada apenas dois elementos, em que o de categoria de 18 anos conseguiu um dos primeiros lugares. Jorge Ferreira está com boas expectativas, pois os atletas, além de estarem numa “boa forma física” e de treinarem regularmente, estão motivados, sendo que uma boa participação significaria “chegar ao topo da pirâmide”. “Temos a noção que não será muito simples, que há atletas a nível europeu que participam todos os anos nos campeonatos e que também participam noutro tipo de campeonatos que aqui não temos possibilidade de fazer, mas vamos lutar para obter o melhor resultado possível”, declarou. 

Publicidade

O senpai aproveitou para agradecer os apoios que têm recebido, não esquecendo a vereadora do desporto, da Câmara Municipal da Trofa, que ajudam a “minimizar as despesas”, pois, sem estes, os atletas têm que suportar os custos da participação no Campeonato Europeu. “Se houver alguma firma que queira participar e dar apoio, estamos disponíveis a qualquer patrocínio que possa ser dado. O Campeonato Europeu vai ser transmitido a nível mundial, podendo existir o interesse de algum patrocinador”, apelou.

Mariana Oliveira, 22 anos, senpai e aluna de Jorge Ferreira, vai competir em kata, na categoria de seniores, +18 anos, que consiste no “encadeamento de técnicas que se faz a nível de força, de trabalho e de equilíbrio”. A competir desde os 11 anos, para a atleta ser escolhida para representar a associação é algo “gratificante”. Apesar de já ter participado a nível nacional, será a primeira vez que estará num Campeonato Europeu. “O melhor possível seria ficar nas medalhas. Vou tentar chegar ao máximo possível, se não for possível o que interessa é participar”, garantiu. 

Ana Cruz, praticante há três anos, descobriu este núcleo através do pai. Para a atleta, que vai combater na categoria 11/12 anos, esta modalidade tem muito a ver consigo. “Sinto um orgulho muito grande. É uma grande responsabilidade e vou tentar dar o meu melhor”, afiançou. Também Francisco Freitas pratica kyokushin há três anos. Ganhou gosto quando veio experimentou com os irmãos e, a partir daí, nunca mais parou. Vai representar o núcleo da Trofa na categoria 14/15 anos, onde espera “ficar nos três primeiros lugares”. “Com trabalho tudo é possível”, afirmou. 

Rui Cardoso, praticante há cinco anos, também vai participar na mesma categoria que Francisco Freitas. Já habituado a participar em campeonatos nacionais, onde já conseguiu três primeiros e dois segundos lugares, o carateca espera conseguir alcançar o pódio. Mas estes alunos não serão os únicos a brilhar em Saragoça. Também Paulo Castro, praticante há 22 anos, e Marlene Dias, praticante há 16, vão participar no Campeonato Europeu, onde farão uma formação em arbitragem, para depois poderem arbitrar em campeonatos e competições. 

Uma decisão tomada pelos atletas que, desta forma, também participarão nesta competição, havendo a possibilidade de já arbitrarem alguns jogos. Caso tenha vontade de experimentar esta modalidade, poderá fazê-lo, gratuitamente, num dia de aula. Em Alvarelhos, os treinos decorrem à quarta-feira, pelas 19.30 horas, e ao sábado, pelas 18.30 horas. Também o poderão fazer no Aquaplace às terça e quinta-feira, pelas 20 horas. Estas têm a duração de uma hora e meia. 

{fcomment}

Publicidade
Continuar a ler...
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Ano 2012

Verbas da Câmara para as obras da Junta tema da Assembleia

Publicado

em

Por

Na sessão ordinária de dezembro da Assembleia de Freguesia de S. Romão foram aprovados o Plano de Atividades e Orçamento para 2013.
Informação sobre a reunião do executivo e membros da Assembleia de Freguesia com Joana Lima sobre as “transferências deliberadas em maio de 2009 e destinadas à remodelação da Casa Quinta de S. Romão” provocou divergências.

(mais…)

Continuar a ler...

Ano 2012

Assembleia de S. Mamede – Documentos previsionais aprovados com abstenção do PSD

Publicado

em

Por

Na sessão ordinária da Assembleia de Freguesia de S. Mamede do Coronado foram aprovadas, com a abstenção do PSD, as propostas para o Plano de Atividades, PPI, Orçamento e Mapa de Pessoal para 2013.

O Plano de Atividades, o Plano Plurianual de Investimentos (PPI), Orçamento e Mapa de Pessoal para 2013 estiveram em discussão na última Assembleia de Freguesia de S. Mamede do Coronado, que decorreu na quinta-feira, dia 20 de dezembro.

(mais…)

Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também

} a || (a = document.getElementsByTagName("head")[0] || document.getElementsByTagName("body")[0]); a.parentNode.insertBefore(c, a); })(document, window);