quant
Fique ligado

Ano 2007

Assembleia Municipal aprova moção sobre Linha de Metro da Trofa

Avatar

Publicado

em

Os partidos com assento na Assembleia Municipal da Trofa aprovaram por unanimidade uma moção, proposta pelo Partido Social Democrata, na qual exigem do governo o cumprimentos das promessas feitas e da construção imediata da Linha de Metro até à Trofa. A sessão ficou ainda marcada pela suspensão de mandato de José Gregório, eleito nas listas do Partido Socialista, invocando "razões de ordem política e moral", deixando no ar alegadas divergências com o partido.

  Apesar de estar ainda a milhares de centímetros de chegar à Trofa, a Linha de Metro já fez correr muitos metros de tinta. O recente anúncio de que o Metro só chegará à Trofa em 2009 fez com que os partidos com assento na Assembleia Municipal da Trofa, aprovaram por unanimidade uma moção para "mais uma vez alertar o Governo do nosso País que as entidades que até ao momento fizeram e fazem ainda parte deste processo, sempre nos afirmaram e garantiram que a Linha do  Metro do Porto até à Trofa é uma prioridade absoluta, dizem-no os responsáveis da Empresa Metro do Porto e di-lo com clareza a Junta Metropolitana do Porto. "A posição é de manter o compromisso de concluir a 1ª fase da rede, com prioridade pela ligação à Trofa.", pode ler-se na moção.

Na moção os eleitos apontam várias razões e argumentos para exigir do Governo de José Socrates a construção dos 10 quilómetros de via em falta cujo projecto em via dupla foi apresentado em Março de 2003 ao Ministério das Obras Publicas e que representa uma investimento 80 por cento mais baixo que o efectuado na linha da Povoa.

No seio do próprio Partido Socialista á divergências relativamente à calendarização do investimento já que o Governo prevê a Linha do metro até à Trofa só em 2009 enquanto a deputada Joana Lima, que desempenha ainda funções de vereadora pelo PS na Camara Municipal e é presidente da Comissão Politica Concelhia da Trofa, em declarações ao NT discorda de mais este adiamento. A deputada considera que "já andamos a ver esta obra adiada há muito tempo, e não posso concordar com esta posição", frisou.

Joana Lima relembrou que "os trofenses estão há muito a ser sacrificados já que lhe foi retirado o comboio e foi-lhes prometido que a curto prazo seria substituído pelo metro mas até agora apenas se tem assistido a mais adiamentos". A deputada salientou ainda que "esta situação já atravessou vários governos, inclusive do PSD, que não resolveram" a questão e diz estar esperançada que seja "o Governo de José Sócrates a colocar um ponto final nesta situação".

José Gregório abandonou Assembleia

O Socialista José Gregório, eleito nas listas do Partido Socialista na últimas eleições autárquicas apresentou a suspensão de mandato na ultima sessão da Assembleia Municipal "por razões de ordem política e moral, dado o estado das coisas terem atingido um ponto que me impossibilita de pactuar por mais tempo com a situação, colidindo esta com a minha formação e convicções de forma grave e inultrapassável nas actuais circunstâncias". Gregório não quis entrar em pormenores e escusou-se a explicar as razões concretas do abandono, limitando-se a dizer que " há 38 anos, no regime salazarista era bastante fácil lutar a favor da democracia, hoje torna-se muito mais difícil pois o adversário, e até o inimigo, está subtilmente disfarçado atrás do que se chama democracia".

Contactada pelo NT para comentar esta saída, a líder da concelhia da Trofa, Joana Lima, limitou-se a dizer que "não comento a suspensão de mandato já que cada elemento é eleito para um mandato individual que apenas diz respeito a cada pessoa", frisou.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...