quant
Fique ligado

Ano 2011

Aquisição de terreno no Monte Padrão

Avatar

Publicado

em


Câmara Municipal de Santo Tirso vai criar uma estação arqueológica no Monte Padrão, em Monte Córdova.

Classificado como Monumento Nacional desde 1910, o Castro de Monte Padrão vai ser melhorado com a implementação de um “projeto de estudo, valorização, musealização e dinamização”. A obra conta com um investimento de 57 700 euros por parte da Câmara Municipal de Santo Tirso, que se destina “a integrar a estação arqueológica do Monte Padrão, em Monte Córdova”. Este espaço, “ocupa um lugar de destaque”, dado “a sua relevância científica ter sido evidenciada pelas intervenções realizadas nas duas últimas décadas”.

A valorização e musealização do Centro Interpretativo, inaugurado em 20 de abril de 2008, permitiu, ainda, “a promoção de um importante conjunto patrimonial de caráter arqueológico e arquitetónico e a valorização do estudo de um conjunto arqueológico com características únicas”, explicou fonte da autarquia tirsense. “Para além disso, permitiu sublinhar a importância da complementaridade entre o património arqueológico e ambiental, desenvolver um espaço com aptidões de natureza museológica, pedagógica, turística e potencializar os recursos disponibilizados para a promoção turística da região”, acrescentou a mesma fonte.

O Monte Padrão constituiu “uma das principais referências culturais do concelho de Santo Tirso”. “A sua presença, aliada à carga histórica, permitem que seja considerado como um marco de interesse histórico, arqueológico e cultural, cuja preservação e valorização beneficiará ao adquirir mais uma parcela de terreno”, concluiu.

 

Margarida Pires

 

{fcomment}

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...