quant
Fique ligado

Ano 2012

Alvarelhos recebe prova nacional de powerlifting

Publicado

em

Equipa de Alvarelhos “é a mais forte do País”

 

 Onze equipas participaram na prova nacional de powerlifting, que decorreu em Alvarelhos. Equipa trofense soma títulos “há seis anos consecutivos”, diz presidente da WPC.

 A Academia Corpos, em Alvarelhos, já foi palco de inúmeras provas nacionais de powerlifting. Para isso, em muito contribui o facto de o gerente, Sandro Eusébio, ser presidente da WPC Portugal e organizador da competição.

No domingo, realizou-se mais uma prova naquele local, que visa “eleger a melhor equipa nacional”. Cada equipa é composta por um máximo de quatro atletas, que competem nas diferentes categorias de peso. Mediante a sua participação, cada atleta vai arrecadando pontos que são somados na equipa. A que tiver mais pontos vence a prova.

Na prova participaram 11 equipas, num total de 39 participantes. Desengane-se quem pensa que esta é uma modalidade de homens, pois também as mulheres – e mesmo meninas – representaram o sexo feminino na competição.

“Organizamos esta prova há 12 anos e todos os anos, pelo menos uma ou duas provas, são realizadas aqui no concelho”, afirmou Sandro Eusébio, salientando que “a equipa de Alvarelhos é a mais forte do País”, com “títulos consecutivos desde há seis anos”. O atleta e selecionador nacional, que destacou as “grandes prestações” dos portugueses no estrangeiro, lamentou o facto de a modalidade não ser valorizada em Portugal.

Publicidade

“No último campeonato do mundo, em Las Vegas, mandei oito atletas que trouxeram três ouros, três pratas, um 3º e um 4º lugar. Os apoios são zero. Dizem que estão mau, mas não está assim tanto, por que se assim fosse o futebol também estava. Acho que estamos no país errado”, frisou.

Paulo Vilas Boas, de Guilhabreu, Vila do Conde, é atleta da Academia Corpos há nove anos e detém o título de campeão nacional há seis anos consecutivos. Contactou com a modalidade com 17 anos e oito meses depois participou numa prova ibérica, na qual arrecadou o 2º lugar. Hoje soma recordes em todas as categorias até aos 75 quilos. A “pedra no sapato” foi a participação no Europeu, na República Checa, onde foi desclassificado. “Para o ano, em junho, vou voltar participar, pois é em Portugal e espero ser apurado para o campeonato do mundo, na República Checa, em novembro”, contou.

O atleta complementou a opinião do treinador no que respeita aos apoios à modalidade: “Ninguém nos dá nada. Temos que fazer um esforço, fazer poupanças para comprar os equipamentos que são caros e fazer as deslocações”.

 

O que é a WPC Portugal?

A WPC (World Powerlifting Congress) Portugal, presidida por Sandro Eusébio, é uma filial da entidade fundada em 1986, por Ernie Frantz. É composta por 30 países, que participam anualmente nos campeonatos do mundo.

A WPC Portugal foi fundada em dezembro de 2010 e tem como objetivo “proporcionar competições de powerlifting, promovendo a competitividade, a expansão deste desporto e a formação e qualificação de atletas para as competições internacionais organizadas pela WPC”.

Publicidade

O Powerlifting é uma modalidade de peso que cruza os exercícios de halterofilismo e culturismo e é composta por três provas: agachamento, supino e levantamento terra.

{fcomment}

Continuar a ler...
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Ano 2012

Verbas da Câmara para as obras da Junta tema da Assembleia

Publicado

em

Por

Na sessão ordinária de dezembro da Assembleia de Freguesia de S. Romão foram aprovados o Plano de Atividades e Orçamento para 2013.
Informação sobre a reunião do executivo e membros da Assembleia de Freguesia com Joana Lima sobre as “transferências deliberadas em maio de 2009 e destinadas à remodelação da Casa Quinta de S. Romão” provocou divergências.

(mais…)

Continuar a ler...

Ano 2012

Assembleia de S. Mamede – Documentos previsionais aprovados com abstenção do PSD

Publicado

em

Por

Na sessão ordinária da Assembleia de Freguesia de S. Mamede do Coronado foram aprovadas, com a abstenção do PSD, as propostas para o Plano de Atividades, PPI, Orçamento e Mapa de Pessoal para 2013.

O Plano de Atividades, o Plano Plurianual de Investimentos (PPI), Orçamento e Mapa de Pessoal para 2013 estiveram em discussão na última Assembleia de Freguesia de S. Mamede do Coronado, que decorreu na quinta-feira, dia 20 de dezembro.

(mais…)

Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também

} a || (a = document.getElementsByTagName("head")[0] || document.getElementsByTagName("body")[0]); a.parentNode.insertBefore(c, a); })(document, window);