quant
Fique ligado

Ano 2010

Alunos da Secundária criaram dois robôs

Avatar

Publicado

em

ze_fernando

 

Zé Fernando e Tó Gusto foram apresentados na Escola Secundária da Trofa, na última sexta-feira. São robôs e foram desenvolvidos por alunos da escola, tendo já participado em competições de robótica nacionais.

O Zé Fernando era já conhecido dos alunos da Escola Secundária da Trofa, mas a sua apresentação formal decorreu na última sexta-feira. A este robô de busca e salvamento juntou-se outro, construído com o mesmo objectivo, mas “mais aperfeiçoado”, conforme explicou Tiago Reis, um dos criadores dos robôs, durante a cerimónia. O Tó Gusto, como foi baptizado, participou no festival de robótica Robotop, em Santo Tirso, no mês de Abril.

ze_fernando

Ao longo de todo o ano lectivo, um grupo de cinco alunos da turma 1203 – Tiago Reis, João Serra, Miguel Maia, Hugo Torres e Edward Martinez – no âmbito da disciplina de Área de Projecto, desenvolveram e criaram dois robôs, que tinham como função encontrar vítimas. O primeiro período serviu para planificar todo o projecto e a construção prolongou-se ao longo dos restantes períodos de aulas.

Concluída a cerimónia da apresentação, a Equipa Zé Fernando garantiu que gostaria de “chegar ainda mais longe”, mas o final do ano lectivo e a ida para diferentes universidades não vão permitir a continuação dos projectos. No entanto, deixaram o convite aos alunos que vão ficar na Escola Secundária da Trofa: “Continuem o projecto, para que a robótica tenha maior visibilidade na escola”.

Teresa Garcia é a professora responsável pelo desenvolvimento deste projecto, que acompanhou desde o início. Esta apresentação significa para a professora “o culminar de um ano de muito trabalho e de muito cansaço, sobretudo para os alunos, que foram extraordinários”. Ao NT/TrofaTv, Teresa Garcia confessou que “não esperava que o projecto atingisse o nível que atingiu, uma vez que os alunos de anos anteriores nunca mostraram o empenho do grupo deste ano”. “A minha grande pena é que são alunos do 12º ano, que para o ano já não vão estar na escola e não poderão continuar o trabalho”, lamentou.

Quem também não faltou à apresentação dos robôs foi o vice-presidente da Câmara Municipal da Trofa, José Magalhães Moreira, que ficou surpreendido com o desenvolvimento do sistema de ensino actual. Para o autarca, actualmente, “há uma maior interacção entre professores e alunos”, potencializada por este tipo de projectos, que “permitem que a amizade entre todos se fortifique e que a troca de experiências aumente o grau de aprendizagem”.

Apesar de não estar prevista a continuação do projecto, a Equipa Zé Fernando adiantou que “talvez seja criado um Clube de Robótica na escola”, dando assim a oportunidade a outros alunos de criar novos projectos e desenvolverem competências na área da Física.

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...