

Ano 2010
Alunos a prevenir com Cruz Vermelha
Cruz Vermelha da Trofa deu por terminado o projecto “Ter prevenção” que desenvolveu ao longo do ano lectivo nas escolas dos Agrupamentos do Coronado e Covelas e da Trofa. Cerca de 760 alunos juntaram-se no Complexo Desportivo de Paradela.
O Xavier é um ouriço cacheiro que ao longo do ano lectivo 2009/2010 ensinou os alunos dos Agrupamentos do Coronado e Covelas e da Trofa a prevenir os comportamentos de risco como o consumo de drogas, álcool e tabaco.
As dez escolas dos dois agrupamentos juntaram cerca de 760 alunos no Complexo Desportivo de Paradela, na freguesia de S. Martinho de Bougado, esta terça-feira.
“As crianças, agora é que precisam de ser educadas, e é de pequeninas que podemos começar a incentivá-las na educação que elas devem seguir”, explicou Odete Pedroso, presidente da Cruz Vermelha Portuguesa da Trofa, que se confessou “de coração cheio” por ver todas as crianças a brincar.
A manhã foi preenchida com jogos que apelavam ao espírito de equipa e ao cultivo da amizade. Conscientes de que as bebidas alcoólicas, as drogas e o tabaco são prejudiciais para o ser humano, os alunos eram peremptórios no que toca a descrever os efeitos destes vícios: “Ficamos viciados e podemos morrer”.
Carla Lima, Coordenadora do projecto “Ter prevenção” da Cruz Vermelha da Trofa explicou o objectivo desta iniciativa no concelho: “Este é um projecto financiado pelo IDT (Instituto da Droga e da Toxicodependência). A Cruz Vermelha aderiu porque foi diagnosticado que na Trofa era necessário intervir na área da prevenção das toxicodependências”.
A interlocutora na área da prevenção do IDT confirmou este problema, mas enalteceu as iniciativas realizadas no decorrer do ano lectivo. “É um projecto que faz todo o sentido porque aborda os meninos desde muito cedo e desta forma lúdica e alegre, que é uma maneira muito boa de começar a fazer prevenção”, afirmou.
“A droga é pior problema que pode surgir numa família”. Esta é a convicção de José Magalhães Moreira, vereador do pelouro da Acção Social da autarquia trofense que enalteceu estes projectos de prevenção. “Urge que estes programas se desenvolvam, mas há outros projectos para além deste em todos os agrupamentos de escolas”, acrescentou.
Ano 2010
Tradição de porta em porta

O Rancho Etnográfico de Santiago de Bougado mantém viva, ano após ano, a tradição de cantar as janeiras de porta em porta, levando o folclore da região a todas as casas.
Ano 2010
Arte em quatro rodas

Francisco Maia tem uma oficina de restauro diferente: recupera automóveis antigos há mais de 20 anos.
-
Região2 semanas atrás
Criançada, há uma aldeia aquática à vossa espera em Fornelo até domingo
-
Edição 7682 dias atrás
📷 Participação em novela reacende sonho de Pedro em representar
-
Trofa1 semana atrás
Acidente condiciona circulação na EN14
-
Trofa4 dias atrás
Empresa sueca compra grupo Frezite
-
Trofa4 dias atrás
Homem em prisão preventiva após agressões à mãe
-
Edição 7686 dias atrás
Procuram-se figurantes para procissão da Senhora das Dores
-
Edição 7687 dias atrás
Trofa Urban Race regressa à cidade
-
Trofa1 semana atrás
Escola Secundária da Trofa – Oferta Formativa para 2022/2023