quant
Fique ligado

Ano 2010

Alunos a prevenir com Cruz Vermelha

Avatar

Publicado

em

Cruz Vermelha da Trofa deu por terminado o projecto “Ter prevenção” que desenvolveu ao longo do ano lectivo nas escolas dos Agrupamentos do Coronado e Covelas e da Trofa. Cerca de 760 alunos juntaram-se no Complexo Desportivo de Paradela.

 O Xavier é um ouriço cacheiro que ao longo do ano lectivo 2009/2010 ensinou os alunos dos Agrupamentos do Coronado e Covelas e da Trofa a prevenir os comportamentos de risco como o consumo de drogas, álcool e tabaco.

As dez escolas dos dois agrupamentos juntaram cerca de 760 alunos no Complexo Desportivo de Paradela, na freguesia de S. Martinho de Bougado, esta terça-feira.

“As crianças, agora é que precisam de ser educadas, e é de pequeninas que podemos começar a incentivá-las na educação que elas devem seguir”, explicou Odete Pedroso, presidente da Cruz Vermelha Portuguesa da Trofa, que se confessou “de coração cheio” por ver todas as crianças a brincar.

A manhã foi preenchida com jogos que apelavam ao espírito de equipa e ao cultivo da amizade. Conscientes de que as bebidas alcoólicas, as drogas e o tabaco são prejudiciais para o ser humano, os alunos eram peremptórios no que toca a descrever os efeitos destes vícios: “Ficamos viciados e podemos morrer”.

Carla Lima, Coordenadora do projecto “Ter prevenção” da Cruz Vermelha da Trofa explicou o objectivo desta iniciativa no concelho: “Este é um projecto financiado pelo IDT (Instituto da Droga e da Toxicodependência). A Cruz Vermelha aderiu porque foi diagnosticado que na Trofa era necessário intervir na área da prevenção das toxicodependências”.

A interlocutora na área da prevenção do IDT confirmou este problema, mas enalteceu as iniciativas realizadas no decorrer do ano lectivo. “É um projecto que faz todo o sentido porque aborda os meninos desde muito cedo e desta forma lúdica e alegre, que é uma maneira muito boa de começar a fazer prevenção”, afirmou.

“A droga é pior problema que pode surgir numa família”. Esta é a convicção de José Magalhães Moreira, vereador do pelouro da Acção Social da autarquia trofense que enalteceu estes projectos de prevenção. “Urge que estes programas se desenvolvam, mas há outros projectos para além deste em todos os agrupamentos de escolas”, acrescentou.

 

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...