quant
Fique ligado

Edição 434

ADAPTA organizou caminhada por “terras de Santiago”

Avatar

Publicado

em

 

Na caminhada Rota das Hortas Biológicas, 40 pessoas percorreram no domingo, 28 de julho, locais de Santiago de Bougado.

O Parque Dr Lima Carneiro, em S. Martinho de Bougado, foi o local de partida para mais uma caminhada organizada pela ADAPTA – Associação de Defesa do Ambiente e Património da Trofa.

Publicidade

À hora marcada, 40 pessoas iniciaram o percurso de “aproximadamente dez quilómetros”, que “incidiu mais por terras de Santiago de Bougado”. Do Parque Dr Lima Carneiro passaram pela “antiga via estreita da CP” até Lantemil, onde visitaram a horta da ADPATA. Daí seguiram em direção ao Rio Trofa, atravessando um ribeiro por uma “ponte improvisada” pelos escuteiros de Santiago de Bougado, percorrendo o “futuro Parque das Azenhas”.

Pedro Daniel Costa, presidente da associação, fez um balanço “positivo” desta caminhada, pois além do feedback que recebe dos participantes a questionarem “quando é a próxima”, a presença de crianças, “a mais nova com seis anos”, dá “reconhecimento” à atividade, uma vez que vão “interagindo e questionando sobre o património” que visitam.

O presidente contou que esta iniciativa tinha “duas finalidades”. Numa “vertente ambiental”, a associação pretendia “chamar a atenção para uma melhor alimentação, privilegiando o recurso a alimentos o mais natural possível, baseada numa agricultura mais sustentável, sem o recurso a produtos químicos que prejudicam o meio ambiente (Solo e água) com possíveis danos na saúde de quem os consome”. Os caminheiros puderam constatar na Horta da ADPATA que mesmo sem o recurso de químicos, que está “proibido”, existe “uma grande variedade de alimentos nas 24 hortas existentes”. A outra finalidade desta atividade era “divulgar o património da Trofa”, através da “passagem junto a moinhos e azenhas, que infelizmente têm os dias contados”.

“Também foi interessante admirar, numa outra perspetiva (por baixo), a ponte sobre o Rio Ave, que divide a Trofa de Ribeirão. O normal é passarmos por cima da ponte e, por isso, nem imaginamos a beleza arquitetónica que a sustenta”, concluiu.

A próxima caminhada da ADAPTA está prevista ser por “terras de Alvarelhos”.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...