quant
Fique ligado

Edição 627

A Trofa está mais bonita, só que…

Avatar

Publicado

em

Com o decorrer dos anos de autonomia municipal, o Concelho da Trofa, com os seus arranjos urbanísticos e paisagísticos está a ficar cada vez mais bonito. Já faz crescer a vontade de convidar os familiares e amigos de fora do concelho a visitarem e a passearem pelos novos espaços, mesmo que ainda falte muito para se poder dizer que cumprem os requisitos necessários para o seu bom funcionamento.
Inaugurar e depois terminar é uma característica dos diferentes poderes, sejam nacionais ou locais, para não se aludir às cerimónias de inauguração da mesma obra, muitas vezes ainda inacabada, por duas, três e até quatro vezes, principalmente em ano de eleições. Está dentro da normalidade daquilo que é considerado campanha eleitoral.
O Parque das Azenhas é um local aprazível, bonito e convidativo para uma agradável caminhada e convívio com a família e os amigos, pois é um equipamento que tem uma bonita paisagem junto à margem esquerda do Rio Ave, que esteve muitos anos escondido dos trofenses. Finalmente o rio foi devolvido à Trofa e às suas gentes, com algum bom gosto à mistura. É mais uma bonita obra inacabada, que já foi inaugurada, mas já se pode usufruir de uma boa parte deste aprazível equipamento emblemático.
As obras de requalificação dos parques Nossa Senhora das Dores e Dr. Lima Carneiro, transformaram aquele local numa bonita sala de visitas, para quem visita a Trofa e para os trofenses de todas as freguesias do concelho. Este renovado equipamento já foi inaugurado há muito tempo, embora haja necessidade de obras de melhoramentos, concretamente a abertura do canal para a passagem do metropolitano de superfície, mas também já se pode desfrutar deste espaço de referência para a Trofa.
A requalificação da zona da antiga estação dos comboios da Trofa transformou uma zona degradada, feia e abandonada há anos, numa verdadeira e bonita alameda, numa passerelle para os trofenses passearem com as suas famílias e amigos. Embora ainda faltem muitos melhoramentos, já houve uma festa de arromba, para a cerimónia oficial de inauguração da obra. Só que esta obra de referência, moderna e bonita, dispensava bem a colocação de uma placa alusiva à inauguração, com os nomes de todos os ilustres vereadores com pelouro. Se assim não fosse, e como a gratidão é um sentimento nobre, é óbvio que faltou na referida placa de uma pirosice atroz, o nome dos elementos da mesa da assembleia municipal e os deputados municipais que têm apoiado incondicionalmente o executivo camarário. Estes ilustres eleitos também mereciam que o seu nome ficasse gravado na referida placa de muito mau gosto.
Outras obras municipais têm embelezado o Concelho da Trofa, como a requalificação do espaço envolvente à Capela de S. Pantaleão, na freguesia do Muro, os arranjos urbanísticos do Monte de Santa Eufémia, em Alvarelhos e do Monte de S. Gens, em Santiago de Bougado, e outras obras municipais que fazem com que a Trofa esteja cada vez mais bonita. Sem dúvida!
Mas enquanto a Trofa não tiver uma verdadeira estrada alternativa à EN14, uma estrada circular à cidade, o edifício sede da Câmara Municipal, a Rotunda da Carriça, um pavilhão gimnodesportivo, equipamentos desportivos e culturais (espalhados por todas as freguesias), o metropolitano de superfície, uma rede eficiente de transportes concelhios e metropolitanos (que sirvam os trofenses de todas as freguesias, sem exceção), enquanto o Concelho da Trofa não tiver este tipo de infraestruturas e equipamentos, poderá a Trofa estar mais bonita, mas nunca a Trofa será um concelho modelo, um concelho exemplar, um concelho atrativo, que atraia investimento e pessoas, tão necessários ao seu desenvolvimento e ao bem-estar das populações
Quase duas décadas depois de a Trofa ter tido a sua autonomia, e muitos milhões de euros delapidados, ainda há muito por fazer. Hoje, que amanhã já é tarde!

moreira.da.silva@sapo.pt
www.moreiradasilva.pt

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...